Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/12/2022 às 15h56min - Atualizada em 19/12/2022 às 15h37min

Grey’s Anatomy: O significado da saída de Ellen Pompeo para a série

Em busca de novos projetos, a atriz decidiu deixar a série após 17 anos como protagonista.

Giuliane Fagundes - Revisado por Flavia Sousa
A atriz também é uma das produtoras executivas da série. (Foto: Reprodução/Divulgação/ABC)

Ellen Pompeo confirmou em novembro, através de um comunicado em suas redes sociais, que em busca de novos caminhos em sua carreira, deixará a série médica como protagonista. No entanto, a saída não é definitiva já que ela continuará como narradora e poderá surgir em algumas cenas no decorrer das próximas temporadas. Após dezoito anos, a decisão da atriz não é uma surpresa para o público, que pelas diversas temporadas e extensões da história, já esperava que na eminência de sua saída, no entanto, não esperava que a série continuaria seu curso sem a personagem principal. 

 

Grey’s Anatomy é uma série norte-americana que retrata o cotidiano, desafios e os romances dos médicos do Grey Sloan, um dos hospitais mais prestigiados de Seattle, porém, após dezenove temporadas, a história que foi um fenômeno há alguns anos, não consegue repetir a mesma fórmula que cativou o público. Em fevereiro, a série retoma a temporada 19, em que Ellen fará as suas últimas aparições como protagonista.

 

A chave para o sucesso 

 

Lançada em 2005 e transmitida pelo canal ABC, Grey’s Anatomy retrata o início da residência médica de Meredith Grey no hospital Seattle Grace, famoso pelos seus programas médicos e aprendizagem com os profissionais mais capacitados em suas áreas. Não é apenas os termos médicos e a agitação da profissão que chamaram a atenção do público na época, mas os romances e relações entre a personagem principal e os secundários. Em seu primeiro dia como interna, Meredith logo se torna amiga de Cristina Yang (Sandra Oh), George O’Malley (T.R Knight), Izzie Stevens (Katherine Heigl) e algum tempo depois, Alex Karev (Justin Chambers), porém, em sua primeira experiência, encontra o neurocirurgião Derek Shepherd (Patrick Dempsey), o homem o qual teve um caso na noite anterior. 

 

A rotina e os desafios dos jovens médicos que lutam para trabalhar em um hospital renomado é um dos principais motivos que diferenciam a série das demais e chamam a atenção do público. Os termos médicos, as cirurgias, o caos, mas principalmente as histórias que envolvem os pacientes, conquistaram os telespectadores, além de retratar e discutir assuntos importantes como homofobia, racismo, xenofobia, machismo, entre outros. Grey’s Anatomy não foca apenas no drama das relações e em termos médicos, mas também em acontecimentos que surpreendem o telespectador em cada temporada. 

 

O drama entre Meredith e Derek é um dos principais pontos abordados no início da série, em que o casal, além do empecilho de ser seu chefe e a relação ser proibida, Meredith descobre que ele ainda está legalmente casado e sua esposa, logo retorna para questionar o relacionamento na segunda temporada. A história do casal é complexa desde o início, com diversos desdobramentos, idas e vindas, conquistando diversos fãs ao longo dos episódios. 

 

Além do drama romântico, Meredith tem de lidar com a doença da mãe, a famosa cirurgiã Ellis Grey (Kate Burton), que descobre precocemente o Alzheimer, sendo internada em uma clínica, onde apenas a filha tem o conhecimento da sua doença. O relacionamento entre mãe e filha sempre fora conturbado, no entanto, com a doença, Ellis revela situações do passado para Meredith, que incluem médicos que ainda estão no hospital em que Meredith trabalha, portanto, ao lado de Meredith, o público acompanha os detalhes da vida da sua mãe e entende as atitudes que ela tomou no passado, assim como, entender como o Alzheimer pode afetar a vida de uma pessoa e aqueles que estão ao redor. 

Leia mais em: Grey's Anatomy e a representação da maternidade

 

Uma das razões principais para o seu sucesso também é a amizade entre os personagens, principalmente entre Meredith e Cristina. Duas pessoas distintas e com personalidades opostas, a amizade entre elas se completa apesar de algumas discordâncias e as médicas estão sempre se apoiando nos momentos difíceis. 

 

Com o advento das redes sociais e principalmente, dos aplicativos de streaming de filmes e séries, Grey’s deixou de ser acompanhada apenas semanalmente pelos canais de televisão, possibilitando que o seriado pudesse ser assistido no momento em que o telespectador quisesse. A disponibilização nestas plataformas proporcionou apresentar a série as novas gerações que a desconheciam, conquistando e formando mais grupos de admiradores nas redes sociais, no entanto, a internet não serviu apenas para comentários positivos, mas também para as críticas que surgiam com mais intensidade conforme os acontecimentos e a saída de personagens importantes para a história. 

 

Mudanças e longevidade

 

Um dos principais motivos de descontentamento para o público, foi a saída e o trágico destino de alguns personagens importantes para a trama. George O’Malley, Izzie Stevens, Mark Sloan, Lexie Grey e Cristina Yang são algumas das figuras em que a ausência foi criticada arduamente pelos telespectadores, no entanto, a saída impactante mais recente foi a de Patrick Dempsey, ator que interpretava Derek, par romântico de Meredith e que teve um fim trágico na décima primeira temporada. As mortes e saídas repentinas de diversos atores levantou polêmicas, mas principalmente após a morte de Derek, o questionamento sobre um possível fim da série iniciou. 


Apesar da introdução de novos personagens e suas histórias, a série não conseguiu captar a atenção do público, fazendo com que ela perdesse telespectadores e audiência. Mesmo tentando levar mudanças, os pedidos pelo retorno de personagens sem um fim trágico eram frequentes, o que fez com que diversas vezes alguns destes retornassem em busca de um crescimento na audiência, no entanto, não foi suficiente para conquistar novos admiradores ou manter muitos destes. 

 

A história da protagonista se estendeu por longas temporadas, em que nas últimas temporadas, o destino de Meredith se tornou algo confuso e incerto, onde a personagem se encontrava cada vez mais solitária após a saída de personagens tradicionais da trama. Devido ao sucesso anterior, a história da protagonista se estendeu por quase duas décadas, portanto, comentários surgiram nas redes sociais sobre um suposto dever da série acabar com um final em que Meredith esteja presente. Para grande parte do público, não há mais história suficiente para a continuidade da série e seu sucesso, portanto, seria mais benéfico que a personagem encerrasse devidamente a sua história.

 

Esta não é a primeira vez que uma protagonista deixa a série antes do seu término. Em The Vampire Diaries, série que foi um fenômeno entre os jovens na última década, Elena Gilbert morre na sexta temporada, porém a série não mantém o sucesso anterior e termina após duas temporadas, mostrando que retirar o protagonista da trama central não é a escolha mais adequada em busca da manutenção ou conquista de novas audiências.

 

A saída de Ellen Pompeo como protagonista dá a oportunidade de destaque para novos personagens em uma tentativa de rejuvenescimento da série, mas o futuro de Grey’s Anatomy é incerto, assim como os novos rumos da história que não terá mais a personagem que inspirou o seu nome. A escritora Shonda Rhimes insiste na permanência da série, mas dificilmente conseguirá repetir o sucesso do passado.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
ry':'Banners', 'event_label':'Banner #12 300x70', 'value':'1' }); })();