Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/02/2023 às 19h10min - Atualizada em 24/02/2023 às 19h41min

Do axé ao pagodão: os hits do verão e a ‘Música do Carnaval’

Após intervalo de dois anos, a maior festa de rua do mundo voltou e movimentou o mercado musical

Kauane Brito - Revisado por Joyce Oliveira
Concorrentes ao título de 'Música do Carnaval' 2023. (Foto: Reprodução/ Instagram dos artistas)

De todos os gêneros e ritmos, com coreografia ou sem, os hits do verão marcaram o retorno do carnaval. As músicas ficaram na boca dos foliões e foram uma atração à parte na disputa pelo título de ‘Música do Carnaval' 2023. 

 

A competição para ter o hit mais chiclete da festa surgiu um pouco depois da popularização do trio elétrico. A primeira premiação foi realizada pelo grupo A tarde em 1992 com o Troféu Dodô & Osmar conquistado pela Banda Mel e o clássico 'Baianidade Nagô'

 

Mas de onde veio o termo ‘Música do Carnaval’? O bordão surgiu como uma forma de manifestação do cantor Márcio Victor que buscava incluir o pagode na folia baiana. As músicas ‘Lepo Lepo’, de 2014, e ‘Elas gostam' (Popa da Bunda), de 2018, foram alguns dos hits que deram ao grupo Psirico prêmios no carnaval.  

 

Sucessos de outros carnavais

 

Os foliões foram para rua pela última vez em 2020. Nesse ano, o hit ‘O Mundo vai’, de composição própria da cantora Ivete Sangalo em parceria com outros nomes como Tierry, foi o preferido do público na votação do Troféu Bahia Folia, da TV Bahia. Logo atrás, ficou a música ‘Ela não quer guerra com ninguém’, interpretada por Tony Salles e a banda Parangolé.

 

Em 2019, foi a vez de Tony Salles e o hit ‘Abaixa que é tiro’. A música de composição de Rodrigo Martins, Ed Nobre e Markos Lima ganhou as ruas de Salvador e fez os foliões dançarem sincronizados na avenida. 

 

Em 2018, a parceria entre Psirico e Àttooxxá deu macth e levou o título no carnaval daquele ano. A música ‘Elas gostam’ e o seu refrão ‘Olha a popa da bunda’ fez sucesso durante a folia.

 

Os hits favoritos de 2023

 

O primeiro carnaval sem restrições foi palco para os hits baianos, do axé ao pagodão. Dessa vez, a disputa pelo sucesso do verão tinha concorrentes para todos os gostos. 
 

Apesar da forte concorrência, a favorita deste ano, nas redes sociais e na avenida, foi a música ‘Zona de Perigo’, do cantor Léo Santana. O hit de 2023 atingiu, em poucos dias, a marca da música mais tocada em todo o Brasil, segundo a Connect Mix, ferramenta de monitoramento de áudio em emissoras de rádios e TV. Sua coreografia também foi um sucesso, virou trend e até meme nos aplicativos de mídia. 

 

A música composta por Fella Brown, Pierrot Junior, Lukinhas, Yves Santana, Rafa Chagas e Adriel Max, venceu diversas votações populares, entre elas a do Bahia Folia 2023 com 42,20% dos votos.

 

  Clipe oficial de 'Zona de Perigo'. (Reprodução: Léo Santana - Youtube) 
 

‘Zona de Perigo’ já é oficialmente o hit do verão de 2023, mas vale a pena conhecer os sucessos que disputaram o título com a música de Léo Santana. 

 

Cria da Ivete - Ivete Sangalo (Ivete Sangalo / Samir Trindade / Luciano Chaves) 

Especialmente 'para as experientes e perigosas’, ‘Cria da Ivete’ é a aposta da "mainha" do carnaval de Salvador.


  Clipe oficial de 'Cria da Ivete'. (Reprodução: Ivete Sangalo - Youtube)


Deixa Eu Botar Meu Boneco - Oh Polêmico (Deivison Santos)

Estreando no carnaval de Salvador, depois do sucesso do ‘Samba do Polly’, chegou a vez do boneco. 


Clipe oficial de 'Deixa Eu Botar Meu Boneco'. (Reprodução: Oh Polêmico - Youtube)


Bombeiro - Parangolé (Breno Casagrande/ Victor Casagrande/ Robson Ribeiro/ Fagner Ferreira) 

Após conquistar os foliões em 2019, o ‘Pai’ chega com ‘a mangueira do amor', prometendo apagar o fogo da multidão na avenida. 


 Clipe oficial de 'Bombeiro'. (Reprodução: Banda Parangolé - Youtube)


Carol - Filipe Escandurras feat. Léo Santana (Filipe Escandurras/ Thalles Medina)

Dono de vários sucessos que ficaram na cabeça do povo, o cantor e compositor chega no Carnaval 2023 enaltecendo as Carols. 

 

 Clipe oficial de 'Carol'. (Reprodução: Filipe Escandurras - Youtube)


Locomotiva - Lincoln (Lincoln/ Marlon Nunes/ André Merenda)

Com letra e coreografia que são a cara do Carnaval de Salvador, a ‘Locomotiva’ chega a todo vapor para balançar a pipoca. 

 

 Clipe oficial de 'Locomotiva'. (Reprodução: Lincoln - Youtube)


Vamo ou Bora - Xanddy Harmonia feat. Ivete Sangalo (Magno Sant’Anna/ Luciano Chaves)

Depois de dois anos sem carnaval, ‘se é pra viver um bora lá’, essa é a mensagem do hit ‘Vamo ou Bora’, puro suco da energia baiana. 

 

Clipe oficial de 'Vamo ou Bora'. (Reprodução: Xanddy Harmonia - Youtube)

Saiba mais sobre o retorno do Carnaval de Salvador aqui

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »