Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/03/2023 às 16h22min - Atualizada em 09/03/2023 às 16h13min

Mês da mulher: A influência de personagens femininas do universo nerd

O dia 8 de março marca o Dia Internacional da Mulher e o LAB preparou uma matéria mega especial com personagens do universo nerd que provam que o lugar das mulheres é onde elas quiserem

Viviane Ramos - Editado por Ana Terra
Fonte: Marvel e DC Comics / Reprodução: CinePOP

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março para celebrar as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres ao longo da história. A data tem origem nas lutas feministas por melhores condições de trabalho e direitos políticos, que tiveram início no final do século XIX e início do sé.

 

Desde então, o dia tem sido marcado por manifestações, marchas e eventos que destacam a importância da igualdade de gênero, da luta contra o sexismo e da promoção dos direitos das mulheres. Além disso, é uma oportunidade para reconhecer e homenagear as realizações das mulheres em todas as áreas da sociedade, incluindo a ciência, a arte, a política, o esporte e muitas outras.

 

Apesar das conquistas alcançadas até hoje, a luta pela igualdade de gênero ainda é necessária em muitas partes do mundo, e o Dia Internacional da Mulher continua sendo um importante momento para destacar essas questões e promover mudanças positivas para as mulheres em todo o mundo.

 

A influência de personagens femininas no universo nerd tem sido cada vez mais significativa ao longo dos anos. Antes, as mulheres eram muitas vezes retratadas como personagens secundárias ou estereotipadas, mas agora elas têm papéis de destaque em muitas obras de ficção científica, fantasia, histórias em quadrinhos, jogos de videogame, entre outras.

 

Personagens como a Princesa Leia, de Star Wars, e Ellen Ripley, de Alien, foram pioneiras ao desafiar estereótipos de gênero e mostrar que as mulheres podem ser líderes fortes e corajosas. Mais recentemente, personagens como Rey, de Star Wars, e Wonder Woman, da DC Comics, inspiraram uma nova geração de meninas a se interessar por esses universos.

 

Além disso, a presença de mulheres como roteiristas, diretoras e produtoras também tem aumentado, o que tem permitido que mais histórias femininas sejam contadas de forma autêntica e inclusiva.

 

A influência das personagens femininas no universo nerd tem sido muito importante para a quebra de estereótipos de gênero e para a promoção da igualdade de gênero em todos os campos da sociedade.

 

Tendo isso em vista, selecionamos algumas personagens icônicas do universo nerd que inspiraram e ainda inspiram milhares de mulheres ao redor do mundo, provando que elas podem ser e fazer o que quiserem. Confira: 

 

Wonder Woman

A personagem icônica da DC Comics é uma das mais famosas heroínas de todos os tempos. Ela é conhecida por seu poder, coragem e justiça, e é um símbolo de empoderamento feminino para muitas mulheres.

 

Hermione Granger

A personagem da série de livros Harry Potter é uma estudiosa e inteligente bruxa, que luta pela igualdade dos elfos domésticos e outros grupos oprimidos. Ela é um exemplo de perseverança, determinação e lealdade.

 

Captain Marvel

A heroína da Marvel Comics é conhecida por sua força e coragem. Ela é uma piloto de caça que adquiriu poderes incríveis e luta contra vilões em todo o universo. Ela é uma inspiração para mulheres que buscam força e independência.

 

Ellen Ripley

A personagem da franquia de filmes Alien é uma das primeiras heroínas de ação. Ela é uma oficial da nave espacial que lidera sua equipe contra o alienígena mortal. Ripley é um símbolo de coragem, determinação e liderança.

 

Leia Organa

A personagem de Star Wars é uma líder política e uma guerreira corajosa que luta pela causa da Rebelião contra o Império. Ela é um exemplo de inteligência, força e independência, e é uma inspiração para muitas mulheres que buscam ser líderes.

 

Essas são algumas de milhares personagens icônicas do universo nerd que inspiram mulheres a serem quem são e que irão ficar para sempre na história! Tem mais alguma que marcou sua vida e você se lembrou enquanto lia a matéria? Deixe aqui nos comentários, vamos amar saber! 

 

O LAB Dicas de Jornalismo deseja um feliz dia das mulheres para todas as nossas leitoras e gostaríamos de lembrá-las que vocês são incríveis e que fazem parte de uma comunidade forte e poderosa. Vocês são inspiração para outras mulheres que buscam sua voz e lugar no mundo.

 

Não importa se você é uma fã de quadrinhos, filmes de ficção científica, jogos de videogame, ou qualquer outra coisa no mundo nerd. O importante é que você seja você mesma, autêntica e apaixonada pelas coisas que ama.

 

Nós sabemos que o mundo nerd ainda pode ser um lugar difícil para as mulheres, mas juntas podemos superar essas barreiras e lutar por igualdade e respeito. Vamos continuar nos inspirando mutuamente e apoiando umas às outras.

 

Feliz Dia das Mulheres! Vocês são incríveis!

 

REFERÊNCIAS:
ALENCAR Natali; Show Metech, 2021; “Confira 20 grandes filmes protagonizados por mulheres”; Disponível em: <
https://www.showmetech.com.br/filmes-protagonizadospor-mulheres/>.  Acesso em: 6 de março de 2023. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »