Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/03/2023 às 22h17min - Atualizada em 12/03/2023 às 22h17min

5 princesas que foram esquecidas pelos fãs (e pela própria Disney)

Hanna Beatriz - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Disney imagem comercial / Reprodução: Recreio


A franquia de mídia Disney Princesas, pertencente à Walt Disney Company, é conhecida por todos. Surgiu no final dos anos 1990, criada pelo Disney Consumer Products, a fim de combater a queda de vendas dos produtos Disney

 

A Disney Princesas é composta por treze princesas, sendo doze da Walt Disney Animations Studio e uma da Pixar; Branca de Neve, Cinderela, Aurora e Bella são algumas princesas sempre lembradas dessa franquia.

 

Mas, como as princesas integram essa franquia? Para ser uma Disney Princesa tem que: ser da realeza por nascimento, casamento, não ser tão nova, fazer sucesso, ter roupas adequadas ou ter feito atos heroicos em seus filmes; segundo a Disney Wiki, um artigo realizado pela comunidade de fãs do Studio na web. 

 

A partir desse esclarecimento, chegamos ao ponto principal desse artigo, que seriam as princesas que entraram nessas categorias para se tornarem princesas oficiais. Porém, não conseguiram esse feito e acabaram sendo esquecidas. Vamos entender o porquê dessas princesas não entrarem na franquia de mídia Disney Princesas.

 

1 — Tiana, a esquecida mais conhecida

Reprodução: Disney Wiki

Reprodução: Disney Wiki

Princesa Tiana surgiu com o longa-metragem da Princesa e o Sapo, lançado em 2009 último desenho em 2D feito pelo Studio Disney até agora. A história se passa em New Orleans, durante a famosa Era do Jazz nos EUA. A narrativa acompanhará Tiana tentando conquistar seu sonho de ter um restaurante próprio. Porém, ao beijar um sapo, uma reviravolta infeliz acontece em sua vida.

 

Tiana é uma protagonista negra, que se casa com Naveen, um príncipe falido da Maldonia. Mas, ainda assim, um príncipe. Ele possui um ato honroso para o prosseguimento do sonho de seu falecido pai. Além de resistir às forças da magia sedutora do Dr. Facilier.
 


2 — Jane, a perdida

Fonte: Disney screen caps / Reprodução: Disney Wiki

Fonte: Disney screen caps / Reprodução: Disney Wiki

Jane Porter é uma estudiosa da Inglaterra, que ao chegar na África para estudar os Gorilas; acaba se apaixonando por um homem que vivia no meio deles. Ele era chamado de O rei da selva, Tarzan.

 

Tarzan foi lançado em 1999, onde Jane surgiu pela primeira vez. Porém, uma sequência chamada “Tarzan & Jane” foi lançada em 2002.

 
 

3 — Mégara, a esquecida

Reprodução: Disney Wiki

Reprodução: Disney Wiki

Mégara surgiu em 1996 no filme Hércules. O filme se passa na Grécia antiga e conta uma das lendas mais conhecidas: os doze trabalhos de Hércules. Nesse filme, diferentemente da epopeia, Hércules é filho de Zeus com Hera, que o tornaria um deus. “O Principe dos deuses”, como é chamado durante o filme.

 

A personagem Mégara começa como uma espiã e serva do vilão do filme, Hades. Sendo assim, Mégara acaba se apaixonando por Hércules no final da história. 

 

Mégara, que depois de ter seu amado morto, acaba dando sua alma para Hades, a fim de reviver seu amado. Porém, Hades a engana e a torna sua servente. Meg, então, fica amargada com o tempo e se recusa a se apaixonar novamente. 

 
 

4 — Esmeralda, a injustiçada

Reprodução: Disney Wiki

Reprodução: Disney Wiki

Esmeralda é uma cigana vivendo em Paris, em 1482. Essa personagem surgiu em 1996, no filme – injustiçado também – O Corcunda de Notre Dame.

 

Esmeralda é uma personagem forte, que luta pela igualdade do povo cigano em Paris, onde a Igreja Católica reinava e mandava caçar esse povo. Além dessa personagem ter umas das músicas mais adultas em um filme da Disney: “God, help the outcasts”.

 
 

5 — Kida, a desconhecida

Reprodução: Disney Wiki

Reprodução: Disney Wiki

Kidagakash Nedak ou princesa Kida , é uma Atlante. Tendo sua primeira aparição no filme Atlantis: O reino perdido, lançado em 2001.

 

Kida é uma princesa guerreira, a melhor do reino. Sendo hábil e inteligente, é dito na história que Kida havia matado estranhos que tentaram chegar a Atlantes há milhares de anos atrás. A guerreira é filha de Kashekim Nedakh, rei de Atlanta. Mais tarde, Kida se torna rainha, ou seja, continua sendo pertencente a uma linguagem real.

 

É visto também no filme, que os atlantes são conectados a um cristal, e por isso, essa civilização tem uma longevidade anormal. Como é dito por Milo durante o filme: Kida teria cerca de 8.000 anos com aparência de 20 anos. 

 

Conclusão

É evidente que para ser uma Princesa da Disney — ou seja, para fazer parte da franquia de produtos Princesas da Disney –, “as personagens são escolhidas puramente com base em quão rentável elas serão para a marca”, diz Evandro Lira do Legado dos Heróis em seu artigo. No mais, princesas que mesmo não possuindo filmes solos, mas com feitos grandiosos, não possuem tanta visibilidade.

 

REFERÊNCIAS:

LIRA, Evandro. “Todas as princesas da Disney em ordem: os nomes, os filmes e a personalidade de cada uma”. Legião dos Heróis, 2023. Disponível em: < https://www.legiaodosherois.com.br/2021/princesas-disney-todas-ordem.html >. Acesso em: 7 de mar. de 2023.

 

WIKI DISNEY PRINCESAS. “Disney Princesas Fandom”. Disponível em: < https://disneyprincesas.fandom.com/pt-br/wiki/Categoria:Disney_Princesas_n%C3%A3o-oficiais >. Acesso em: 7 de mar. de 2023.

 

FERREIRA, Thiago. “5 ótimas animações esquecidas da Disney” Imaginago, 2016. Disponível em: < https://youtu.be/zZU7z5UaRJo >. Acesso em: 7 de mar. de 2023.


FERREIRA, Thiago. “A Evolução e a Polêmica das Princesas da Disney” Imaginago, 2016. Disponível em: <  https://youtu.be/8V7hVEWnxDU >. Acesso em: 7 de mar. de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »