Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/03/2023 às 13h09min - Atualizada em 21/03/2023 às 12h31min

Shakira e o uso da música por mulheres para superar antigos romances

De Marília Mendonça a Katy Perry

Marcela Conrado - Revisado por Thainá Souza
Shakira e o Rapper Bizarrap. (Reproduçao/Instagram - @Shakira)

Os relacionamentos amorosos, sem dúvidas, são uma das maiores inspirações para criações musicais. Marília Mendonça quem o diga. Considerada a ‘Rainha da Sofrência’ por suas letras envolventes e certeiras, uma de suas principais temáticas é a traição, assunto sempre latente no universo musical feminino.

 

Recentemente, a cantora colombiana Shakira, depois de anunciar o divórcio do ex-jogador de futebol Gerard Piqué devido a traições, lançou uma música ‘claramente’ direcionada ao seu ex-marido, o que reacendeu o tema da traição e como ela é tratada por cantoras mulheres em seus trabalhos.


Exemplos de outras artistas

A abordagem feita por Shakira, é uma tática usada há bastante tempo por diversas artistas mulheres. Uma canção internacional famosa que fala sobre uma traição vivida tanto pela cantora quanto pela personagem do clipe, é a música ‘Part of Me’ da cantora Katy Perry, a letra faz referência ao antigo relacionamento de Katy com o humorista Russel Brand.
 

Clipe da música 'Party of Me' de Katy Perry. (Reprodução/You Tube - @Katyperry


 

A cantora Joelma, antiga vocalista da banda Calypso, depois de descobrir traições do marido e companheiro de trabalho, Chimbinha, além de terminar o relacionamento, saiu da banda e começou uma carreira solo, lançando a música ‘Não teve amor’, com direcionamentos certeiros ao ex-parceiro.

 

Outra artista que também passou pela mesma situação foi a cantora Beyoncé, casada com o rapper Jay-z, na quarta faixa do álbum "Lemonade" (2016), na canção ‘Sorry’, Bey fala sobre a traição do marido com uma designer de roupas. No trecho ‘É melhor ele ligar para a Becky do cabelo bom’, ela deixa explícito as indiretas ao companheiro.

 

E é impossível falar de música e traição e não falar da eterna Rainha da Sofrência. A letra de "Infiel" é um hino até hoje para todos aqueles que se identificam com a história. Mas o que poucos sabem é que a canção não foi feita a partir de vivências de Marília, mas sim de sua tia. A artista fez a música para que sua tia se desse conta de toda a situação.
 

Shakira: do caos familiar ao sucesso nas redes

Após toda a repercussão sobre o término com Piqué, a história da geleia e a relação ruim com a ex-sogra, Shakira usou tudo isso e fez o que sabe fazer de melhor, compor. 
 

A música ‘Shakira Bzrp Music SessionsVol. 3’ lançada pela cantora colombiana, fez tanto sucesso que ganhou dancinhas, trends, fantasias de festas, prêmios, o que gerou muita visibilidade para a artista. Em um momento no qual sua vida pessoal parecia desabar, em contrapartida a vida profissional alça um voo gigantesco.
 

Clipe da música 'Shakira Bzrp Music SessionsVol. 3'. (Reprodução/You Tube - @Bizarrap)


 

Em algumas entrevistas a cantora explicou que a canção apenas foi possível por causa de seu filho de 10 anos, Milan, que sugeriu a parceria com o DJ argentino Bizarrap e garantiu que a música entraria para o topo das paradas. E não deu outra, a parceria gerou 14 recordes como música latina mais ouvida no Spotify no período de 24 horas, com 14 milhões de execuções, também sendo a  música de origem latina com mais visualizações no YouTube, somando mais de 63 milhões em um dia.

 

Hoje, nas redes é possível acessar vários conteúdos em que a música de Shakira está presente, desde post com menções a letra, dancinhas para o tik tok, tutorias de maquiagem, inspirando até mesmo fantasias.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »