Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/03/2023 às 23h30min - Atualizada em 24/03/2023 às 22h45min

5 filmes de terror e suspense dirigidos por mulheres

Com o passar dos anos, cineastas ganham mais espaço no cinema com obras de qualidade

Giullia Moreira - Editado por Ana Terra
Morte, Morte, Morte (2022) - Reprodução: Adoro Cinema

Apesar dos feitos e direitos conquistados pelas mulheres ao longo dos anos, a igualdade entre gêneros no mercado de trabalho continua sendo uma pauta de extrema relevância e, no mundo cinematográfico, não poderia ser diferente. Ainda existem muitos estigmas sobre o que pode ou não ser produzido por mulheres. No entanto, cineastas já fazem história no audiovisual com obras que entregam excelência. No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, elencamos alguns filmes de terror e suspense que você pode maratonar. Confira a lista abaixo:

 

Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011)

Reprodução: Adorocinema

Reprodução: Adorocinema

Neste drama, acompanhamos a história de Eva (Tilda Swinton) enquanto vê seu filho Kevin (Ezra Miller) crescer e se transformar em um jovem de caráter amedrontador. O thriller possui uma atmosfera pesada e caótica que acompanha Eva desde o início da sua gravidez e formação da sua família, abordando temas como maternidade compulsória, relações familiares conturbadas, saúde mental e muito mais. 

 

Boa Noite, Mamãe (2014)

Reprodução: Adoro Cinema

Reprodução: Adoro Cinema

Esta produção austríaca se tornou um dos filmes estrangeiros de horror mais famosos entre os cinéfilos. Nele, conhecemos Elias e Lukas, irmãos gêmeos, que recebem a mãe em casa após um acidente misterioso. Embora a chegada da matriarca represente um momento de tranquilidade na casa, as crianças começam a desconfiar daquela figura, que começa a agir de modo estranho e nunca mostra o seu rosto. 

 

Raw (2016)

Reprodução: Adoro Cinema

Reprodução: Adoro Cinema

Dirigido por Julia Ducournau, o filme conta como Justine (Garance Marillier), uma jovem vegetariana, sofre um trote na universidade e é forçada a comer carne. Com cenas impactantes e violentas, este terror foge das convenções hollywoodianas do gênero e oferece uma experiência interessante e sensorial. 

 

Fresh (2022)

Reprodução: Star +

Reprodução: Star +

Um homem sedutor, uma mulher sozinha. Essa pode ser a receita para um verdadeiro… desastre. Ao contrário da recomendação anterior, onde busca-se uma fuga dos clichês, este longa metragem se entrega à uma narrativa já bem conhecida dos telespectadores, mas que se renova ao brincar com sátiras e trazendo elementos enriquecedores para aumentar a adrenalina. Aqui, o investimento é em personagens de extremo carisma e química, críticas ácidas sociais, fotografia interessante e reveladora, que tornam um filme possivelmente comum e simples em 2 horas de diversão.

 

Morte, Morte, Morte (2022)

Reprodução: Adoro Cinema

Reprodução: Adoro Cinema

Para encerrar a lista com chave de ouro, não poderia faltar um bom terror slasher. A cineasta Halina Reijn apresenta ao público uma noite de festa e horror vivida por um grupo de amigos ricos, que possuem quase nenhum amor à vida e apenas tomam decisões questionáveis. Em um primeiro momento, é muito difícil ter empatia por qualquer personagem; porém, com o decorrer dos acontecimentos e das interações entre eles, a produção entrega um ótimo suspense e momentos memoráveis - além de um final inesperado.

REFERÊNCIAS:

BAZARELLO, Pablo. 10 filmes de terror dirigidos por mulheres. Cine pop, 2018. Disponível em: . Acesso em 07 mar. 2023. 

BRITO, Sabrina. Indústria do cinema é campo historicamente desigual para as mulheres. Veja,2021. Disponível em: . Acesso em 07 mar. 2023.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »