Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/04/2023 às 22h01min - Atualizada em 01/04/2023 às 21h46min

Victoria Alonso, ex-executiva da Marvel Studios é demitida

Laury Pereira - Editado por Marcela Câmara
Sendo destaque em suas ideias originais na produção do universo cinematográfico da Marvel, como conhecemos hoje. Após 17 anos de trabalho nos estúdios como produtora executiva, Victoria Alonso é demitida. Essa ruptura surpreendeu aos fãs e apreciadores da Marvel que acompanham o trabalho dela, pois não esperavam por essa surpresa dolorida. 
 
Vale ressaltar, que no dia 31 de agosto 2009, a Disney comprou a Marvel Studios, e as ideias e desenvolvimentos das obras que antes eram por decisão somente da Marvel, passam a ser por diante decisões centrais da Disney.
 
A companhia Disney Studios alega quebra de contrato por Alonso, provavelmente, por  ter participado do filme Argentina, 1985, desenvolvido pelo diretor Santiago Mitre, que concorreu ao Oscar 2023, pela indicação Melhor Filme Internacional.
 

Em contrapartida, sua advogada Patty Glaser alega que ela tinha permissão para participar desse filme pelo estúdio. Em comunicado, Patty Glaser relatou que Alonso teria sido demitida por algo que vai contra os seus princípios, veja: 
 
“A ideia de que Victoria foi demitida por causa de um punhado de entrevistas à imprensa relacionadas a um projeto de paixão pessoal sobre direitos humanos e democracia que foi indicado ao Oscar e no qual ela recebeu a bênção da Disney para trabalhar é absolutamente ridícula. Victoria, uma latina gay que teve coragem de criticar a Disney, foi silenciada. Então ela foi demitida quando se recusou a fazer algo que acreditava ser repreensível. A Disney e a Marvel tomaram uma decisão muito ruim que terá sérias consequências. Há muito mais nessa história e Victoria a contará em breve – em um fórum ou outro.”
Segundo o relatório The Hollywood  Reporter, a produção do filme Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, continham pequenas referências ao movimento LGBT+, a Disney censurou elas por motivo de pressão e também para uma maior propagação do filme em países conservadores, Victoria que estava envolvida no projeto não gostou dessa decisão de censura.
 
Após essa declaração e a repercussão do caso nas redes sociais, a Disney emitiu uma nota: 
 
“É lamentável que Victoria esteja compartilhando uma narrativa que deixa de fora vários fatores importantes sobre sua saída, incluindo uma indiscutível quebra de contrato e uma violação direta da política da empresa. Continuaremos a desejar-lhe o melhor para o futuro e agradecê-la por suas inúmeras contribuições para o estúdio’’ 
O caso ainda está em aberto para novos rumos. 

 
REFERÊNCIAS
CANHISARES, MARIANA. OMELETE, 2023; “ Entenda demissão polêmica de Victoria Alonso, antiga executiva da Marvel ”. Disponível em:  https://www.omelete.com.br/marvel-cinema/marvel-studios-victoria-alonso-entenda; Acesso em 28 de Março de 2023. 
 
MARAFON, RENATO. CINEPOP, 2023; “ TRETA! Disney DESMENTE a executiva demitida Victoria Afonso e diz que seu posicionamento é “Lamentável””. Disponível em: https://cinepop.com.br/treta-disney-desmente-a-executiva-demitida-victoria-alonso-e-diz-que-seu-posicionamento-e-lamentavel-403937/ ; Acesso em 28 de Março de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »