Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/04/2023 às 22h22min - Atualizada em 23/04/2023 às 22h06min

Conheça a competição gastronômica entres botecos de BH que conquistou o país

O Comida Di Buteco já tem mais de 95 bares participantes apenas na capital mineira. Entenda a tradição e saiba mais sobre a edição deste ano

Letícia Oliveira - Revisado por Thainá Souza
Placa temática do Mamute Bar em Belo Horizonte-MG (Foto: Reprodução/Beatriz Cordeiro).

Foi oficialmente iniciada, no dia 7 de abril, a 23ª edição do badalado Comida Di Buteco. A competição, originalmente belorizontina, reúne mais de 900 bares de todo o Brasil para concorrerem ao prêmio de melhor boteco. O tema deste ano é “Ervas e especiarias” e os pratos que estão concorrendo custam apenas trinta reais!

 

O evento conta com grandes patrocinadores, como Frontera, Seara, McCain, Amstel, entre muitas outras marcas. E o melhor: a maioria dos bares estão com descontos especiais para pratos e bebidas das marcas patrocinadoras. E na hora de pagar a conta não tem complicação, porque o Santander também faz parte do time de patrocinadores e garante um desconto de 10%. 

 

Lembrando que as datas e os descontos podem variar por circuito, então fique de olho no regulamento de cada lugar! 

 

Raízes mineiras

 

Não é novidade que Belo Horizonte carrega o título de “capital dos bares”. Além dessa fama, a capital recebeu, em 2016, outro título: o de Cidade Criativa da Gastronomia, pela Unesco.  Ou seja, Belo Horizonte reúne não só o maior número de bares por metro quadrado, mas também o reconhecimento internacional pela sua culinária. 

 

Não é à toa que a típica comida mineira conquista o coração de todos, ainda mais quando junta com a hospitalidade e o carisma dos mineiros. 

 

Sendo assim, com o intuito de valorizar a cozinha de raiz e os botecos da cidade de Belo Horizonte, foi criado no ano 2000 o tradicional concurso Comida Di Buteco. Com o apoio de uma rádio local, a extinta Rádio Geraes, o evento teve a  participação de apenas 10 bares na sua primeira edição. Hoje, o concurso conta com mais de 25 circuitos em todo o país. 

Pioneiro, o Comida Di Buteco ganhou repercussão com uma matéria publicada pelo New York Times em 2007. Desde então, o concurso tem ganhado cada vez mais fama  e, somente em 2021, foram mais de 4 milhões de pessoas nos botecos, segundo o site oficial do evento.

Nesta edição de 2023, são 95 bares concorrendo em Belo Horizonte e um deles será o grande campeão mineiro!


Dinâmica do concurso

 

O concurso sempre é iniciado, anualmente, em abril e o público pode visitar quantos botecos quiser, comer, votar e ajudar a eleger os melhores botecos do Brasil, assim explicam os organizadores. 

 

Os botecos são selecionados com um ano de antecedência pela equipe do Comida Di Buteco e devem seguir as diretrizes de regulamentação, higiene, qualidade, entre muitos outros critérios. 

 

Os pratos que estão concorrendo custam apenas R$30,00. Após experimentar, o cliente recebe uma ficha de votação, com escala de 0 à 10, com os seguintes quesitos: avaliação do petisco, atendimento do local, higiene do bar e temperatura da bebida.

 

Após finalizar, basta inserir sua ficha numa urna fechada e torcer pelo seu boteco favorito! 

 

Serão 25 vencedores, um de cada circuito e esses seguirão para a etapa nacional. Como boa mineira e moradora da capital, é claro que minha torcida para o “Melhor Boteco do Brasil” é para Beagá


Até quando é possível  participar? 

A votação, em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e outras três cidades, vai até o dia 07 de maio. Nos demais circuitos, a participação é até o dia 30 de abril.

Essa é uma experiência completa e muito rica. No site do concurso, você pode conferir playlists exclusivas no Spotify, figurinhas temáticas para WhatsApp, além de ler causos típicos de uma conversa de bar. 

Gostou dessa sugestão? Então, se programe que ainda dá tempo de participar e votar nos seus botecos favoritos! 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »