Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/04/2024 às 11h21min - Atualizada em 19/04/2024 às 10h52min

A onda dos doramas no pós-pandemia

Confira os detalhes das produções que se tornaram um verdadeiro fenômeno no Brasil

Ana lya Costa - Revisado por Paola Pedro
Dramas sul-coreanos se tornam uma febre no Brasil. (Foto: Reprodução/Internet).

Você já escutou a palavra "dorama"? Possivelmente, você mesmo pode ser mais um dos envolvidos na gigantesca onda das produções asiáticas que conquistaram o Brasil no período da pandemia e continuam cativando uma legião de fãs.

Os doramas foram criados no Japão, na década de 1950, e acabaram se expandindo para outros países asiáticos, consequentemente chegando aos demais países do globo.
Com a disseminação desse conteúdo ao redor do mundo, acabaram surgindo denominações específicas para identificar e caracterizar as obras desenvolvidas por cada território, sendo elas: K-dramas (Coreia do Sul), J-dramas (Japão), C-dramas (China), T-dramas (Taiwan) e Thai-dramas (Tailândia). No Brasil, inicialmente essas obras se encontravam nichadas aos públicos que já estavam acostumados a consumir esse tipo de conteúdo, mas foi justamente a pandemia do Covid-19 que provocou um verdadeiro boom no crescimento do consumo dessa indústria no país.

 

Com uma preferência especial pelos dramas produzidos na Coreia do Sul - até mesmo por conta da Hallyu ou “onda coreana” -, os brasileiros demonstraram como essas séries estavam caindo no gosto popular e isso pode ser comprovado através de uma pesquisa do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, realizada entre setembro e novembro de 2020. No estudo, que foi realizado em 18 países pela Fundação Coreana, revelou-se que o Brasil era o primeiro das Américas e o terceiro lugar no mundo onde houve o maior aumento de audiência dos doramas coreanos.

 

Outra confirmação aconteceu em 2022, quando o Brasil ocupava a 5° posição entre os países que mais consumiram séries coreanas no mundo, conforme dados do governo da Coreia do Sul. Tamanha foi a adesão pelo formato que em outubro de 2023, a Academia Brasileira de Letras (ABL) adicionou ao dicionário de língua portuguesa à seguinte definição: 

 

Dorama: Obra audiovisual de ficção em formato de série, produzida no leste e sudeste da Ásia, de gêneros e temas diversos, em geral com elenco local e no idioma do país de origem.

 

Com toda a movimentação provocada pelas obras audiovisuais no país, o Brasil não poderia ficar para trás e ainda em julho de 2023, o streaming Max lança a primeira série brasileira inspirada no universo dos k-dramas, a intitulada Além do Guarda-Roupa. A série que se passa em São Paulo conta a história de Carol, uma garota descendente de coreanos que acaba percebendo que a vida não é fácil. Lidando com família, trabalho, escola e seu sonho de virar uma grande bailarina, ela acaba descobrindo um portal em seu armário que está conectado à Coreia do Sul. 

 

Uma outra oportunidade de acompanhar os k-dramas surgiu também em 2023 quando a RedeTV adicionou em sua grade o drama sul-coreano “Descendentes do Sol”. Mas infelizmente depois de algum tempo, a proposta não prendeu o público e estava rendendo baixíssimos índices de audiência a emissora que optou por tirá-los do ar; no período em questão já haviam sido exibidos: Descendentes do Sol, A Lenda: Um luxo de sonhar e W - Dois mundos


Onda dos doramas nos streamings
Em contrapartida à TV aberta, os streamings estão cada vez mais convencidos do sucesso proporcionado pelos doramas e, diante disso, estão investindo cada vez mais pesado no formato. A Netflix, por exemplo, estipulou em 2023 um investimento de 2,5 bilhões de dólares para as produções sul-coreanas nos próximos quatro anos. Se juntando a sites que já estavam nesse mercado, como Rakuten Viki e Kocowa, o Prime Video e o Max também estão cada dia mais direcionados a esses formatos.


Pelo visto, a “onda dos doramas” já conquistou o mar das produções audiovisuais preferidas dos brasileiros e, se você ainda não foi conquistado, as três indicações abaixo vão te fazer se aventurar.
 

Pousando no Amor

Uma jovem herdeira sul-coreana decide fazer um passeio de parapente para testar os novos produtos esportivos da empresa de sua família. Mas, durante o percurso, ela acaba presa em um tornado e é jogada para fora da fronteira da Coreia do Sul, caindo em solo norte-coreano. Já no chão, ela conhece um jovem general do exército que decide ajudá-la a se esconder. Durante esse período juntos, os dois acabam criando uma forte conexão.

 

Beleza Verdadeira

O drama acompanha Lim Ju-kyung, uma estudante do colegial que sempre foi oprimida por conta de sua aparência, mas com a ajuda de alguns tutoriais na internet, ela descobre o poder da maquiagem e transforma seu visual, quando acaba se tornando a menina mais popular da escola.
 

Tomorrow

Baseada nos quadrinhos de mesmo nome, em Tomorrow conhecemos Choi Joon Woong, um jovem que após três anos sem conseguir trabalho decide cometer suicídio. No entanto, quando ele resolve pular de uma ponte, outra pessoa estava tentando fazer o mesmo. Os dois acabam entrando em uma briga, isso porque Joon Woong não acha que o outro mereça morrer. Contudo, ambos caem por acidente, e Joon Woong fica em estado de coma por três anos. Durante esse tempo, sua alma fica perambulando fora de seu corpo, graças a um erro cometido pelos funcionários da Morte. Agora, sendo um morto-vivo, Joon Woong integra a equipe de trabalhadores no submundo. Ele e o time tem como trabalho impedir que pessoas cometam suicídio e continuem a viver suas vidas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »