Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/04/2024 às 20h15min - Atualizada em 15/04/2024 às 12h06min

O impacto da saga Star Wars na indústria do entretenimento

Desde o lançamento em 1977, a franquia revolucionou a história do cinema e se tornou um fenômeno da cultura pop

Camila Silva - Revisado por Paola Pedro
Cartaz de 'Star Wars: Uma Nova Esperança'. Foto: Divulgação/Lucasfilm/Disney.

Provavelmente você conhece, ouviu falar ou já assistiu algum filme da franquia Star Wars. Sendo uma das maiores e mais populares sagas da história do cinema, a série de filmes teve impacto econômico, social e cultural, obtendo principalmente uma grande influência na indústria do entretenimento dos anos seguintes.

A ideia da saga veio através do até então jovem cineasta
George Lucas, que sem imaginar acabaria por criar um dos maiores fenômenos da cultura pop.
Então, em 1977 foi lançado o primeiro filme da saga intitulado “Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança”, o início da franquia foi um sucesso e abriu portas para muitas pessoas conhecerem e se interessarem pelo gênero de ficção científica. A narrativa cheia de fantasia, aventura e ação cativou muita gente e ao fim de sua exibição nos cinemas, o longa arrecadou mais de 700 milhões de dólares em bilheteria.



A partir daí seria o começo de um imenso universo, que posteriormente se ampliaria para outros tipos de mídia como séries, desenhos, livros, histórias em quadrinhos e muito mais. O primeiro longa marcou o início de umas das franquias mais aclamadas e amadas pelo público, muitas mudanças e influências na indústria do cinema, aconteceram após o lançamento dessa série de filmes.

 

Marketing e merchandising

O sucesso da saga foi impulsionado diretamente por sua divulgação: George Lucas criou um universo ficcional imenso, que inclui uma variedade de planetas, criaturas excêntricas e personagens icônicos. Essa infinidade de detalhes proporcionou ao público uma imersão e uma experiência muito envolvente. O grande responsável pela divulgação da franquia foi o publicitário Charles Lippincott; juntamente com Lucas ele teve a ideia de desenvolver produtos relacionados a saga.


Diante disso, desde o lançamento dos filmes a saga tem sido acompanhada por um grande merchandising, tendo uma diversidade de produtos como roupas, brinquedos, acessórios, videogame, dentre outros. Ao utilizar essa estratégia, a franquia conseguiu fazer com que os produtos associados à marca se tornassem um complemento do universo criado por George, despertando vontade e desejo dos fãs em adquirir tais itens.
 

 

Além disso, Lippincott que era um grande fã de HQs, firmou uma parceria com a Marvel para desenvolver uma série de quadrinhos relacionadas a saga. Com isso, um ano antes da estreia do filme, o publicitário foi à San Diego Comic Con, uma convenção de quadrinhos na época, onde distribuiu storyboards do filme. Essa estratégia diferente gerou curiosidade no público, resultando em um sucesso na época de seu lançamento.

 

Efeitos visuais 

Em 1975, George Lucas fundou a  Industrial Light and Magic (ILM), uma empresa que tinha o objetivo de criar efeitos especiais para o primeiro filme da franquia. Esse empreendimento mudou a forma como os filmes eram feitos: a ILM foi responsável por efeitos visuais revolucionários que deixaram sua marca na história do cinema. Em 1982, a ILM introduziu inovações visuais no filme "Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan", incluindo o Sistema de Partículas de Reeves, desenvolvido por William Reeves, que possibilita a modelagem de formas irregulares e fenômenos como nuvens e fumaça.

Depois, em "
O Enigma da Pirâmide" (1985), a ILM apresentou um dos primeiros personagens digitais da história do cinema. Em 1988, no filme "Willow na Terra da Magia", a empresa introduziu a técnica de "morphing" em computação gráfica, permitindo transições suaves entre imagens. Já em 1993, o diretor Steven Spielberg lançou o filme “Jurassic Park”, onde a ILM foi  é responsável pela criação em computação gráfica dos dinossauros mais realistas feitos até então na história da indústria.

Dessa forma, a Industrial Light and Magic se firmou como uma autoridade em efeitos visuais, introduzindo uma ampla variedade de ferramentas e oportunidades. Em 2022, a Disney lançou um documentário contando a historia da empresa criada por George Lucas. O impacto da fundação da ILM em paralelo com a franquia
Star Wars, possibilitou a uma geração de cineastas realizarem efeitos visuais únicos e inovadores em seus filmes.

 

Trailer oficial do documentário sobre a empresa Industrial Light & Magic - Youtube/Reprodução - Star Wars Brasil
 

O que hoje é possível fazer com alguns cliques em um computador algo que décadas atrás exigiu grandes investimentos de tempo, dinheiro e energia. Através de técnicas inovadoras como a fotografia em movimento controlada por computador em miniaturas extremamente detalhadas, os movimentos das naves espaciais foram realizados. Embora a técnica não tenha sido descoberta pela equipe de Star Wars, eles a aprimoraram na indústria cinematográfica.

A qualidade e o impacto dos efeitos visuais de Star Wars elevaram o padrão da época e ajudaram a estabelecer um conceito que ficou conhecido como blockbuster. Isso também inspirou o desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas que continuariam a moldar a indústria cinematográfica.

 

Influência na cultura pop

A saga Star wars influenciou muitas obras cinematográficas e até mesmo outros formatos de mídia. A história da princesa capturada por um vilão intergalático com poderes obscuros, nos apresentou personagens que se tornaram verdadeiros símbolos da cultura pop, como Darth Vader, Princesa Leia e Han Solo. A saga também popularizou um modelo consagrado de storytelling, a chamada  jornada do herói , sendo a de Luke Skywalker uma das mais emblemáticas da história do cinema. A jornada do herói se tornou um modelo narrativo fundamental na cultura pop, presente em vários filmes, séries e livros.

 

Além de introduzir uma variedade de frases que são grandes referências culturais, como por exemplo "May the Force be with you" (Que a força esteja com você), que é a frase mais famosa de toda a saga e foi dita pela primeira vez pelo mestre jedi, Obi Wan Kenobi para Luke Skywalker; "I am your father" (Eu sou seu pai), a frase mencionada por Darth Vader que marcou uma das maiores revelações da trama, deixando muitos fãs surpresos. Além dessas, temos a frase "Try not. Do...or do not. There is no try" (Não tente. Faça... ou não faça. Não há tentativa) que foi dita por um dos personagens mais marcantes da saga, o Mestre Yoda.


Sem dúvidas, a saga foi um marco histórico na indústria do entretenimento. Como vimos, ela estabeleceu novos padrões de efeitos visuais, narrativa cinematográfica e marketing de franquias. Sua influência moldou gerações, inspirando cineastas, artistas, roteiristas e fãs, deixando um legado duradouro na maneira de contar uma história. A narrativa que apresentava o incansável conflito entre o bem e o mal, mesclando ficção científica, fantasia e aventura ultrapassou as telas do cinema e se tornou um verdadeiro fenômeno cultural e global.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »