Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/04/2024 às 13h18min - Atualizada em 12/04/2024 às 12h39min

A era caótica da TV brasileira

Os anos em que ás crianças, jovens e adultos, eram inocentes demais ( ou não)

Marina Magalhães Prizan - revisado por Anna Sá
Foto:(MIS-PR) Sala anos Noventa

A TV aberta há vinte anos atrás, para quem estava na casa da adolescência, era criança, adulto, ou idoso, tinha um conteúdo peculiar. Nessa mesma época, existiam  programas e quadros dentro destes mesmos, que a internet iria fazer abaixo assinado, para tirar o programa ou quadro deles do ar se voltarem para a grade horária em pleno 2024.

 Isso porquê  há diversas opiniões sobre o que se torna entretenimento dentro das nossas casas hoje. Mas essa era uma época em que, se existia militância para apontar o erro do outro, era algo bem guardado dentro de um armário.
 
Zorra Total 

Uma das coisas que jamais esqueceremos é do programa da rede Globo, que exibia várias esquetes de 'humor', notém que eu coloquei" humor "entre aspas. Acontece que Zorra Total na verdade podia ser até inocente, mas trabalhava com casos e cenas de duplo sentido.



(YouTube /Doug ftmc)

                               

Pânico na Band (ou Pânico na TV) 2003-2017

O rival da Globo, o Pânico na Band, então, ultrapassava todos os limites do que se poderia suportar. Explorava sexualidade de mulheres, faziam piadas com pessoas que tinham condições desfavorecidas, e até diminuía as pautas hoje  levantadas pelas pessoas com deficiência. Seja simplesmente por expor a deficiência como questão de humor no contexto da piada ou da gincana.

 

(YouTube/ Programa Pânico)                                  

 

Banheira do Gugu - 1994

Um quadro dentro do domingo legal, quando este ainda era apresentado pelo nosso saudoso apresentador Gugu Liberato. Esse quadro merece aplausos, por ser tão corajoso, "divertido" e inocentado pelas crianças. digo isso porque a redatora adorava assistir. Mas, os participantes não importava, quem era da mídia, ficava em cada posição estranha, com na época jovens assistentes de palco, ou não, que chegava até ser sexualizado. Ainda bem que a única regra era não arrancar o biquíni das moças, já que a tal banheira ficava justamente no meio do palco.



(YouTube / Tonetti Lopez)

 

Outro quadro que dava o que falar de tanta provocação e risada era a prova da bexiga. Onde os convidados se revezavam para estourar o balão usando o corpo do oponente, quem estourasse mais mais ganhava.
 

Tiazinha e Feiticeira do Hora H da Band - 1996

Antes do ex finado Caldeirão do Huck, apresentado na TV Globo, o apresentador Luciano Huck, lá com seus 19 anos, apresentava o Hora H na Band. Entre os seu costumeiro programa de auditório no H, existiam dois quadros em que valorizavam o desejo dos homens, estou falando de Tiazinha e Feiticeira. Basicamente tudo era questão de dinâmica, de perguntas e respostas onde, a Tiazinha, que era mascarada, tipo Batgirl ficava de prontidão esperando o escolhido da plateia errar perguntas de conhecimentos gerais para dar uma chicotada no próprio, ou depilar uma parte do corpo. Já com a feiticeira misturava-se perguntas com outras dinâmicas. E adendo de "desejo da feiticeira", para ficar mais disputado a questão de ter que ganhar a prova.



(YouTube/Alê Flash Back TV)


(YouTube/ Reise Durch Die Zeit)

Se você ganhasse a dinâmica, na teorização, você poderia passar o dia com a feiticeira e poderia se a produção permitisse babá com ela fazendo qualquer coisa para si mesma. O  injusto desse quadro, diante do site YouTube como base, é que não chamavam mulheres para participar de ambos, mas pelo que entendemos, a Tiazinha saía pelas ruas para fazer o mesmo quadro ao ar livre. 

Mas continua sendo injusto com mulheres da plateia, pois sabemos hoje que não é só homem que tem certos desejos e certas vontades e se  para explanar isso em TV aberta, que fosse com os dois tipos de gêneros para aquela época podia. Colocariam homens do mesmo modo da Tiazinha e Feiticeiros, porque não?

Na pesquisa através de vídeos não ficou claro se essas duas personalidades trabalhavam em conjunto, mas em recortes de vídeos no YouTube parece que não. Nós iremos deixar o papo machista de lado, já que não encontramos nenhum vídeo para nos refutar.


 Mas, Luciano Huck tem muita modéstia ao falar no Podpah (canal de podcast no YouTube) que a Tiazinha e a Feiticeira foram um sucesso de época, mas também que época, não? Uma época em que o politicamente incorreto era considerado como entretenimento. 

Aliás, não só este quadro de gincana, vários outros que vamos mencionar aqui também. 

Luciano Huck disse em podcast que a Tiazinha foi uma febre no Brasil. A gente acredita, mas também coitada da Feiticeira, deixada para escanteio, podia ter ganhado música também.

Sushi Erótico do Faustão - 1997

Não é brincadeira não bicho, é a mais pura verdade misturava, o quadro juntava comida japonesa e corpo de mulheres nuas dispostos na mesa, enquanto o Márcio Garcia e seu companheiro faziam comentários até do corpo dessas mulheres (detalhe que eram mulheres mesmo, não era o manequim). Era um quadro do domingão do Faustão em 1997, que não durou muito tempo, também né? Além dos apresentadores Matheus Rocha e Márcio Garcia, que traziam convidados para o quadro bizarro. 

Pelos anos de carreira, e a 'fama' que o Fausto sustenta, pesquisamos algo a mais que Fausto Silva  tenha contribuído para a televisão.  Encontramos um quadro do programa dele, nomeado Perdidos da Noite, ao qual era um de nome concurso miss bumbum, e como ficava até a hora da noite no ar, as mulheres que participaram em 87 realmente mostravam os atributos que tinham.

 

TV Pirata 

A TV pirata é tipo uma menção honrosa ao Casseta e Planeta (1992), que aliás era bem pior do que Zorra Total. Não só a  este, mas também aos Trapalhões e Zorra, aqui já mencionado. Mas teve uma esquete chamada "TV Macho" onde personagens de personalidade machista se davam toda glória no texto humorístico. O apresentador da TV Macho ficava a cargo do ator e humorista, já falecido, Guilherme Karan, vocês lembram né? Do vilão duende mau? Ele tinha um bordão no filme Xuxa e os  duendes, em que ele dizia: " eu vou deixar tudo cinza! CINZA!" se você lembra disso assim como nós, Guilherme Karan marcou sua época também.

Nessa esquete passaram várias personalidades artísticas que se consagraram na Globo hoje, inclusive era  escrito e roteirizado pela galera em que mais tarde iria integrar toda a trupe, ou pelo menos a principal trupe, do Casseta e Planeta. Renato Aragão também já passou por lá na TV Pirata.

 

(YouTube/ Do Seu Tempo)

Os Trapalhões

Coitado do Mussum, que ficava a cargo dele todas as piadas racistas que passavam "batido" naquela época, pesquisa no YouTube para ver. 
Renato Aragão já enfatizou que naquela época a intenção era humor e não ofender ninguém, e que hoje, mesmo tendo uma tentativa recente,em 2017, dos novos Trapalhões na rede Globo, ele acredita que o quarteto humorístico não iria cair bem para a grade da TV nos dias atuais.
Além das piadas comuns xenofóbicas que rolavam na tentativa de risada. , mas se cearense pode zoar cearense isso fica cargo de vocês, por quê o Renato pegou o pão e passou a manteiga.

Casseta e Planeta Urgente - 1992

O programa humorístico que explorava assuntos e comportamentos cotidianos, tanto das pessoas quanto da política, para fazer críticas que na época quem as percebia, podia não gostar muito. Hoje isso ia dar um processo legal, porque na época tratavam com humor coisas pesadas. O Caceta e Planeta permaneceu até 2010. A teoria crítica viveu foi muito, mas não mais que Zorra Total, que resistiu até o ano de 2015 na grade.


(YouTube/ Pedro Janov e seu Arquivo de Vídeos)

 

Programas do João Kléber

Não estamos aqui para discutir gosto alheio, mas nós fomos atrás do terror jornalístico que é João Kléber. Digo terror jornalístico para apelidar, acontece que pode até ser programa de humor, e hoje em 2024, se tornou ao que tudo indica programa que te dá acesso àquelas pegadinhas da TV, as que a gente estava acostumado a ver no SBT. Que ao que parece, não foi cancelado, mas pelo teor sensacionalista e montagem de cena nas pegadinhas, a gente resolveu colocar este plugin.

Não sabemos se os casos de revelação por exemplo, do programa Você na TV, tirado do ar em 2022, era verdade. Até hoje mesmo antes de Você na TV, quem assistia, assistia só pelo barraco, os casos contados era inacreditáveis, para alguém acreditar que foi verdade.
 
Mas as pegadinhas organizadas em 2024, no João Kléber Show, para a redatora, é um belo exercício para começo de carreira artística.


  

Old Tvs Sat On The Floor In An Old Room As A Way To Show Them Off To  Passerby Background, Picture Of Tvs, Furniture, Television Background Image  And Wallpaper for Free Download

Old Tvs Sat On The Floor In An Old Room As A Way To Show Them Off To Passerby Background, Picture Of Tvs, Furniture, Television Background Image And Wallpaper for Free Download

Foto:(Pngtree) Evolução da Tevê
 

E você, o que acha desses programas? 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »