Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/04/2023 às 20h48min - Atualizada em 29/04/2023 às 18h14min

Crítica / Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes

Filme adapta a narrativa de um jogo de RPG clássico de forma leve e carismática

Daniel Floriano - Editado por Marcela Câmara
Fonte: Cafecomnerd / Reprodução: Google

Fonte: Cafecomnerd / Reprodução: Google


Longa chegou aos cinemas brasileiros no dia 13 de abril e tem como principal objetivo trazer de volta o espírito do clássico RPG de mesa para a tela do cinema, que há muitos anos estava esquecido. O filme é uma aventura para a família, misturando a aventura clássica do jogo com bastante momentos cômicos, sendo estéticamente muito parecido com filmes de super-herói como Vingadores e principalmente Guardiões da Galáxia, com uma carismática equipe improvável e uma narrativa que traz uma essência fiel ao RPG.
 
O RPG de mesa tem como narrativa básica reunir um grupo de amigos onde cada um escolhe seu personagem, e um deles, que é o mestre, irá guiá-los por uma aventura para reunir artefatos, completar missões e derrotar inimigos. O filme adapta essa narrativa de forma exata, apresentando um grupo de personagens, cada um com sua respectiva classe, seja guerreiro, mago, bardo e outros, em uma missão para resgatar um artefato mágico. 

O roteiro é muito simples, leve e de fácil compreensão para aqueles que não são familiarizados com o jogo e satisfaz aqueles que já são engajados com o RPG, trazendo diversas referências e easter eggs do jogo de mesa e criaturas incríveis usando não só efeitos visuais como bons efeitos práticos, algo raro hoje na indústria de filmes blockbusters. A força do longa está em seus personagens, que possuem uma boa interação e carisma essenciais para um filme desse estilo, principalmente o ator Chris Pine que faz o papel de protagonista e possui uma ótima aptidão para comédia, e também nas cenas de ação com ótimas coreografias e longos planos-sequências muito bem dirigidos. 

Apesar de ser muito divertido e te prender pelas cenas de ação, o filme não desenvolve muito bem o mundo que apresenta, em alguns momentos ele tenta se levar a sério demais e entrega momentos dramáticos que batem de frente com a proposta cômica e descompromissada que o filme quer passar. 

O filme até o momento está bem de bilheteria, possui 90% de aprovação dos críticos e 93% de aprovação da audiência no site Rotten Tomatoes, média superior a diversos filmes blockbusters que lançaram recentemente no cinema.

O resultado é uma aventura descompromissada de uma equipe cômica que brilha nas interações, e que apesar de momentos arrastados e alguns clichês, sabe capturar o que tem de melhor no RPG.



REFERÊNCIAS 
LIMA, Diego; Filme de Dungeons & Dragons supreende e conquista a crítica; theenemy.com.br; 2023; Disponível em: https://www.theenemy.com.br/pc/filmes-dungeons-and-dragons-conquista; Acesso em 29 de abril de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »