Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/05/2023 às 15h48min - Atualizada em 20/05/2023 às 13h32min

Filmes que Marcaram História com Efeitos Especiais

Jaqueline Brasil - Editado por Letícia Nunes
Reprodução: Warner Bros. France


No mundo cinematográfico, o investimento nos efeitos especiais (práticos) vem sofrendo um processo de constante  evolução a cada novo filme. Os efeitos visuais (digitais), construíram aquilo que hoje conhecemos como cinema, antes de ser possível criar cenas em Computer Graphic Imagery (CGI), a indústria se utilizava de efeitos práticos para atrair o telespectador. Mas, essa tendência ao longo dos anos foi deixada de lado, e em sua maioria os filmes vêm sendo feitos com ajuda dos efeitos gráficos, que acabam tornando-se mais rentáveis para os grandes estúdios.
 
A história do cinema mostra como essa indústria se revolucionou e vem transformando. E sabendo disso, aqui vai uma lista com os filmes que fizeram história com os efeitos e tecnologia.
 
2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) 
Os filmes sobre ficção científica,  começaram a ganhar destaque na década de 60, até esse momento não tínhamos conhecimento como funcionava a gravidade no espaço. Mas, esse cenário ganha os holofotes quando a corrida espacial dá seus primeiros passos, e 2001: Uma Odisseia no Espaço veio para estabelecer aquilo que conhecemos sobre o espaço.
 
Dirigido por Stanley Kubrick e co-escrito por Arthur C. Clarke, o longa é considerado uma obra prima sobre o impacto do desenvolvimento da humanidade que conhecemos. Na sequência, os personagens viajam em naves espaciais, e para isso Kubrick teve que mostrar como os efeitos da baixa gravidade agem no corpo.
 
Para alcançar isso, foram criados vários sets móveis que se mexiam, dando uma ilusão de movimento dos personagens com o auxílio de câmera fixa. O cineasta, ainda aplicou outros truques de câmera para criar movimentos lentos e compassados, o realismo da cena foi tão bem executado que até os dias atuais muitos acreditam que Kubrick forjou a foto do pouso na Lua.
 
 
Tron: Uma Odisséia Eletrônica (1982) 
Tron: Uma Odisséia Eletrônica é pioneiro no de efeitos digitais no cinema. Durante a década de 80, a tecnologia do CGI ainda era precária, mas o afilme fez algo incrível mesmo com as dificuldades.
 
A trama envolve um ser humano que acaba sendo sugado para dentro de uma máquina e nesse lugar acaba encontrando diversos programas e softwares, todos eles com forma humanizada. Para criar o cenário, foi necessário fugir da realidade e apostar em locações mais digitais, e foi isto que o longa fez.
 
Nesse longa, teremos a primeira vez um cenário totalmente digital, isso é impressionante e curioso quando pensamos que os elementos "reais", como os atores e alguns objetos vão interagir com o ambiente computadorizados. Atualmente, os efeitos por serem antigos e os elementos tecnológicos utilizados também, o filme acabou envelhecendo com alguns problemas, mas temos que lembrar que para época o longa foi um avanço gigantesco no campo do CGI.
 
 
O Senhor dos Anéis (2001-2003) 
O filme O Senhor dos Anéis, é importante para os fãs, mas além disso o mesmo também foi um dos principais filmes que ajudou nas mudanças na utilização do CGI nos cinemas, cortesia da Weta Digital.
 
Na sequência, A Sociedade do Anel criou cenas de batalhas feitas no filme, Jackson contou com uma tecnologia que reconhecia extras e figurantes e os "multiplicava" com o auxílio dos efeitos digitais. Com isso, o filme sempre tinha uma escala grandiosa nas cenas de lutas, não precisando de muitos figurantes. Em seguida, temos As Duas Torres, foi bastante utilizado a captura de movimentos para criar Gollum, o filme também foi o primeiro que usou o recurso de captura de movimentos em tempo real, fazendo as cenas de Orcs e outros seres inúmeros não precisarem passar horas na maquiagem.
 

Avatar (2009) 
Em 2009, James Cameron fez um dos seus projetos mais ousados, criou um ambiente completo com o auxílio do CGI, além de trazer para o longa vários elementos físicos, como os personagens humanos. Além disso, o longa ainda se beneficiou com os avanços na área do mocap, ou seja, captura de movimentos. O retorno do 3D, em peso, foi utilizado para ampliar a profundidade de campos de tela. Após Avatar, outros filmes tentaram recriar esse sentimento, na sua maioria não obtiveram sucesso, até Cameron retornar em Avatar: O caminho da Água.
 
 
REFERÊNCIAS:
5 filmes que marcaram época pelos seus efeitos especiais. Disponível em: <
 https://blog.saga.art.br/5-filmes-que-marcaram-epoca-pelos-seus-efeitos-especiais/ >.Acesso em: 20 maio. 2023.
 
‌‌10 grandes filmes que revolucionaram os efeitos especiais do cinema. Disponível em: < 
https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-grandes-filmes-revolucionaram-efeitos-especiais-cinema.html#list-item-1 >. Acesso em: 20 maio. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »