Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/08/2023 às 20h37min - Atualizada em 13/08/2023 às 18h01min

Exposição 'Os Mundos de Leonardo da Vinci'- o artista além da pintura

Júlia Gonçalves - Revisado por Nildi Morais
Exposição Os Mundos de Leonardo da Vinci. (Foto: Divulgação/VisualFarm)

“Os Mundos de Leonardo da Vinci” é nova exposição imersiva em cartaz na cidade de São Paulo, inaugurada no final de julho no Morumbi Shopping, e proporciona ao público a oportunidade de se aproximar da vida e da genialidade de um dos maiores artistas de todos os tempos. A exposição conta com tecnologias de ponta e oito salas em 3000 m², a experiência apresenta as invenções, o trabalho e a personalidade multifacetada do artista em uma jornada pelos universos renascentistas.

Embora seja bastante lembrado pela Mona Lisa, Leonardo da Vinci foi muito além do talento como pintor. O gênio do Renascimento também foi matemático, engenheiro, inventor, anatomista, escultor e arquiteto. O artista conquistou a Igreja Católica e a nobreza com suas inúmeras funções, projetando castelos e catedrais, e desenhando figurinos para o teatro e para os desfiles carnavalescos italianos.



A exibição
A exposição não apresenta telas originais nas paredes, só algumas cópias ilustrativas. A ideia da mostra é levar o público para os mundos de Leonardo, mostrar cenários e situações que o inspiraram e também algumas das facetas menos conhecidas do maior mestre do Renascimento, o movimento que a partir do século XIV renovou as artes e a ciência, e iluminou um novo tempo para a humanidade.

O espaço, que conta com oito salas interativas que representam os “Mondos” Concavo, Atelier, Piazza, Holográfico, Planetarium, Poesia, Transportamento e Invenciones de Leonardo, distribuídas em mais de 3 mil m² de área é uma das maiores exposições sobre sua vida e obras como Mona Lisa, Homem Vitruviano e A Última Ceia.

O "Mondo Planetarium" representa o Renascimento e a Estética da Beleza, com um domo do tamanho do Planetário de São Paulo, o espaço permitirá que o público tenha a sensação de ser transportado às áreas históricas de Roma, Milão e Florença, na época em que Da Vinci criou suas grandes obras, colocando em contexto histórico a importância do Renascimento e o protagonismo de Leonardo em sua época. A gravação apresentada traz um vídeo aéreo de Florença, além de imagens de constelações e dos valiosíssimos codex do inventor.

Outro destaque é o "Mondo Transportamento", inspirado no projeto “Cidade do Futuro” de Leonardo, é o maior espaço da mostra, com 800 m² cobertos com projeções 360º nas paredes e chão, que reproduzem, em imagens mapeadas, experiências de urbanismo desenhadas por Da Vinci, incluindo as praças centrais nas cidades de Milão e Florença no tempo do artista. Nesta área, o visitante tem a experiência de admirar a pintura mais importante de Leonardo em termos de avanços técnicos para representar a perspectiva: “A Última Ceia”, originalmente pintada na parede do refeitório do convento Santa Maria Delle Grazie, em Milão.



As projeções revelam os estudos que o artista fazia antes de chegar ao resultado de uma obra. A inteligência artificial é usada ali para ir além da moldura dos quadros e mostrar o que poderia ser a continuação do cenário.
 

A experiência vale a pena?
O visitante passa pela experiência única de conhecer os locais mais marcantes da história do artista em uma projeção incrível transmitida no Mondo Planetarium. Outro espaço marcante e que merece destaque é o Mondo Transportamento, as projeções em 360º prendem o visitante durantes bons minutos, que se veem dentro das obras, com a oportunidade de ver e imaginar além das molduras. O espaço ainda “esconde” uma réplica da obra Mona Lisa, dando a chance de ficar bem pertinho do quadro e tirar fotos ao seu lado.

Apesar disso, os outros “mondos” deixam a desejar, o espaço grandioso poderia ter sido melhor aproveitado. As obras e outros itens expostos nas paredes poderiam ser representados em maior escala, com descrições mais destacadas. O pouco aproveitamento da estrutura montada para receber a exposição não aparenta possuir oito cenários.

É uma mostra pouco interativa, mas ainda vale a visita. Detalhes menos conhecidos da vida do artista são apresentados de uma maneira simples, mas bem explicada. As imagens estão lindas, os mapeamentos das obras e locais foram feitos com uma riqueza de detalhes impressionante. As opiniões a respeito da exibição são diversas e estão divididas, portanto é válido ir e tirar as próprias conclusões. 

Teaser de divulgação da Exposição 'Os Mundos de Leonardo da Vinci'. (Reprodução: Midiorama Mix - YouTube)


 

 
Serviço
Exposição: Os Mundos de Leonardo da Vinci
Local: Morumbi Shopping – Piso G4
Endereço: Av. Roque Petroni Junior, 1089 - Jardim das Acácias, São Paulo
Horários: Todos os dias, das 10h às 22h
Data: de 20 julho a 29 de outubro de 2023
Classificação etária: livre
Ingressos: Podem ser adquiridos através do site oficial


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »