Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/10/2023 às 16h55min - Atualizada em 01/10/2023 às 16h03min

Friends: Aquela série que movimenta milhões de fãs, completou 29 anos

Seis amigos diferentes se uniram para mostrar as loucuras da vida adulta, é justamente isso que os fãs se identificam

Amanda Oliveira - Editado por Marcela Câmara
Se deseja ler um texto que mostre os melhores momentos da série, as falas mais conhecidas e curiosidades sobre os atores, com toda certeza você vai se identificar. Esta é uma reflexão sobre como e por que "Friends" consegue cativar as pessoas.

A bagagem de vida e as personalidades diferentes dos seis amigos foram o que tornou a série uma das mais famosas de todos os tempos. Mesmo comemorando 29 anos em setembro, ainda é celebrada. Frases como "how are you doing?" - "como vai você" -, a icônica fala de Joey, tornaram-se marcas registradas e estampam camisetas, carteiras, canecas e vários outros objetos. Esse é apenas um pequeno exemplo de como as histórias conectam as pessoas.



Mônica, Ross, Chandler, Joey, Phoebe e Rachel formam um grupo e tanto, capaz de emocionar, arrancar boas risadas, irritar e, ao mesmo tempo, manter um toque de humor, leveza e um toque de drama que permite ao espectador conhecer, se identificar e mergulhar nas histórias contadas ao longo de 10 temporadas e 236 episódios.

Mesmo que quase três décadas já tenham se passado, as pessoas ainda conseguem se ver naquela trama que representa a faixa etária dos seus 20 e poucos anos. É por isso que, ao redor do mundo, eles ainda conquistam fãs. Mergulhar nas histórias e conseguir perceber a evolução de cada personagem é como passar por uma autoavaliação. É sentir que, ao assistir às crises de um deles, está resolvendo as suas próprias, ver os conflitos é como percebê-los em si mesmo. É precisamente esse o motivo pelo qual as pessoas ficam "viciadas" em séries; elas se veem ali, na tela, sendo representadas. É uma jogada de cabelo, um jeito de ser e falar, um problema semelhante, e "Friends" faz isso muito bem.

Sabe quando você, em um grupo de amigos discutindo "Friends", diz: "Eu sou a Phoebe" ou então "Nossa, eu sou idêntica à Rachel", "Eu sou o Joey, inteirinho"? Isso significa que, através da série, você consegue expressar quem é e o que sente.

Afinal, quem não quer um pedido de casamento tão bonito quanto o de Mônica e Chandler, uma paixão tão intensa quanto a de Ross por Rachel, uma autoestima tão boa quanto a de Joey, ser alegre e criativo como Phoebe e ter um grupo de amigos que "sempre estarão lá para você"?

As pessoas tendem a se envolver em algo quando isso as impacta. "Friends" é a escapada do caos da vida real e o encontro de momentos felizes na fantasia compartilhada do que é ser adulto. São muitos conflitos que se assemelham aos desafios de "crescer".


O que aprender com Friends?

Rachel começa a série "perdida". Sua primeira aparição com aquele vestido de noiva mostra como a moça, ao fugir de seu casamento, estava tentando se encontrar. Ver o crescimento da personagem é como alimentar a esperança de que "está tudo bem não saber o que quer". Ela embarca nessa viagem de autoconhecimento. Sem emprego e com habilidades para desenvolver, ela começa a trabalhar como garçonete e termina a série como uma profissional da área da moda.

Chandler tinha um trabalho em processamento de dados. Embora seus amigos não entendessem muito bem o que ele fazia, sabiam que ele se sentia realizado profissionalmente. Se tem uma coisa que adultos entendem é esse "sofrimento" com o emprego. Após um certo período, ele começa a trabalhar com publicidade e marketing, dando uma reviravolta em sua carreira.

Mônica tem várias questões com encontros amorosos. Seu histórico de encontros ruins faz com que muitos se identifiquem. São várias tentativas antes de algo genuinamente verdadeiro acontecer. Ela sempre aparentou trabalhar com algo que gosta, a gastronomia, mas ainda assim teve que passar por maus bocados quando trabalhou como garçonete em um restaurante com temática da década de 1950 e teve que usar peruca loira e seios falsos.

Ross, com sua nítida dificuldade de comunicação e seu jeito meio introvertido, é conhecido entre os amigos por ter o emprego "mais chato". No entanto, ele seguiu a carreira acadêmica e investiu em seu PhD. O mais alto nível de conhecimento técnico não o ajudou a desenvolver habilidades sociais, já que aparenta, em alguns momentos, ter dificuldade para se comunicar e expressar o que pensa e sente.

Phoebe teve uma infância difícil, mas trabalha como massoterapeuta e cantora. Com uma das melhores frases, um jeito meio "good vibes" e um coração contagiante, ela torna tudo mais agradável e divertido, ajudando a unir os laços entre os amigos.

Joey é aquele que não tem um trabalho fixo, pois decidiu viver de sua arte. Em muitos momentos da série, precisa recorrer ao seu amigo Chandler quando o assunto é dinheiro. Existe um apego emocional muito grande por seu amigo. Ele é o único que termina a série solteiro, assim como na vida profissional, não tem estabilidade em seus relacionamentos.

Analisar um pouco dessas características é mostrar como eles se encaixam no contexto de muitas pessoas. Os fãs não assistem só para dar boas risadas. Apesar de algumas piadas serem consideradas ultrapassadas para os tempos atuais, a série ainda é uma rica fonte para se identificar nas redes e se ver no enredo.

É possível apostar facilmente em mais bons anos de sucesso da série, pois os admiradores assíduos sabem que pode passar o tempo que for, mas eles "sempre estarão lá por você".




REFERÊNCIAS

ALIAGA, Victória: Friends: quanto tempo leva para ver a série. Disponível em: https://br.ign.com/friends/96137/feature/friends-quanto-tempo-leva-para-ver-tudo, Acesso em: 01/10/23

 
CUNHA, Luciana. Friends completa 29 anos: saiba quais nomes da série mais comuns entre cães e gatos. Disponível em: https://gazetadasemana.com.br/noticia/134974/friends-completa-29-anos-saiba-quais-nomes-da-serie-mais-comuns-entre-caes-e-gatos. Acesso em: 01/10/2023
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »