Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/11/2023 às 14h54min - Atualizada em 04/11/2023 às 14h41min

Marvel lança livro sobre a linha do tempo do UCM

Livro esclarece dúvidas dos fãs sobre a linha do tempo

João Victor Menezes - Editado por Marcela Câmara
Com os últimos filmes e séries lançados pela Marvel Studios, os fãs se encontram confusos com toda a atual trama do multiverso da franquia. Por isso, a Marvel decidiu lançar um livro para esclarecer alguns erros e estabelecer as linhas do tempo alternativas que vemos nos filmes e nas séries. 
 
The Marvel Cinematic Universe An Official Timeline, lançado agora no mês de outubro, contém a linha do tempo da franquia, confira a sinopse: "Este é o guia definitivo deste universo. Criado em colaboração com o Marvel Studios, ele responderá as maiores questões: o que acontece, quando, onde e por quê. Acompanhe a história completa do MCU desde antes do Big Bang, passando pelo Blip até o infinito".
 
O livro, escrito por Anthony Breznican, Amy Ratcliffe e Rebecca Theodore-Vachon, esclarece diversos pontos que causam confusão na mente dos fãs, especialmente com algumas séries feitas por outros estúdios e alguns eventos confusos entre os filmes. Um dos esclarecimentos presentes neste guia, é a famosa passagem de tempo no filme Homem Aranha: De Volta ao Lar, onde a cena de abertura se passa logo após os eventos do primeiro filme dos Vingadores. O card que surge logo após essa sequência aponta que o tempo entre a Batalha de Nova York e o primeiro filme do Aranha no MCU é dentro de um espaço de 8 anos.

 
No livro é finalmente confirmado, ou explicado, que se passaram 4 anos entre os eventos dos dois filmes. A Miss Minutes, da série Loki, aparece e faz um pequeno comentário sobre o erro de continuidade: “Alerta! Olá de novo! Adrian Toomes disse que a batalha de Nova York foi há oito anos atrás, mas o evento aconteceu somente a quatro. Esse realmente foi um problema – Eu acredito que um analista errou o arquivo do caso.” Essa é uma saída interessante e até mesmo divertida para o erro, colocando os acontecimentos no lugar certo dentro da linha do tempo do MCU.
 
Outro ponto que o livro traz é a morte de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate. De acordo com ele, a personagem colocou um fim em si mesma e ao Monte Wundagore. “Outono de 2024 | 838-Wanda reúne os filhos e garante à Feiticeira Escarlate, de coração partido, que eles serão amados. [616-Wanda] destrói Wundagore — e o derruba sobre si mesma — pondo fim a duas grandes ameaças do Multiverso". Claro que para muitos, isso não significa o fim das aparições Wanda em futuros filmes, como teorizam alguns fãs da Feiticeira Escarlate, com base no histórico da personagem nos quadrinhos. 


Além disso, a série de espionagem "Agents of S.H.I.E.L.D" se passa em um universo alternativo, sendo parte do multiverso do UCM. A morte do agente Coulson é brevemente mencionada e relembrada no livro, sem nenhuma menção ao seu retorno e às aventuras da série. 
 
Para quem quer saber mais sobre a linha do tempo oficial e sobre o multiverso, o livro está disponível na Amazon, porém com um preço bem salgado para os fãs da Marvel. Ele também está disponível no site Penguin Random House, para quem prefere importar o livro.
 
REFERÊNCIAS
 
SABBAGA, Julia. Marvel lançará livro com linha do tempo oficial do MCU. Omelete, 2023. Disponível em < https://www.omelete.com.br/marvel-cinema/linha-do-tempo-marvel-filmes-livro > Acesso em Nov, 2023
 
SENA, Junno. Livro oficial da Marvel Studios reacende debate sobre possível retorno de Wanda, a Feiticeira Escarlate. Legião dos Heróis, 2023. Disponível em < https://www.legiaodosherois.com.br/2023/livro-oficial-marvel-studios-reacende-debate-possivel-retorno-feiticeira-escarlate.html > Acesso em Nov, 2023

DE OLIVEIRA FERREIRA, Ygor. Marvel Studios finalmente explica famoso erro de continuidade de Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Legião dos Heróis, 2023. Disponível em < https://www.legiaodosherois.com.br/2023/marvel-studios-explica-erro-continuidade-homem-aranha-de-volta-ao-lar.html > Acesso em Nov, 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »