Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/11/2023 às 17h33min - Atualizada em 26/11/2023 às 23h09min

Revolução preta e feminina

Paulo Firmo - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Editora Agir | Guia dos Quadrinhos


HQ Miss Davis: a vida e as lutas de Angela Davis entrou no catálogo da Social Comics no Dia da Consciência Negra 2023. Publicada no Brasil pela editora Agir, a obra é uma biografia elaborada por Sybille Titeux de la Croix e Amazing Ameziane. 

 

Disponibilizada no Dia da Consciência Negra1 pela plataforma brasileira de streaming/aluguel/venda de histórias em quadrinhos no formato digital, Social Comics, Miss Davis: A Vida e as Lutas de Angela Davis (Miss Davis: La vie et les combats de Angela Davis, o título original) é uma obra de peso. A envergadura se estabelece a partir da importância que Angela Yvonne Davis, negra, filósofa e ativista estadunidense de atuais 79 anos tem para a conquista e manutenção dos direitos civis; sobretudo para a população negra e as mulheres. Em todo o mundo. 

 

Nascida no Sul dos Estados Unidos da América, na cidade de Birmingham, estado do Alabama, Davis viveu a efervescência social e política dos anos 60 (como adolescente) e 70 (enquanto adulta). Sua luta anticapitalista, antirracista e feminista se consolidou junto à sua determinação, coragem e conhecimento adquiridos. Ávida pelo saber, se formou em literatura francesa (in loco) e realizou trocas intelectuais com personalidades como Herbert Marcuse (1898-1979), o sociólogo e filósofo alemão naturalizado norte-americano, pertencente à Escola de Frankfurt2, assim como, na Alemanha, com Theodor Adorno; filósofo, sociólogo, musicólogo e compositor alemão. Outra personalidade da emblemática escola. 

 

A filósofa e professora emérita da Universidade da Califórnia (EUA), Miss Davis, à época participou de movimentos como os Panteras Negras, foi alvo do grupo terrorista doméstico racista Ku Klux Klan, chegou a ser perseguida pelos Ex-Presidente Norte-Americano Ronald Reagan e o FBI, assim como foi presa injustamente em uma ala psiquiátrica da Prisão Feminina de Nova Iorque - o que causou uma comoção mundial e diversos desdobramentos. Estas e muita outras passagens marcantes são retratadas na história em quadrinhos roteirizada pela decoradora, desenhista, artística plástica, fotógrafa e escritora francesa de 52 anos, Sybille Titeux de la Croix e ilustrada pelo também francês, escritor, roteirista, ilustrador, diretor artístico e professor de mangá de 51 anos, Amazing Ameziane. A obra é traduzida para o português do Brasil por Jorge Bastos Cruz

 

A HQ (História em Quadrinhos), apresenta ao leitor os fatos marcantes da vida jovem de Angela Davis, com o grande uso de recordatórios (caixas de texto narrativo), reprodução de jornais e documentos para contextualizar o momento histórico. Personalidades tais como o revolucionário cubano Ernesto Che Guevara (1928-1967) e o pastor batista e ativista político estadunidense Martin Luther King Jr. (1929-1968) também estão presentes e fornecem um amplo quadro do mundo de então. Na estética, os tons pastéis (cores pálidas) e o uso pontual de alguma cor mais forte (ou mesmo do preto e branco), destacam momentos-chave e aparentam materializar o clima de opressão e luta vivenciado por Angela e a população negra. Nos EUA e em todo o mundo.

 

Publicado pela Agir, editora brasileira (atualmente parte do grupo Ediouro), em agosto de 2020 em formato físico e digital, o livro de história em quadrinhos junta-se a diversos outras literárias que objetivam apresentar ao público a importância da Angela Davis. Inclusive esta é uma segunda obra no formato de gibi, haja vista a publicação em 2022, pela editora brasileira Conrad, de Angela Davis. Por Mariapaola Pesce e Mel Zohar (tradução de Maria Clara Carneiro). 

 

O distanciamento cultural pela origem francesa dos autores da obra, parece refletir num aprofundamento dos momentos vividos por Angela Davis. E, no mês da Consciência Negra, em um mundo majoritariamente feminino, porém paradoxalmente ainda fortemente sob as rédeas do patriarcado, falar e mostrar a vida e obra de Miss Davis é revisitar o passado, sem revisionismos, e construir o futuro mais igualitário. Referindo-se à misoginia e ao racismo apenas como horrores de um tempo que se foi. E que não cabe mais voltar.
 

Notas: 

 

1 - O Dia da Consciência Negra foi oficializado pelo governo da Ex-Presidenta Dilma Rousseff, através de lei federal nº 12.519, em 2011. A data escolhida, 20 de novembro, se deu em função da morte de Zumbi dos Palmares, um dos grandes símbolos da luta dos negros e dos africanos contra a escravidão no Brasil, no ano de 1695. Embora haja movimentos políticos históricos para a nacionalização da data, atualmente é feriado em cerca de mil municípios (ao todo são 5.565) brasileiros apenas. Dentre estes estão Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, João Pessoa e Florianópolis.

2 - Fundada na Universidade de Frankfurt, na Alemanha, a Escola de Frankfurt reuniu, nos anos 20 e 30 do século XX, filósofos que se debruçaram sobre as fronteiras entre informação, consumo, entretenimento e política; sua relação com as mídias de comunicação, assim como os efeitos nocivos na formação crítica das sociedades. Entre os pensadores estavam Max Horkheimer (1895-1973), Theodor W. Adorno (1903-1969), Walter Benjamin (1892-1940), Jürgen Habermas (1929), Herbert Marcuse (1898-1979) e Erich Fromm (1900-1980).

 

Referências:

 

Amazing Ameziane. Guia dos Quadrinhos. [s.d]. Disponível em: < http://www.guiadosquadrinhos.com/artista/amazing-ameziane/19503 >. Acesso em: 24 nov. 2023.

 

DE LA CROIX, Sybille Titeux; AMEZIANE, Amazing. Tradução Jorge Bastos Cruz. Miss Davis: a vida e as lutas de Angela Davis. Rio de Janeiro, RJ: Agir, 2020. 196 p.

 

FARIAS, Tom. Dia Nacional da Consciência Negra precisa de mais ação e menos festa. Colunas e Blogs. Folha de S. Paulo. 22 nov. 2023. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/colunas/tom-farias/2023/11/dia-nacional-da-consciencia-negra-precisa-de-mais-acao-e-menos-festa.shtml >. Acesso em: 24 nov. 2023.

 

SALATIEL, José Renato. Escola de Frankfurt - Crítica à sociedade de comunicação de massa. Pesquisa Escolar: Filosofia. UOL. [s.d]. Disponível em: < https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/escola-de-frankfurt-critica-a-sociedade-de-comunicacao-de-massa.htm >. Acesso em: 24 nov. 2023.

 

Sybille Titeux de La Croix. Guia dos Quadrinhos. [s.d]. Disponível em: < http://www.guiadosquadrinhos.com/artista/sybille-titeux-de-la-croix/19504 >. Acesso em: 24 nov. 2023.

 

Zumbi dos Palmares. Idade Moderna. Zumbi dos Palmares. História do Mundo. [s.d]. Disponível em: < https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/zumbi-dos-palmares.htm >. Acesso em: 24 nov. 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »