Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/03/2024 às 17h04min - Atualizada em 04/03/2024 às 18h39min

Autenticidade: a coragem de ser quem você é

Qual a importância disso nos dias de hoje?

Judith Rodrigues - Revisado por Joyce Oliveira
'Autenticidade'. (Foto: Reprodução/ Exame)

Você já ouviu falar em autenticidade? Isso nada mais é do que ter a coragem de ser você mesmo. Ser autêntico é viver a vida de acordo com seus próprios valores e crenças, é expressar sua própria personalidade, vivendo e cultivando momentos com seus próprios gostos e interesses. Mas porque é importante falar sobre isso?

 

Acontece que no mundo atual, as pessoas são comumente influenciadas a seguir padrões e atender cada vez mais expectativas externas. Com isso, a maioria das pessoas buscam quase sempre ser ou fazer o que os outros esperam que elas sejam e façam, justamente para poder se sentir encaixado na sociedade.

 

'Autenticidade'. (Reprodução/ Mari Palma - YouTube)
 

A psicóloga Ellen Cristinne destaca os perigos de viver sob expectativas dos outros e a importância de se libertar e ser quem você é. “Quando a gente tem de se comportar ou tomar decisões baseadas nas expectativas de outras pessoas, isso causa frustração, insegurança e uma angústia que muitas vezes não conseguimos lidar. Exatamente porque estamos trabalhando sobre as expectativas e a ótica de outra pessoa. Então, aprender a se livrar e a manejar as expectativas que os outros colocam sobre a gente é propiciar uma melhor saúde mental, uma melhor qualidade de vida”, relata.
 

Qual a importância da autenticidade?


'AUTENTICIDADE IMPORTA? entenda mais sobre isso'. (Reprodução/ Ana Streit - Psicologia - YouTube)
 

Naturalmente muitas vezes duvidamos de quem somos verdadeiramente. Temos dúvidas sobre como agir e nos posicionar em determinados momentos e ambientes. Todavia, cultivar a autenticidade é cada vez mais necessário e importante. Ser fiel a si mesmo é viver e praticar ações de acordo com a sua própria essência e visando o seu próprio bem - estar.

 

Ellen Cristinne cita a importância de respeitar sua identidade e ser uma pessoa autêntica atualmente. “Acho que a autenticidade é super importante nos dias de hoje porque ela está totalmente ligada ao fato de você ser ou não honesto com você mesmo. Então é a questão de você ser genuíno, real e verdadeiro consigo mesmo. Porque quando a gente consegue exercer essa honestidade voltado para o que a gente quer, quem a gente é, os nossos desejos, a forma como a gente vê o mundo realmente de uma forma real e não idealizada, a gente consegue ser mais crítico ao tomar decisões externas a nós mesmos”, diz.

 

Ela também menciona o impacto que a autenticidade tem nas escolhas que fazemos durante a vida. “Ser autêntico faz a gente conseguir ter um controle maior de uma situação quando ela não é tão favorável para a gente, porque nós conseguimos escolher melhor, tomar decisões melhores de acordo com os planos que temos sobre a vida”, explica.

 

Em meio a tudo isso, é necessário encontrar o nosso próprio caminho com base em nossos valores, crenças e objetivos. Entender e alcançar de fato a nossa autenticidade pode ser um longo caminho a ser percorrido, e para isso podemos contar com a ajuda profissional. “O autoconhecimento, nesse sentido, é muito importante para que você consiga exercitar essa autenticidade. Para que você consiga se entender e se conhecer. E se houver barreiras mentais e emocionais muito grandes para que você consiga desenvolver isso sozinho, é importante procurar a ajuda de um profissional para te auxiliar”, finaliza Ellen.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »