Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/04/2024 às 12h22min - Atualizada em 13/04/2024 às 22h21min

O problema dos 3 corpos | Confira as principais impressões sobre a série de ficção científica

História didática, mas falta profundidade emocional

Amanda Oliveira - Editado por Marcela Câmara
A história segue Ye Wenjie, testemunhando a violência durante a Revolução Cultural Chinesa e se envolvendo em uma busca governamental por vida extraterrestre. Quando ela responde à mensagem alienígena convidando-os a conquistar a Terra, desencadeia eventos que afetam o futuro da humanidade.

É desta maneira que começa a série que foi muito bem divulgada pela Netflix. Em seguida nos leva para o cenário de 2024, um grupo de cientistas formados em Harvard, baseados em Londres e de diversas origens étnicas, enfrenta as consequências da escolha de Wenjie. A série recebe elogios por explorar conceitos avançados de forma acessível, mas às vezes exagera na didática, explicando problemas científicos de maneira simplista.

O Problema dos 3 Corpos adapta a trilogia de livros de Cixin Liu, trazendo reflexões históricas chinesas em conflitos íntimos para um contexto mais universal, adequado aos padrões das plataformas de streaming. Destaca-se o episódio "Destroyer of Worlds" (1x03), que explora a realidade virtual criada pelos alienígenas para recrutar humanos. A série satiriza os egos dos cientistas, mas às vezes falha em explorar as consequências emocionais de suas ações, optando por justificativas heróicas em vez de uma reflexão mais profunda sobre suas prioridades.




Apesar de sua habilidade em explicar conceitos científicos, O Problema dos 3 Corpos não transformará o panorama científico da sociedade. É uma obra de arte, e sua importância reside mais no estímulo pessoal e na mobilização do público do que em mudanças reais. No entanto, falta-lhe o elemento do amor que permeia histórias verdadeiramente cativantes. As histórias que contamos sempre comunicam algo, a série reflete sobre a vaidade humana e a falta de conexão interpessoal. No entanto, se essa é a única verdade sobre nós, por que continuamos existindo? Essa é uma reflexão bastante presente na série.

REFERÊNCIAS


RICK. Kevin. Crítica- O problema dos 3 corpos. Disponível em: https://www.planocritico.com/critica-o-problema-dos-3-corpos-1a-temporada/ . Acessado em: 13/04/2024
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »