Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/08/2019 às 23h35min - Atualizada em 03/08/2019 às 23h35min

Turma da Mônica Laços | Comparação HQ e Filme

Vitória Xavier - Editado por Bárbara Miranda

Turma da mônica laços é o filme brasileiro mais visto de 2019, 2 milhões de pessoas já foram ao cinema assistir.

A continuação já conta com uma data de estreia para Outubro de 2020, e assim como o primeiro filme, será inspirado na HQ Lições de Lu e Vitor Caffagi.

 

Mas será que a Live-Action foi fiel a HQ? Confira a comparação:

ATENÇÃO: Contém spoilers de Turma da Mônica Laços. 

Diferenças

1 - Sem flashbacks

Em algumas situações da HQ, a história é ilustrada com um traço diferente. Logo no começo mostra o momento que o Cebolinha ganha o Floquinho, outro é quando a turminha se conhece, e por fim uma história que a Mônica conta sobre o pai dela. Essas 3 situações são ilustradas com o gracioso traço da Lu Caffagi. Porém elas não aparecem no filme.

FONTE: HQ Turma da Mônica Laços. 

2- O Louco

Um dos momentos mais engraçados do filme é aparição do Louco, Rodrigo Santoro fez um ótimo trabalho. Entretanto, na HQ laços ele não aparece, consequentemente o filme faz uma pequena adaptação de cena, colocando o Cebolinha para vigiar "a noite toda", ao invés do Cascão, como na HQ. 


3- O vilão

A maior diferença é o vilão, na graphic novel ele é um cara que vive no ferro velho, que maltrata e sequestra os cachorros. No filme, o sequestrador tem um motivo muito mais complexo para manter os cães presos.


FONTE: HQ Turma da Mônica Laços.

4- Planos infalíveis

Os planos são bastantes diferentes no quadrinho e no filme. A live-action busca deixar as coisas fantasiosas de lado e o momento do plano final as crianças precisam bolar um plano muito mais complexo para salvarem o Floquinho, e os demais animais. Além disso o Cebolinha precisa da ajuda dos amigos, enquanto na HQ o plano é totalmente dele. 


FONTE: HQ Turma da Mônica Laços. 

5- Primeiro Amor

No filme, há um pequeno romance introduzido entre a Mônica e o Cebolinha, com trocas de olhares ou uma pequena conversa que o Cebolinha tem com a sua mãe sobre ela achar que o filho implique com a Mônica por ter motivos a mais. 

6- Xábeu 

A forma como a garota aparece no filme é bem diferente, enquanto na obra inspirada, ela está sentada na casa dela falando no telefone, na adaptação ela está andando na rua, quando os meninos param para admirar a sua beleza. 


FONTE: HQ e filme Turma da Mônica Laços. 

7- Personagens 

Há personagens que não aparecem no filme, como é o caso da Denise e Carminha Frufru. 


FONTE: HQ Turma da Mônica Laços.

8- Laços

Enquanto na Hq a palavra Laços representa a amizade entre as crianças, no filme, a palavra ganha ainda mais sentindo com as crianças deixando laços amarrados nas ávore para marcarem o caminho na floresta. 

9- O contato com a morte

Uma cena pesada que não aparece no filme, é quando a turminha está na floresta e encontra um animal morto. No filme, tal cena pode ter sido evitada, para não chocar o público, especialmente as crianças.


FONTE: HQ Turma da Mônica Laços. 

Semelhanças

1-Cenas fiéis

Há cenas, que até o cenário e as situações se mantiveram iguais, uma delas é o momento em que o Titi e a Aninha estão juntos e o titi é acertado pelo coelhinho da Mônica, que está correndo atrás do Cascão e Cebolinha. 


FONTE: HQ  e filme Turma da Mônica Laços. 

2- Pequenos Vilões

Os meninos da Rua de Baixo e as meninas da Rua das Pitangueiras aparecem tanto na HQ, quanto no filme, como os pequenos vilões para a trama.


FONTE: HQ  e filme Turma da Mônica Laços. 

3- Um novo amigo

As crianças encontram um morador de rua, sendo que no filme ele parece bem mais amigável do que na HQ que ele demonstra está super incomodado com a presença delas.


FONTE: HQ Turma da Mônica Laços.

4- A história

Como o filme é inspirado, obviamente a história seria a mesma, apesar de algumas adaptações, o foco principal, que é a busca das crianças atrás do Floquinho, contínua, junto dos momentos na floresta, os pais preocupados, os cartazes colados, etc. 

X (Bônus) - Ilustração 

Uma das ilustrações da HQ é vista no filme, sendo uma das cenas mais lindas. 

 
REFERÊNCIAS
 
MARAFON, Renato. Saiba qual será a história de ‘Turma da Mônica 2: Lições’, Cinepop, Ago 2019. Disponível em: <https://cinepop.com.br/saiba-qual-sera-a-historia-de-turma-da-monica-2-licoes-219177>. Acesso: Ago 2019. 
 

 

 
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »