Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/05/2024 às 22h41min - Atualizada em 23/05/2024 às 21h25min

Como a Marvel se afundou?

Taís Wölfert - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Marvel / Reprodução: Screen Rant


Que jogue uma pedra quem nunca ouviu falar dos filmes e séries do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM ou MCU no inglês). Há cinco anos, Vingadores: Ultimato tomava as salas de cinema de todo o Brasil causando uma verdadeira comoção geral. Mas, uma pandemia logo depois, um multiverso conectado, roteiros e direções fraca e um CGI da mesma forma, colaboraram para uma queda gritante nas bilheterias desses filmes.



Quando os filmes do UCM começaram a juntar seus personagens, mostrar histórias que se ligavam ou ocorriam no mesmo universo simultaneamente, foi um boom para quem já acompanha essas produções, e chamou ainda mais público para todas elas. Tenho que admitir, eu estava na escola na época do primeiro Vingadores, lembro de pegar uma fila imensa para assistir e sair extremamente animada com a junção de personagens, o humor junto com boa música, ação e desenvolvimento fisgaram o público.

E essa ideia foi cada mais desenvolvida, mais personagens, mais histórias, mais ligações, filmes que faziam a gente teorizar e se empolgar, aquele personagem que a queríamos tanto ver de novo agora com mais tempo de tela. Tudo era novo e incrível. Lembro que as redes sociais só falavam disso quando saia algum trailer. As corridas para comprar ingresso e assistir antes para não tomar spoiler; era uma alegria imensa. Isso tudo chamou tanta a atenção que até a concorrente, DC Studios, quis surfar na onda.

Mas, como tudo na vida, esse entrelaçamento de história e personagens teve um porém, cujo qual gerou praticamente um esquema de pirâmide para esse universo. O que antes movia todo um público se tornou algo cansativo, e que demanda tempo. Agora, para entender um filme ou série é necessário assistir diversas outras produções, e convenhamos, algumas não são tão boas, nisso fica a reflexão: vale a pena?

As próprias bilheterias e críticas te respondem essa pergunta. O último filme lançado nos cinemas do UCM foi As Marvels, que teve uma bilheteria de US$ 205,8 milhões, pode até parecer alto, mas Vingadores: Ultimato faturou US$ 2,7 bilhões. Uma diferença e tanto, né? E claro que há quem diga que os filmes e séries só estão ruins “porque agora tudo é lacração, tudo é mimimi”, mas é preciso separar o joio do trigo. Os filmes decaíram em qualidade justo quando o UCM começou a colocar mais diversidade, mas isso é culpa de outra coisa.

Com a gama de filmes e séries que é lançada por ano, aquela escassez de produto que fazia com que os fãs debatessem e se animassem a cada lançamento caiu por terra. As pessoas hoje em dia falam que “largaram a Marvel”, “desistiram de acompanhar”. Até porque os roteiros são e sempre foram previsíveis nesse meio, mas antes havia mais espaço entre eles para que o público não se desgastasse com a repetição. Agora é simplesmente chato ver uma coisa que logo em seguida você vai ver de novo, afinal para entender um é preciso ver o outro. Além do que, “para que gastar dinheiro no ingresso do cinema, que é caro, se daqui alguns meses vai estar no Disney+”.


Fonte: Marvel / Reprodução: Omelete

Fonte: Marvel / Reprodução: Omelete


Com um universo cheio de dependências, roteiros fracos e que não são tão bem trabalhados como poderiam ser, direção que deixa a desejar em alguns pontos e um CGI que tem sido de dar dó em algumas produções (e sim, temos que entender o motivo disso, trabalhar demais sem o devido reconhecimento é bem complicado), o filme de lançamento mais recente que se salvou foi Guardiões da Galáxia 3.

Mas como tudo tem um porém, James Gunn que foi o responsável pela direção da trilogia, que também co-roteirizou os três filmes, debandou para a concorrência, a DC Studios. Deixando agora mais um buraco na Marvel, mas dando esperança para as produções da DC.

O fato é, a Marvel surfou e muito bem na onda que ela mesma criou, mas também está cavando a própria cova já tem alguns anos. A diversidade nas produções era para ser uma salvação, mas de nada vale se está lá apenas para mostrar que está lá. É preciso dar mais personalidade e distinção para cada uma dessas produções, isso foi feito em Miss Marvel, que mesmo com certos erros, tem um estilo totalmente próprio de funcionar que deveria ser mais explorado.

Marvel, Marvel, Marvel, por favor, se reinvente logo antes que seja tarde.


REFERÊNCIAS :
FRADE, Renan. Marvel tem futuro em xeque com queda de bilheteria e crise nos bastidores. Splash Uol. Disponível em: < 
https://www.uol.com.br/splash/colunas/na-suatela/2023/05/14/queda-marvel-filmesfuturo.htm#:~:text=Bilheteria%20dos%20filmes%20caiu %20ao,ocorreu%20entre%202016%20e%202019). > Acesso em: 13 de maio de 2024.

PALOPOLI, Ygor. Por que a Marvel está em queda nos cinemas?. Terra. Disponível em: <
https://www.terra.com.br/diversao/entretelas/colunistas/ygor-palopoli/por-que-a-marvel-esta-emqueda-noscinemas,94effa13470f7b84e103fa0f6caef7bd43a41nst.h tml > Acesso em: 13 de maio de 2024.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »