Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/08/2019 às 10h56min - Atualizada em 19/08/2019 às 10h56min

Hayao Miyazaki será homenageado com prêmio de Artista Visionário

Co-fundador do Studio Ghibli, Miyazaki receberá o prêmio Sklar Creative Visionary Award em outubro deste ano

Carolina Rodrigues - Editado por Bárbara Miranda
Neste ano, mais um prêmio entra para a conta de Hayao Miyazaki. Artista de grande prestígio mundial, o cineasta receberá o prêmio Sklar Creative Visionary Award no dia 25 de outubro.

O prêmio será entregue durante o jantar da instituição sem fins lucrativos, Ryman Arts. O intuito da condecoração é prestigiar pessoas que tiveram grande contribuição e as quais a liderança representa grande impacto para a comunidade artística. Ano passado, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, foi premiado. Hayao Miyazaki é a segunda personalidade a receber o prêmio.

“Seu incrível trabalho alavancou a arte do storytelling visual e influenciou todo o gênero de animação, ao mesmo tempo em que inspirou todos nós. Não consigo imaginar nenhum outro indivíduo que exemplifique tão fortemente a essência do Sklar e a criatividade visionária que este prêmio celebra”, afirmou Phil Hettema, presidente e diretor do Ryman Arts Board.

Miyazaki marcou a infância de muitos com suas animações cheias de reflexão. Ao todo, são 10 filmes e 11 séries para TV acumulados sob seu nome.

Além disso, o cineasta também é conhecido pela co-fundação, com Isao Takahata, do Studio Ghibli, referência internacional quando se trata de animações.

Hayao anunciou sua aposentadoria em 2013 durante o 70º Festival de Veneza, aos 72 anos. Anos mais tarde, em 2017, voltou atrás, abrindo mão da aposentadoria para fazer mais um longa-metragem de animação.

Dentre tantas produções marcantes, o cineasta é mundialmente conhecido pela animação “A Viagem de Chiriro”, que inclusive, foi a primeira animação “não-inglesa” a ganhar o Oscar de filme de animação em 2003 e o Urso de Ouro no Festival de Berlim. Em 2005, foi premiado com um Leão de Ouro em Veneza e em 2014 recebeu seu Oscar honorário.

FONTE: Medium.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »