Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/08/2019 às 20h02min - Atualizada em 25/08/2019 às 20h02min

Levando esperança através da leitura

Projeto de Extensão Leitura para Idosos promove momentos de inserção a cultura em São Miguel dos Campos, AL

Izabel Lopes - Lab Dicas Jornalismo
arquivo pessoal

O hábito da leitura é essencial para melhorar a escrita e fala, mas não apenas isso. Quando lemos, abrangemos os nossos conhecimentos e nos aproximamos da cultura.  A leitura também proporciona proximidade, afeto e visões diferentes do mundo. Uma coisa importante, que só a leitura possibilita, é o aproveitamento e abuso da imaginação. O hábito constante aflora a sensibilidade e sentidos. 

A leitura também é esperança, pois possibilita abrigo aos que se sentem sozinho. Pensando nisso, alunos do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), em São Miguel dos Campos/AL, através de um projeto de extensão, Leitura para Idosos, estão promovendo aos idosos um momento de cultura, arte e amor, tudo por meio da leitura.

Estimulando a criatividade dos idosos (Foto: arquivo pessoal)

O projeto surgiu no final de 2017, por iniciativa de duas ex alunas da instituição, que na época estudavam, e foi iniciado em março de 2018, no Lar para Idosos Joana Figueredo, em São Miguel dos Campos/AL.

De acordo com a orientadora do projeto, Talita Maria, os principais objetivos do projeto são:

“Promover a interação entre os idosos e os participantes do projeto, a melhoria de qualidade de vida e momentos de leitura, despertando assim, para os idosos, conhecimento e criatividade, e proporcionar momentos agradáveis de inserção ao mundo da leitura e a cultura”. 

Muitos idosos vivem em situações de vulnerabilidade extrema, e é comum encontrar muitos abrigos cheios deles. Isso se dá pelo abandono que, em muitos dos casos, é acometido pelos próprios familiares, além de muitos não terem desfrutado a oportunidade de estudar. A leitura, então, passa a ser um caminho para o conhecimento.

A assistente social, Iris Rodrigues, que trabalha há 8 anos no abrigo,  fala sobre a importância do projeto:

É de suma importância essa troca de experiência através da leitura e interação que o projeto proporciona. Isso fortalece a autoestima deles, o conhecimento com a leitura dos livros, com os jogos. O abraço e a visita são momentos especiais para eles”.

Os benefícios da leitura para idosos são amplos, como melhoria na comunicação, despertamento da criatividade e ajuda na memória. Para os idosos, a importância de conviver com pessoas mais novas é essencial, pois a maioria está fragiliza emocionalmente por ter sido vítima de maus tratos e abandono. Com isso, muitos ficam desacreditados e perdem a esperança de viver uma vida melhor. Infelizmente, muitos não valorizam a terceira idade e tratam os idosos com desprezo. A família, em boa parte das vezes, é a maior responsável.

Para Expedito Delfino, 70, que  está no abrigo há 8 anos, o projeto é muito especial:

"O pessoal do projeto conversa com a gente, traz informações que a gente nunca ouviu falar, faz a gente escrever poema. É muito maravilhoso! Eles sempre fazem perguntas para nós. Quando eles chegam, a gente fica muito feliz, pois a visita deles é muito importante e para nós, idosos, ter pessoas que nos dê instruções é muito importante”.  



Momento de leitura de poemas com os idosos (Foto: arquivo pessoal)

 

Criação da Biblioteca para os Idosos

Com o decorrer do projeto, surgiu a ideia de montar uma mini biblioteca para os idosos, para despertar ainda mais a vontade de ler. A biblioteca será estabelecida no abrigo, com vários tipos de leitura disponíveis. Todos os livros do acervo serão doados e qualquer pessoa pode fazer a doação.

Para Iris, a leitura permite que eles voltem a sonhar, e que passem a acreditar novamente que, mesmo numa certa idade, é possível sonhar e acreditar no amanhã melhor. 


Campanha para arrecadar livros (Arte/divulgação)

Andressa Teixeira, bolsista do projeto, fala sobre as mudanças nos idosos:
 

”Percebemos muitas mudanças ao longo do projeto, pois no início os idosos eram muito dispersos. Eles não conversavam entre si e, com o decorrer do projeto, eles começaram a evoluir, passaram a conversar entre si, participando do projeto, e isso contribui para dar liberdade a eles, coisa que só a leitura tem o poder de influenciar o comportamento”.

A leitura também pode ser acalento, amparo e até uma cura para alma. Geralmente, não é comum encontrar pessoas da terceira idade que tenham o hábito de ler. Em muitos casos, seria pelo fato de não terem tido a opção de estudar quando eram mais novos; em outros, porque os problemas de saúde impossibilitaram a continuação desse hábito que faz um bem enorme para as nossas vidas.


​Os idosos atentos a leitura da bolsista (Foto:arquivo pessoal)
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »