28/09/2019 às 10h26min - Atualizada em 28/09/2019 às 15h26min

Games modificados por causa do ataque às Torres Gêmeas

Você se lembra do 11 de setembro de 2001?

Pedro Dias - Editado por Igor Cartiê
Arte/site: Pleno News
Em 2001, os americanos presenciaram cenas chocantes do ataque às Torres Gêmeas em Nova York. O World Trade Center foi alvo de dois aviões colidindo nos maiores prédios dos Estados Unidos. Outro avião sequestrado por terroristas atingiu o Pentágono, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos em Washington.
 
Fonte: Agência Brasil 

O início do século 21 começou com uma das piores tragédias na história da humanidade. Ninguém poderia imaginar que aconteceria esse ataque em solo americano, nem os mais intensivos criadores de Hollywood teria uma cena dessas em filmes como “Poderoso Chefão”, “Scarface” ou até mesmo em “Rambo”. Já que por sua vez, contém muitas cenas de ação.
 
Após os ataques às Torres Gêmeas, vários filmes precisaram modificar trechos de algumas cenas, como é o caso do filme “Monstros S.A” e “MIB – Homens de Preto”.
 
Fonte: Youtube SaveRoomBR

Além dos filmes modificados, houve uma censura na indústria dos principais games da época. Com o atentado em NY e Washington, qualquer game que mostrasse ou fizesse referências ao terrorismo, seria modificado. Para os americanos, não era ideal ver esse tipo de cena.

 

Command & Conquer Red Alert 2

O segundo game da franquia de Command & Conquer Red Alert foi lançado em 23 de outubro de 2000 para PC. A história do game acontece em uma realidade alternativa pela qual às forças aliadas lutam contra a União Soviética pelo domínio dos continentes aliados. Após os ataques do 11 de setembro, o game passou por mudanças em relação à capa do game e na Box Art.

 
Fonte: Twitter Foone


Fonte: IMDB

A Box Art do game mostrava um avião em direção ao World Trade Center com explosões feitas no local. Já na capa do game, foram removidos todos os monumentos americanos. Incluindo a bandeira americana no tapa-olho do personagem. Por conta da sua semelhança aos ataques, não poderia circular nas lojas de games estas imagens. Para EA, era uma forma de desviar à atenção do conteúdo para que o game não fosse modificado por completo.

 

GTA 3

Previsto para ser lançado no dia 3 de outubro de 2001, com os ataques às Torres Gêmeas, a equipe da Rockstar precisou adiar o lançamento e modificar alguns detalhes de GTA 3.
 
Com a data alterada, GTA 3 foi oficialmente lançado em 22 de outubro de 2001. A equipe da Rockstar removeu diálogos dos pedestres e áudios na rádio por ter trechos violentos, como também a capa do game foi alterada, já que na própria imagem tinha explosões em meio ao cenário urbano.


À esquerda, a versão europeia. À direita, a versão americana. Fonte: Tecmundo

Os carros de polícia de Liberty City sofreram alterações, anteriormente, os veículos policiais eram da cor azul. Fazendo uma comparação com os carros originais da polícia de Nova York. Com a modificação, foi alterada para a cor preta. Em algumas edições europeias (PAL) de GTA 3, a cor azul nos carros da polícia de LC é mantido, sem nenhuma alteração.

Fonte: Youtube Vandim M

Fonte: Youtube Vandim M
 
A trajetória dos aviões foi alterada para que não fosse feita nenhuma associação com os ataques, ou seja, ao invés do avião passar entre os prédios ou até mesmo pela cidade, o avião trafega longe dos prédios e da cidade.
 
Uma das missões que fazia associação ao terrorismo foi removida. O protagonista Claude precisava explodir ônibus escolar, sem nenhuma criança, através do uso dos carrinhos explosivos de controle remoto.

Essa missão seria promovida pelo personagem Darkel. Nos arquivos do game você ainda encontra o personagem Darkel, porém antes de ser lançado, Darkel foi removido.

 
Personagem Darkel. Fonte: GrandThefWiki

 

Twisted Metal: Black

Em uma das missões do game, o jogador precisa derrubar o avião com tiros e mísseis para desbloquear o carro “Yellow Jacket”. Após atingir o avião, a aeronave bate no prédio e explode. Na versão europeia, é cortado essa missão e as cenas violentas envolvidas. Na maioria das cópias americanas ainda mantém essa missão e as cenas.  
 

Fonte: Youtube Save Room BR


Fonte: Youtube Save Room BR

 

Spider Man 2: Enter Electro

A Activision removeu qualquer conteúdo semelhante aos ataques. O nome das fases foi alterado, originalmente, a primeira versão de Spider Man 2 tinha nomes com leves referências que podiam ser comparadas aos ataques: “Crash Flight” passou para “Wind Tunnel”.

Fonte: Youtube GameRaveTV

A batalha final do game aconteceu nas Torres Gêmeas, mas para evitar qualquer semelhança, na edição modificada uniu os prédios e a cutscene do Homem Aranha indo em direção ao vilão foi cortada.

Fonte: Youtube GameRaveTV

Fonte: Youtube GameRaveTV

 
Referências:
11 de setembro: tudo mudou também nos games. 2011. Disponível em <https://tecnoblog.net/76760/games-11-de-setembro/> Acessado em 18. setembro. 2019.

Como o 11 de setembro mudou o GTA 3? 2017. Disponível em <
https://www.youtube.com/watch?v=i0uhttTVIDA&t=166s> Acessado em 18. setembro. 2019

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »