Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/09/2019 às 00h00min - Atualizada em 28/09/2019 às 00h00min

Terapeuta lança livro infantil sobre constelação familiar

“O meu lugar” é o primeiro livro escrito para crianças sobre constelação familiar

Neila Grenzel - Editado por Letícia Agata
Athyla Borges
Cargas emocionais podem ter raízes em comportamentos de nossos familiares de gerações passadas. Constelação familiar, método psicoterapêutico, é a terapia que ajuda o paciente a compreender esta relação, que na maioria das vezes existe de forma inconsciente dentro da gente. Como uma criança entenderia isso? Bom, essa é a pergunta central que deu vida ao livro infantil “O meu lugar: constelação infantil para crianças”. Escrito pela terapeuta e consteladora familiar, Géssica Cristina, o livro é inédito dentro do gênero.

Dentro das 24 páginas, além do texto lúdico em primeira pessoa, há também ilustrações de Ana Paula Azevedo. O livro busca mostrar à criança o que é constelação familiar e o seu lugar na dinâmica familiar: ser criança. A autora afirma que “o livro é terapêutico, para pais e filhos. Se as pessoas se abrirem para ele, vai deixar aquele quentinho no coração, cobrir os laços familiares de amor. Vai fazer com que a criança tenha uma vida mais leve, saiba do seu lugar e possa crescer já no seu lugar”.

A ideia para o livro surgiu em dezembro de 2018, pela demanda de dúvidas de suas seguidoras nas redes sociais, e foi em junho que os rascunhos saíram do papel. O processo criativo durou 40 dias. A criação do texto foi rápida, como afirma Géssica, pois desde o nascimento das primeiras ideias a autora já fazia anotações. Em parceria com a ilustradora, a autora conta que buscou quebrar padrões, sendo a personagem principal do livro uma criança, mas com vários rostos ao decorrer da história. Bebe, menina, menino, branco e negro.

Trecho do livro

Trecho do livro


Trecho do livro "Meu lugar" (Foto: Reprodução)

O livro foi lançado nas primeiras semanas de setembro. Em primeiro momento o lançamento ficaria restrito ao online, nas redes sociais da terapeuta. Mas, a pedido de amigos e colegas próximos, foi organizado um lançamento presencial em Santa Rita Do Araguaia/GO, cidade na qual Géssica mora. Na ocasião a autora leu trechos do livro, ministrou uma curta palestra sobre a importância de a criança ser criança e abordou formas de lidar com seu filho diante de uma separação.

Adriana Porto, empresária, esteve presente no evento e adquiriu uma edição do livro. Ela conta que já teve a oportunidade de participar de uma sessão de constelação familiar, que a auxiliou bastante a lidar com questões internas e espera que o livro quebre o misticismo que existem em torno da terapia.

Géssica conta que tem ideias para mais três livros, mas são projetos de longo prazo para o ano que vem. Até lá, você pode ler “Meu lugar”, que está à venda na plataforma minha loja UOL e nos mercados de Santa Rita do Araguaia/GO e região.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »