Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/10/2019 às 08h25min - Atualizada em 12/10/2019 às 08h25min

Criança consome conteúdo no Youtube e o aprendizado é NERD

Fernanda Simplicio - Editado por Bárbara Miranda
Que as crianças são hiperconectadas, high techs e que estão sempre cheias de inovação nós já sabemos, o que ainda não sabemos é como redimensionar todas essas possibilidades do mundo virtual para um aprendizado e comunicação efetiva dos nossos pequeninos.
 
O Youtube se tornou uma ferramenta de propagação de conteúdo muito importante para essa fase da vida. As crianças aprendem, de modo intuitivo, navegar na plataforma de compartilhamento de vídeos e lá elas vivenciam diversas reações cotidianas. Elas acompanham a vida dos seus ídolos, aprendem conteúdos escolares, se distraem e ainda pesquisam sobre curiosidades da vida.
 
Falando em curiosidades da vida, existe um canal no Youtube que há mais de 10 anos conversa com as crianças sobre as curiosidades do cotidiano, como são construídas as coisas ao seu redor, dúvidas sobre diversas situações e como fazer “ciência” sem nem precisar sair de casa. Estamos falando do canal Manual do Mundo.
 
O Manual do Mundo é um canal de conteúdos educativos e de entretenimento voltado para o público infantil. Ativo desde 2008, o canal é produzido pelo jornalista Iberê Thenório e a sua esposa, a terapeuta ocupacional, Mariana Fulfaro. Com quase 13 milhões de inscritos, o canal se configura como o maior canal de ciência e tecnologia do Brasil. A publicação de vídeos acontece todas as terças, quintas e sábados, a partir das 11h30.

800

800


FONTE : Visualização do canal Manual do Mundo.

 
Nesses vídeos, é possível entender como é feita uma máquina de refrigerantes, como abrir uma melancia com uma moeda ou como fazer um arco-íris de açúcar. A missão do Iberê e da Mariana é propagar informação, de forma simples e que dialoguem com o cotidiano do seu público. Além desse conteúdo, o casal de “nerds” realiza oficinas com o público infantil sobre suas experiências científicas, palestras sobre a educação na era da internet, além do website que hospeda todas as informações sobre o projeto conduzido por eles.
 
E para se mostrar em múltiplas plataformas, o Manual do Mundo também virou livro em 2014 e também se tornou uma série televisiva em um canal de televisão a cabo.
 
De acordo com o Google, Iberê Thenório é a sétima personalidade mais admirada dos jovens brasileiros e um dos cem brasileiros mais influentes do ano, segundo o prêmio Época 2014.
 
Dentro desse período de Dia das Crianças, precisamos pensar em como a educação pode estar presente em múltiplas plataformas e principalmente, dentro do campo digital. O Manual do Mundo é um exemplo disso. Dá para fazer conteúdo infantil, nerd, inteligente e principalmente, educativo neste campo tão gigante como a Internet.

Serviço:
Conheça um pouco sobre o Manual do Mundo
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »