Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/10/2019 às 21h17min - Atualizada em 26/10/2019 às 10h17min

Conheça o Catarse, projeto que faz sonhos saírem do papel

Entenda como funciona um dos principais Crowdfunding do Brasil e conheça alguns dos projetos realizados graças à iniciativa

Brenda Bertoldo - Editado por Bárbara Miranda


Imagem da plataforma. /FONTE : Site do Catarse.
 
O Catarse é uma plataforma online de financiamento coletivo, que surgiu em 2011, tendo como objetivo apoiar o desenvolvimento e realização de diversos projetos criativos em todo o país, desde os pequenos aos mais astuciosos, e de áreas diversas, dando-lhes a chance de sair de fato do papel e abrindo espaço para a pluralidade de ideias, levando as pessoas a apoiarem as de maior afinidade.
 
Inicialmente tudo fluía bem para o Catarse, até que chegou o ano de 2015. Com a crise instalada no país e a concorrência crescente de outras plataformas, como a Benfeitoria e a Kickante, acreditaram que mais contratações resolveriam, como disse o CEO da plataforma, Rodrigo Machado, ao site Projeto Draft: “O grande problema de 2015 foi esse: contratamos bastante, mas mantivemos uma postura reativa. Ficávamos esperando as demandas para ‘atacar’. Tudo isso causou uma disrupção no nosso caixa. Queimamos recursos e terminamos o ano com prejuízo significativo”. Assim, acabaram buscando como solução o fim dos escritórios físicos, migrando para o home office, e a automatização do atendimento.

Atualmente o crowdfunding, com equipe reduzida e espalhada por algumas cidades, trabalha da seguinte forma: o idealizador coloca seu projeto, estipula o valor necessário para a elaboração do projeto para que outras pessoas, ou até mesmo empresas, colaborem na arrecadação. Um forte exemplo é o que se convencionou chamar de Jornalismo Independente, do qual o “financiamento de multidão” é um forte apoiador.  Nem todo mundo consegue atingir sua meta, mas o site teve um crescente nos últimos anos nesse aspecto, mesmo com a redução do número de projetos. Existe ainda as assinaturas, que conectam as ideias com o público interessado. Nelas é possível que o idealizador receba pagamentos mensais e, em troca, crie conteúdo exclusivo para alimentar o portal.

Alguns projetos de destaque do ano de 2018 vieram do Universo Geek. A CAPCOM e a WarpZone, por exemplo, se uniram para lançar um livro sobre o jogo clássico Street Fighter. Além dele, o livro chamado Lendas, com ilustrações de vários quadrinistas brasileiros sobre 50 personagens do nosso folclore, produzido pela Chiaroscuro Studios. Ambos obtiveram sucesso. Existem muitas outras invenções no Catarse esperando para se concretizar. Que tal se tornar mais um apoiador? Ou quem sabe tirar um projeto seu de dentro da gaveta?  Seja música, jornalismo, arquitetura, ativismo, o Catarse é como uma grande alavanca de sonhos.

 Imagem do livro Lendas. /FONTE: Catarse.


REFERÊNCIAS
 
CATARSE.PROJETOS DE 2018, Disponível em <https://ano.catarse.me/2018#projetos >.Acesso 15 de setembro de 2019.
 
PROJETO DRAFT.O CATARSE ENTROU EM CRISE POR REESTRUTURAÇÃO E AGORA SE PREPARA PAR ALCANÇAR ARRECADAÇÃO RECORDE, Disponível em <https://projetodraft.com/o-catarse-entrou-em-crise-passou-por-reestruturacao-e-agora-se-prepara-para-alcancar-arrecadacao-recorde/ >. Acesso 14 de setembro de 2019.
 
WIKIPÉDIA. PROJETO CATARSE, Disponível  em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Catarse >.Acesso 16 de setembro de 2019.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »