Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/11/2019 às 23h22min - Atualizada em 18/11/2019 às 23h22min

Consciência Negra: filmes que você deve assistir

Fernanda Nogueira
Fonte: Arte de Romulo Arruda

O dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional no dia 20 de novembro. A data é uma referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, um negro pernambucano que lutou contra a escravidão no Nordeste e se tornou um exemplo para o povo negro. A abolição da escravidão foi no dia 13 de maio de 1988, mas a busca pelos direitos e o combate à discriminação se prolongam até os dias de hoje, como é representado em alguns filmes e séries.  

Buscando valorizar a cultura negra e trazer reflexões sobre a luta diária dessas pessoas contra o preconceito, indicaremos alguns filmes para assistirem no dia da Consciência Negra e em todos os outros dias. 

 

Histórias Cruzadas 



Fonte: Divulgação/ Adoro Cinema 

O filme lançado no Brasil em 2012 conta com um time de peso, Viola Davis (Annalise Keating em "How To Get Away With Murder), Octavia Spencer (Dorothy Vaughn em "Estrelas Além do Tempo") e Emma Stone (Mia em "La La Land"). Histórias Cruzadas, em inglês The Help, conta o dilema das empregadas negras de uma cidade no sul dos Estados Unidos na década de 60, época em que ocorria a separação de locais para pessoas negras e brancas através das leis de Jim Crow. A história conta sobre Skeeter (interpretada por Emma Stone), uma menina branca da sociedade decidida a se tornar escritora. Com o objetivo de escrever algo realmente relevante, a personagem passa a entrevistar mulheres negras da cidade que abriram mão de suas vidas para cuidar dos filhos de pessoas brancas da alta sociedade. 

 

Selma – Uma luta pela Igualdade 

 


Fonte: Divulgação/ Adoro Cinema

Em Selma, lançado em 2014 nos EUA, é apresentada a vida de Martin Luther King Jr., um pastor que lutou pelos direitos civis e igualdade racial, sendo um dos maiores representantes do movimento negro nos Estados Unidos. No filme, observamos as marchas que Luther King e manifestantes pacifistas realizaram na cidade de Selma, Alabama, em direção a capital do estado, Montgomery, em 1965. A caminhada foi em favor de direitos eleitorais igualitários para a comunidade negra norte americana. 
 

E se você não dispensa uma recomendação de uma nova série para adicionar à sua grade, prepare a maratona:
 

Cara Gente Branca 

 


Fonte: Divulgação/ Adoro Cinema

Cara Gente Branca, em inglês Dear White people, é uma série da Netflix que mostra um grupo de alunos negros que estudam em uma faculdade de elite predominantemente branca e que precisam lidar diariamente com o racismo e o preconceito dos colegas. A série foi lançada em 2017 e conta com três temporadas que mostram os lados mais ocultos do racismo. Cara Gente branca é uma trama juvenil e divertida, mas que enfatiza sobre a forma como os personagens lidam com a discriminação da sociedade. 

  
 

REFERÊNCIAS:  

Consciência Negra. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/consciencia-negra/> Acesso em 18 de novembro de 2019. 

Dia Nacional da Consciência Negra. Disponível em: <https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-da-consciencia-negra/> Acesso em 18 de novembro de 2019. 

V Semana da Consciência Negra debate os 130 anos da abolição da escravatura. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/v-semana-da-consciencia-negra-debate-os-130-anos-da-abolicao-da-escravatura/?utm_medium=ppc&utm_source=onesignal&utm_campaign=push&utm_content=onesignal> Acesso em 18 de novembro de 2019. 

“Cara Gente Branca”: os lados menos óbvios do racismo (e um soco no estômago). Disponível em: <https://www.vix.com/pt/series/545049/cara-gente-branca-os-lados-menos-obvios-do-racismo-e-um-soco-no-estomago> Disponível em 18 de novembro de 2019.  

Histórias Cruzadas. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-176673/> Acesso em 18 de novembro de 2019. 

Selma – Uma Luta pela Igualdade. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-175581/> Acesso em 18 de novembro de 2019. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »