Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/12/2019 às 22h57min - Atualizada em 07/12/2019 às 22h57min

Jaspion vai ganhar filme totalmente brasileiro

Série japonesa que foi fenômeno nos anos 80, vai ganhar adaptação cinematográfica em comemoração aos 30 anos de sua estreia

Jonathan Rosa - Editado por Milena Iannantuoni
Fonte: Toei Company/ Reprodução: @ofantasticojaspionbrasil
O consagrado seriado Jaspion ganhará uma versão brasileira produzida pela Sato Company, em uma iniciativa que visa comemorar os 30 anos da exibição do seriado japonês no país. A versão atualizada de Jaspion sofreu muitos atrasos, mas foi confirmada pela produtora na CCXP 2019.
 
Na série original, Jaspion um é órfão que foi criado e treinado pelo sábio Edin, em seu planeta natal. O herói chega à Terra a bordo da nave-robô Daileon acompanhado pelo androide Anri e a mascote Miya.

A missão do herói é enfrentar o maléfico Satan Goss, vilão feito de toda a maldade do universo e seu filho MacGaren. Jaspion acaba fazendo amigos como o detetive Boomerman e a família Nambara que passam a acompanhá-lo em suas aventuras para proteger o planeta Terra.
 
Jaspion estreou na extinta TV Manchete em fevereiro de 1988, (dois anos após o cancelamento na terra do sol nascente). O seriado japonês, que mostrava um herói usando armadura poderosa e um robô gigante lutando contra vilões, cativou o público da época e se tornou fenômeno de audiência.

Até o final dos anos 80, seriados e filmes japoneses não chegavam com frequência ao Brasil e pouco se sabia sobre essas produções. Após o sucesso de Jaspion se tornando cada vez mais comum e popular esse tipo de série, causando uma forte mudança no mercado. Os chamados tokusatsus, produções que usam efeitos especiais, ganharam espaço na grade das emissoras brasileiras fazendo parte da infância e adolescência de toda uma geração.

Em seu auge, a série chegou ao primeiro lugar na audiência brasileira, batendo inúmeras novelas das emissoras concorrentes.

Desde 1994, o seriado já foi reprisado por outros três canais, e pode ser assistida hoje em dia na Rede Brasil, além de estar disponível completa na plataforma de streaming da Rede Record, o PlayPlus.
 


O FILME BRASILEIRO


Fonte: Toei Company/ Reprodução: @ofantasticojaspionbrasil

A Sato Company anunciou em 2018 que vai lançar um filme da série inteiramente rodado no Brasil. O longa ocorrerpa em homenagem aos 30 anos da série do herói nipônico.

Foi divulgado no painel da Toei Company na Rio2C, em abril, que Rodrigo Bernardo (Talvez uma História de Amor, 2018) será o diretor da versão brasileira.
 
O ator que fará o personagem principal ainda não foi escolhido, mas a história mostrará que o herói é brasileiro com descendência oriental. Rodrigo não deu mais detalhes, mas afirmou que a trama fará sentido para os fãs.

E garante que para os personagens haverá nomes desconhecidos e famosos, mas sabe que a pouca diversidade de atores asiáticos na indústria brasileira e que isso pode ser um fator ruim na hora da escolha do elenco. "A gente tem pouco talento asiático, mas o casting não vai ser limitado", afirmou.
 
O remake tem o aval da Toei Company, produtora original de Jaspion, conforme explicou Shinichiro Shirakura, produtor-executivo da empresa:
"Este é o melhor momento para lançarmos o filme, são 110 anos de imigração japonesa no Brasil e 30 anos da série. Nosso parceiro para essa produção é a Sato, que conhece o mercado há mais de três décadas, tendo sido a grande responsável pela introdução do conteúdo japonês no Brasil."
 
Os roteiristas vão ter liberdade na hora de escrever o roteiro e pretendem homenagear o seriado de 1985 além de criar novos personagens. Hikaru Kurosaki, foi o ator que deu vida à Jaspion na série original e Nelson SatoCEO – Sato Company, pretende convidá-lo para participar do filme. "Seria uma honra", afirmou o produtor.

As gravações vão acontecer, originalmente em São Paulo, mas isso pode mudar no roteiro.
 
O diretor promete que os efeitos vão ser uma mistura dos anos 80 com algum toque mais moderno e atual, misturando nostalgia e tecnologia. Nelson pretende modernizar a armadura do herói para o filme. 

"Ainda não dá para dizer como o filme vai ficar, mas vai ser uma homenagem aos 30 anos de Jaspion e a carreira dele no Brasil, além de ser o primeiro filme de ficção científica desse tipo feito no País", conta Sato. "A ideia é agradar ao público que cresceu com Jaspion, que hoje tem 30, 40 anos, é casado e tem filhos. E tentar buscar os jovens, que estão antenados com a Marvel", Concluiu.
 
Ainda de acordo com Sato, seriam gastos inicialmente cerca de US$ 2 milhões (em torno de R$ 7,5 milhões de reais) para produção total do filme, que é um orçamento médio para produzir um filme no Brasil.



Painel com Rodrigo Bernardo e Yusei Nagamatsu na CCXP (Imagem: Marcelo Paixão/ Divulgação UOL)

 
Um dos destaques da no Painel Sato Company na CCXP 2019, foi a armadura oficial do herói em exposição, a Metaltex, modelo utilizado em cenas mais escuras, onde a vestimenta precisava ter maior destaque que os elementos em cena. Uma de suas mais memoráveis aparições aconteceu no episódio. 45, durante a luta entre Jaspion e o vilão MacGaren.
 
Além, é claro, da presença do Nelson Sato (CEO – Sato Company e produtor do filme), Yusei Nagamatsu (gerente sênior da Toei Company) e Rodrigo Bernardo (diretor do filme), para falarem tudo sobre o longa. A conversa ocorreu no sábado dia 7 no Auditório Ultra.
 
Na ocasião, Nelson comentou sobre as expectativas da produção. “Vamos tomar muito cuidado. Tratando com carinho e respeito aos fãs, queremos entregar um produto bom. O Brasil não tem histórico de filmes de heróis com efeitos, então estamos com carinho.”
 
Depois de alguns imprevistos e adiamentos a produção ainda está no início, sem correria o que importa é a qualidade. “Tem que ser no mínimo foda. A fase eu estamos é de financiamento e roteiro”, disse Rodrigo Bernardo.
 
“Nessa busca pela qualidade já conversamos com três empresas de fora para trazer algo de alto nível para o projeto.” Conclui o diretor.
 
A data de estreia da série ainda é uma dúvida, mas pelas redes sociais do filme será possível acompanhar o andamento das filmagens (quando elas começarem de fato).

 
 
Armadura Metaltex, exposta na CCXP (Fonte: @ofantasticojaspionbrasil)



REFERÊNCIAS
 
Sato Company apresenta filme O Fantástico Jaspion e armadura oficial da série na CCXP19. GKPB. Disponível em: <https://geekpublicitario.com.br/42908/sato-company-fantastico-jaspion-armadura-ccxp/> Acesso em 06 de dezembro de 2019

Jaspion vai ganhar filme e mangá brasileiros 30 anos após estreia.  R7. Disponível em: 

<https://entretenimento.r7.com/cinema-e-series/jaspion-vai-ganhar-filme-e-manga-brasileiros-30-anos-apos-estreia-06102019> Acesso em 06 de dezembro de 2019

6 fatos sobre o filme do Jaspion que será produzido no Brasil. BLASTINGNEWS. Disponível em: <https://br.blastingnews.com/curiosidades/2019/03/5-fatos-sobre-o-filme-do-jaspion-que-sera-produzido-no-brasil-002861939.html> Acesso em 06 de dezembro de 2019

Versão brasileira de ‘Jaspion’ chegará aos cinemas em 2020. MUNDO-NIPO. Disponível em: <https://mundo-nipo.com/variedades/10/02/2019/versao-brasileira-de-jaspion-chegara-aos-cinemas-em-2020/> Acesso em 06 de dezembro de 2019

Filme brasileiro do Jaspion contrata diretor. OMELETE. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/filmes/filme-brasileiro-do-jaspion-contrata-diretor> Acesso em 06 de dezembro de 2019

Jaspion Brasileiro - O Filme. YOUTUBE Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UF7MM7klmhs> Acesso em 06 de dezembro de 2019
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »