Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/02/2020 às 10h41min - Atualizada em 03/02/2020 às 10h41min

A Música Popular Brasileira na década de 1930

Conheça o início da "Era de Ouro da Música Popular Brasileira"

Luís Mário Miranda - Editado por Alinne Morais
Artistas posam nos bastidores do “Programa Casé”, em 1932. Foto: Iconographia

A década de 1930, assim como as outras, tem sua importância na história do Brasil e do mundo. Os acontecimentos marcantes desta época, sejam eles políticos ou sociais, traçou rumos que mudaram a realidade do mundo e do nosso país. Em contrapartida, época cheia de ‘glamour’, de charme. O cinema, as danças e sem esquecer das estupendas músicas. Há muitos meios de contar as histórias que o nosso país guarda e o avanço musical da época é uma dessas maneiras, já que a cultura foi uma “partícula de paz”. A música popular brasileira sempre foi esplêndida no quesito de personagens importantes para seu desenvolvimento, comparando-a com outro ramo prodígio aqui no nosso país, o futebol. 


São varia as décadas e gerações que marcam a nossa história musical, encontrando e envolvendo-se com lutas por direitos iguais e manifestações políticas - é o caso da Tropicália, um movimento cultural brasileiro que surgiu sob influência das correntes artísticas da vanguarda e do ‘pop’ nacional. Os anos 30 também têm histórias e figuras marcantes para época, a chamada “Era de ouro da música popular brasileira” - período que vai de 1930 a 1945. Esse tempo de 15 anos é marcado pelo: cultivo dos estilos regionais, arranjos mais complexos e a ascensão do samba, do frevo, do chorinho e da marcinha como os estilos mais populares. 

O título “Era de ouro da música popular brasileira” se dá pelo fato de ter sido uma época onde floresceu uma geração que ficou marcada eternamente na história da música brasileira. Grandes compositores consolidaram a música na época, como Noel Rosa, Assis Valente, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Wilson Batista, Ataulfo Alves, David Nasser, Haroldo Lobo, entre outros. Destacando intérpretes como Francisco Alves, Orlando Silva, Sílvio Caldas, Mário Reis e entre as mulheres Aurora Miranda, Carmen Miranda, Dircinha Batista, Marília Batista, Linda, dentre outras. Todos  grandes compositores com sucessos que até hoje vivem no repertório musical nacional. “Carinhoso”, de Pixinguinha; “Com que roupa”, de Noel Rosa; “Camisa listrada” e “Boas Festa”, de Assis Valente, enfim. Uma extensa lista de sucessos. 


Noel Rosa. (Foto: Iconographia)


 
 Dorival Caymmi (Foto: Iconographia)
 

O rádio foi o principal veículo de comunicação de massa do Brasil entre 1930 e o início da década de 1960 já que, naquela época, não se tinha televisão. Computador, celular, eram coisas de ficção científica. Por tanto, o rádio foi o veículo de divulgação da música na Era de Ouro. Um outro meio importante foi o disco que, aos poucos, tornou-se acessível a todos.   

Uma das cantoras que mais se destacou na época foi Carmen Miranda. A filha de imigrantes portugueses, sempre quis ser atriz, então, nas horas vagas, cantava e dançava para animar pequenas festas. Foi o compositor Josué de Barros que a levou para apresentar-se em teatros e clubes, sendo assim, oficialmente o início da sua carreira. Estreou como cantora na Rádio da Sociedade, gravou seu primeiro disco com as músicas “Triste Jandaia” e “Iaiá, Ioiô” mas o seu grande sucesso veio com o chorinho “Pra você Gostar de Mim”, que ficou conhecida como “Taí”, escrita especialmente para ela por Joubert de Carvalho

Carmen Miranda cracterizada de Baiana, vizual que ela carregou até o fim da vida. Foto: Domínio Público 

Em 1936, Carmen Miranda estreou no cinema com a comédia musical “Alô, Alô Carnaval”, em 1939, ela brilhou em outra comédia musical “Banana de Pixe”, quando apareceu caracterizada de Baiana, adotando o visual até o fim de sua vida. Além do cinema, Carmen também participou de shows na Broadway, sendo isso a sua porta de entrada para os Estados Unidos da América. Foi ela a primeira artista sul-americana a ter o nome na Calçada da Fama em Hollywood. Carmen Miranda é tida como a musa da “Política da Boa Vizinhança” que estabelecia relações políticas estadunidenses com os países da América Latina. 


Cartaz do Filme 
Alô, Alô Carnaval (1936)




REFERÊNCIAS

E-BIOGRAFIA. Carmen Miranda. Disponível em:<https://www.ebiografia.com/carmen_miranda/>. Acesso em: 23 de Jan. 2020. 

ENCONTRO RADICAL. A Década de 1930 e a Canção Popular Brasileira. Disponível em:<http://encontroradical.blogspot.com/2011/12/decada-de-1930-e-cancao-popular.html?m=1>. Acesso em: 23 de Jan. 2020. 

MEMORIAL DA DEMOCRACIA. A Era do Rádio. Disponível em:<http://memorialdademocracia.com.br/page/a-era-do-radio>. Acesso em: 23 de Jan. 2020. 

MEMORIAL DA DEMOCRACIA. A Época de Ouro da Música Popular. Disponível em:<http://www.memorialdademocracia.com.br/cultura/era-de-ouro>. Acesso em: 23 de Jan. 2020. 








 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »