Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/02/2020 às 12h12min - Atualizada em 02/02/2020 às 12h12min

Quem foi São Sebastião?

Descubra a história do santo defensor dos cristãos

Mayra Albernaz - Editado por Mário Cypriano
São Sebastião foi um mártir e santo cristão. Nasceu na França em 256 d.c e mais tarde mudou-se para Milão na Itália onde cresceu, estudou e optou por seguir a carreira militar como seu pai. O nome Sebastião é uma derivação do termo grego Sebastos que é o mesmo que "divino". Sebastião foi um soldado que serviu o exército romano e que tinha como como propósito o ideal de afirmar o coração dos cristãos que se enfraqueceram devido às torturas sofridas. No exército romano, chegou a ser capitão da 1° guarda pretoriana. Esse cargo só era ocupado por pessoas ilustres, dignas e corretas. Sebastião era muito dedicado à carreira, tendo o reconhecimento dos amigos e até mesmo do imperador romano, Maximiano.

Martírio de São Sebastião

A fama de benfeitor dos cristãos se espalhou e Sebastião foi denunciado ao imperador. Este, que perseguia os cristãos do seu exército, tentou fazer com que Sebastião renunciasse ao cristianismo, mas diante do imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte. Seu corpo foi amarrado a uma árvore e alvejado por flechas.

Todavia, uma cristã que passava pelo local, chamada Irene, o socorreu. Mesmo sem conhecê-lo, ela levou Sebastião para sua casa e cuidou de seus ferimentos. Curado, Sebastião continuo seu trabalho de evangelizar e procurou o imperador para pedir que ele parasse de perseguir e matar aqueles que seguiam a palavra de Cristo. Mais uma vez o imperador mandou que o matassem e o jogassem em uma fossa para que não fosse encontrado. Sebastião foi canonizado por aclamação popular e ganhou do Papa Caio o título de defensor da Igreja de Cristo. Ele virou um exemplo de coragem e amor ao próximo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »