06/02/2020 às 22h16min - Atualizada em 06/02/2020 às 22h16min

Conheça a Gwenpool, a versão alternativa do Deadpool

A personagem que é a maior fã dos quadrinhos da Marvel

Ernandes Silva - Editado por Milena Iannantuoni
Fonte: Marvel Comics/ Reprodução: Observation Deck
Em meio a vários heróis no universo dos quadrinhos da Marvel, há versões femininas de personagens populares como é o caso da Mulher-Hulk, X-23, Resgate, A Poderosa Thor (Jane Foster). A mais recente a ser criada foi a Gwenpool, “uma versão alternativa do Deadpool”, que ganhou popularidade entre os fãs de quadrinhos. E que vai além de uma junção do mercenário tagarela com o grande amor do Peter Parker, a Gwen Stacey.

Criação e primeira aparição



Capa variante da revista Deadpool Guerras Secretas (Fonte: Marvel Comics) 

Com o sucesso crescente da Gwen Stacey como Aranha-Fantasma (popularmente conhecida Spider-Gwen), a Marvel Comics decidiu fazer uma brincadeira com a personagem.

Todos os seus títulos publicados em agosto de 2015 receberam capas variantes dos personagens
– como o Doutor Estranho, Magneto, Wolverine, Capitão América - com a Gwen Stacey. E um desses foi o querido mercenário tagalera, em Deadpool Guerras Secretas #2 por Chris Bachalo. 

O sucesso foi tão grande que até cosplays dessa versão alternativa foram feitos, chamando a atenção da editora para desenvolvê-la melhor. E foi em uma HQ do Howard, o Pato que a Gwenpool teve sua primeira participação no universo Marvel, além de também ter a sua história de origem contada.

Do mundo real para o fictício

Imagem da história em quadrinhos do Howard (Fonte: o Pato/ Reprodução Marvel Comics)

Ao contrário do que parece, o verdadeiro nome dela não é Gwen Stacey, e sim Gwendolyn “Gwen” Poole. Gwen é uma garota que veio do mundo onde não existem humanos com poderes (como o nosso mundo), para o universo do quadrinhos da Marvel, a Terra 616, após os eventos da crise multiversal vistos na saga Guerras Secretas (2015).  

No meio tempo em que Gwen Poole vai se adaptando a Terra 616, ela decide se tornar uma mercenária para conseguir dinheiro. Após ir numa alfaiataria, a costureira
– ao ver o sobrenome da garota –  acha que há algum parentesco com o mercenário tagarela e confecciona um traje parecido com o dele, só que rosa e branco.

Após a sua estreia, os leitores pediram mais histórias da personagem e em abril sua própria revista solo foi lançada, denominada The Unbelievable Gwenpool. Na qual, outros personagens da editora faziam participações nas histórias, como é bastante recorrente nas revistas.

Habilidades únicas


(Fonte: Marvel Comics/ Reprodução: Legião dos Heróis)

Esta "heroína" é diferente do Deadpool e da Spider-Gwen, pois não possui um super fator de cura ou pode escalar paredes e lançar teias, ou seja, não possui nenhuma super habilidade. Porém, sendo uma grande fã do universo Marvel, ela sabe sobre as identidades secretas de muitos personagens. O que lhe dá certa vantagem durante os combates, e assim podendo "quebrar a quarta parede" e interagir com o leitor, como o Deadpool também faz. Outra habilidade dela é o manuseio de armas diversas, o que garante mais um pouco de vantagem contra seus oponentes.

Sem medo e imprudente


(Divulgação: Marvel Comics)

A menina acredita que nada que presencia é real, que não passa de uma ficção e que não há consequências para as suas atitudes tomadas. Por ter essa crença, ela é destemida, o que lhe dá mais uma vantagem sobre quem está enfrentando. Mas também pode ser mortal para os envolvidos, já que por não ter medo algum, ela age com muito descuido.

Lutou contra o Papai Noel


Capa da revista Gwenpool Holiday Special: Merry Mix Up (Fonte: Marvel Comics)
 
Em uma edição comemorativa de fim de ano, Gwenpool Holiday Special: Merry Mix Up publicada em dezembro de 2016, a garota mercenária descobre que o Papai Noel alterou o tecido da realidade, substituído vários feriados com o intuito de conseguir tirar umas férias.

Digna do Mjolnir?


Imagem da HQ Gwenpool Strikes Backs (Fonte: Marvel Comics)

Em uma das suas aventuras, a jovem já foi capaz de erguer o martelo do Thor, o Mjolnir. Mas como? Bem, como uma formar de burlar o encantamento do martelo que apenas seres dignos podem empunhar a arma, Gwen “vestiu” o braço decepado de Thor, que estava sob posse de Malekith enquanto dormia agarrado com ele, dessa forma sendo capaz de levantar o Mjolnir.

Cancelada?


Imagem ilustrativa do quadrinho The Unbelievable Gwenpool (Fonte: Marvel Comics/ Reprodução: Legião dos Heróis)

Por mais que as histórias da personagem fossem bem cativantes e engraçadas, a Marvel Comics resolveu cancelar a The Unbelievable Gwenpool e mais alguns outros títulos que não estavam tão bem de vendas para continuarem a serem renovados.

Entretanto, atendendo aos pedidos dos leitores, a mercenária voltou a ser publicada com um novo título solo Gwenpool Strikes Back.

Outras mídias 


(Foto: Marvel Future Fight)

Embora não tenha ganho destaque em filmes ou séries animadas e/ou live-action, a Gwenpool está presente em diversos jogos como uma personagem jogável. Dentre eles estão, Marvel Future Fight, Marvel Puzzle Quest, Marvel Contest of Champions e Lego Marvel Super Heroes 2.

REFERÊNCIAS

QUINTAS, Francisco. Gwenpool: Saiba mais sobre a garota mais irada da Marvel!. Aficionados, 24 de janeiro de 2017. Disponível em: <https://www.aficionados.com.br/gwenpool/> Acesso em: 01 de fevereiro de 2020.

De onde veio a GWENPOOL?. CANAL POP UP –  YOUTUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=acltekvW_PU>  Acesso em: 31 de janeiro de 2020. 

14 Curiosidades sobre a Gwenpool. LÉO RAMOS. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oyTm2SdefQw> Acessp em: 31 de janeiro de 2020. 

LIRA, Evandro. GWENPOOL LEVANTA O MARTELO DE THOR DE MANEIRA BIZARRA NAS HQS!. Legião de Heóris, 22 de novembro de 2019. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/2019/gwenpool-levanta-o-martelo-de-thor-de-maneira-bizarra-nas-hqs.html> Acesso em: 03 de fevereiro de 2020. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »