Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/02/2020 às 16h27min - Atualizada em 14/02/2020 às 16h27min

As roupas se comunicam | Qual mensagem quer transmitir?

Thaís Santos - Editado por Milena Iannantuoni
Quais são as roupas que traduzem a sua personalidade? Entre as peças do vestuário a geek ganha destaque cada vez mais na opção de muitos jovens, adultos e até idosos que apreciam estar na moda com os seus personagens preferidos.

Além de serem confortáveis e estilosas, são referências a ícones de séries, filmes de grandes bilheterias como Marvel, Disney e DC e outros, livros, a quadrinhos e games. Uma combinação de looks da cultura geek. 

As gerações passadas e atuais: X, Y (década de 80 e 90) e Z (após a metade da década de 90 até hoje) lidam facilmente com o comércio eletrônico e sabem explorar as tecnologias ao seu redor, tonam-se fãs das inovações tecnológicas que consomem e estão prontos para descobrir outros. Esse tipo de público é favorável a característica da moda nerd. 

Um outro ponto interessante e muito comentado são os ambientes de trabalhos, algumas empresas não cobram de seus colaboradores vestimentas formais, ou seja, podem ir trabalhar com peças convencionais como camisetas geek e calças estilosas. 
 
Outros ambientes são mais exigentes e usam o código de vestimentas - dress code adotando o uso de uniformes e trajes sociais para o trabalho. O código rígido exige dos profissionais formalidade na hora de saber o que vestir, como é o caso das roupas sociais entre as opções estão: camisas neutras de preferência nada com estampas ou floridas, calças escuras, tênis casual para homens e sapatos de salto alto para mulheres. 
 
Eles buscam uma melhor apresentação de seus colaboradores no trabalho, é imprescindível não pensar em um bom cartão de visitas para a empresa ou mesmo em respeitar as normas estabelecidas neste ambiente. Claro que essas regras podem ser mudadas ou combinadas. É possível observar que algumas exigências se adequam de acordo com a atual equipe. 

É comum dizer que as roupas passam uma imagem ao seu respeito, que se comunicam entre si e por meio de complementos como o uso de acessórios. Então fica aquela pergunta, qual ideia você quer transmitir? Pense bem na hora de escolher o que mais se adequa ao seu perfil e qual mensagem quer passar naquele momento.

Quando vemos pessoas usando moletons de super-heróis como do Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Thor, Star Wars, dizemos que são personagens fortes de tais filmes e pôr as pessoas usarem isso, se tornam ainda mais fortes e adentram na cultura nerd ou quando observamos alguém com tênis colorido que são descolados e do mesmo modo para aqueles que usam roupas neutras, passam ar de serenidade, elegância ou até arrogância.

A cultura geek se tornou tendência entre os looks de muitas pessoas seja por meio de vestidos, calças, camisetas, acessórias, moletons, mas esse consumo muda sempre, pois a moda é como as estações do ano, cada época surge uma febre no mercado, um novo gosto pelos usuários e uma nova influência de personagens.  


 REFERÊNCIAS

Sebrae. Disponível em:<htps://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-confeccao-de-camisetas,bc787a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD> Acesso em: 14 de fevereiro de 2020.

Guia da Carreira. Disponível em:<https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/choque-geracoes-evolucao-geracao-y-z/> Acesso em: 14 de fevereiro de 2020.  

Chico Rei. Disponível em:<https://chicorei.com/roupas/geek/> Acesso em: 07 de fevereiro de 2020.

Lojas Renner. Disponível em: <https://www.lojasrenner.com.br/lista/geek/-/N-1ke56mnZ11yh3x1/p1>  Acesso em: 07 de fevereiro de 2020.

Tecmundo. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/moda/35300-a-moda-nerd-5-roupas-inspiradas-na-cultura-geek.htm> Acesso em: 20 de fevereiro de 2020.  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »