Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/02/2020 às 20h07min - Atualizada em 21/02/2020 às 20h07min

Conheça 5 autores de HQ's brasileiros

Beatriz Neves - Editado por Bárbara Miranda
O mercado de HQ's no Brasil sempre foi muito forte, e constantemente os leitores procuram novas histórias, principalmente sobre aventura e super-heróis.
 
As histórias em quadrinhos fazem um sucesso gigante, como é possível notar em eventos literários como a Bienal Internacional do Livro, a CCXP, entre outros. Existem também, diversas premiações específicas para contemplá-las como a HQMIX. Fora do Brasil, autores brasileiros ganham visibilidade em premiações internacionais, mostrando que a nossa cultura é muito rica e diversa.
 
Assim, nós construímos uma lista de autores de HQ's brasileiros que vale a pena conhecer. Confira:

Bianca Pinheiro

Ilustração de um página da HQ  Bear da autora Bianca Pinheiro.

Ilustração de um página da HQ Bear da autora Bianca Pinheiro.

FONTE: Bianca Pinheiro / Reprodução : Editora Nemo.
 
Bianca Pinheiro é formada em Artes Gráficas e é responsável pelas tirinhas da webcomic Bear, que é atualizada todas as terça-feiras. A partir dela que surgiram as HQ's Bear, que já possuem três volumes e foram lançadas pela editora Nemo. Leia a sinopse oficial:
"A pequena Raven tem um problema: de algum modo ela conseguiu se perder de seus pais e de seu lar. Em sua busca, ela se depara com um urso marrom (ou seria alaranjado?) que, apesar de rabugento, aceita ajudá-la nessa empreitada. A jornada desses dois acaba de começar."

Guilherme Petreca

Ilustração de Guilherme Petreca.

Ilustração de Guilherme Petreca.

FONTEGuilherme Petreca / Reprodução : Editora Veneta.
 
Guilherme Petreca é um ilustrador que recentemente recebeu medalha de prata no 13º Prêmio Internacional de Mangás do Japão. Entre as suas obras, estão: Galho Seco (2013), O Carnaval de Meus Demônios, finalista do 58.º Prêmio Jabuti na categoria "Ilustração" em 2015 e Ye (2016).

Magenta King

Ilustração Magenta King 9 HORAS.

Ilustração Magenta King 9 HORAS.

FONTEMagenta King.
 
Ele escreveu 9 horas, um projeto bem sucedido do Catarse. A HQ conta a história de um casal que em uma viagem para o Japão, acaba sendo surpreendido por diversas aventuras e perseguidos por criaturas da mitologia japonesa.

Aline Zouvi

Ilustração Aline Zouvi .

Ilustração Aline Zouvi .

FONTE: Aline Zouvi.
 
A ilustradora faz cartuns para a Folha de São Paulo, e escreveu o quadrinho Síncope lançada na CCXP 2017 e vencedora do Prêmio Dente de Ouro 2018. Síncope narra um dia na vida de Laura, uma jovem musicista que vive em uma metrópole.
 
"Laura tem ansiedade, e seu cotidiano é moldado por sua relação com sua própria patologia. Produzido com nanquim e giz pastel oleoso, Síncope é uma HQ em que foram usadas técnicas de desenho desenvolvidas durante o curso de modelo vivo com Laerte e Rafael Coutinho."

José Aguiar

Ilustração do livro Infancia do Brasil  de Jose Aguiar.

Ilustração do livro Infancia do Brasil de Jose Aguiar.

FONTE: José Aguiar / Reprodução : Avec Editoria.
 
O autor escreveu A Infância do Brasil, HQ que conta a história do país a partir do ponto de vista das crianças.
"Um olhar sobre o passado, para refletir sobre nosso presente. Uma viagem pela História do Brasil para descobrir o passado da fase de maior importância na vida de todos: a infância. São momentos pontuais na vida de crianças brasileiras durante os mais de 500 anos do país, desde o início da colonização até os dias atuais. Uma viagem reflexiva sobre a História de um país ainda em processo de amadurecimento, sob a perspectiva humana e com ênfase nas contradições, abusos, descasos, abandonos e outras situações que insistem em não ficar para trás."
 
REFERÊNCIA 

JOVEM NERD.9 Quadrinhos brasileiros independentes que você deveria conhecer. Disponível em:  <https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/9-quadrinhos-brasileiros-independentes-que-voce-dev eria-conhecer/?amp>. Acesso em: 21 de Fevereiro de 2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »