Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/02/2020 às 13h35min - Atualizada em 26/02/2020 às 13h35min

As melhores séries policiais

Produções de investigações criminais atraem cada vez mais fãs

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda

Entre as inúmeras séries criadas nas plataformas de streaming e na televisão, um gênero ainda faz muito sucesso e conquista diversos fãs: as produções policiais.

Com casos independentes em cada episódio ou uma história que rege a temporada, elas dão uma pequena noção de como são feitas as investigações criminais. Muitas dessas séries estão a mais de 10 anos no ar e acumulam quase 15 temporadas, outras estrearam recentemente e fazem praticamente o mesmo sucesso.


Law and Order SVU

É uma das produções mais antigas em atividade. Estreou em 1999 e tem 21 temporadas e é televisionada na Universal TV e na Fox Life.

A história gira em torno da Equipe Especial de Elite do Departamento de Polícia de Nova York. A “SVU” (Special Victims Unit, em português Unidade de Vítimas Especiais) é responsável pela investigação de crimes sexuais. Liderados pelos detetives Elliot Stabler (Christopher Meloni) e Olivia Benson (Mariska Hargitay). Ao longo dos casos, a equipe tem que aprender a lidar com as consequências dessas investigações.

 
FONTE :NBC/Reprodução: IMDb.

CSI

CSI é uma das séries policiais mais tradicionais da televisão. Foi transmitida durante muitos anos pela Record e teve novas temporadas até 2015. A produção original se passa em Las Vegas e mostra os procedimentos de uma investigação, focando no aspecto forense. CSI lançou outras três versões: Miami, New York e Cyber.
 
FONTE: CBS/Reprodução: IMDb.
 
The Blacklist
 
Elizabeth Keen é apenas uma agente novata do FBI, mas que vira misteriosamente a pessoa de confiança de um dos criminosos mais procurados dos EUA. Raymond Reddington decide se entregar voluntariamente à polícia e cede uma lista negra com nomes de outros bandidos. Como exigência, ele só fala com Elizabeth.

The Blacklist está no ar desde 2013, tem sete temporadas, é televisionada pela AXN e está disponível na Netflix.

FONTE: Sony Pictures Television / Reprodução: IMDb.

Criminal Minds

Difere das outras séries policiais por um motivo: eles não querem apenas solucionar o crime, mas entender como funciona a mente do criminoso. Um grupo da Unidade Análise Comportamental do FBI se reúne para traçar o perfil psicológico de assassinos procurados e encontrar padrões que possam resultar na prisão desses.

A série estreou em 2005, ao longo dos anos foi perdendo alguns membros originais e chegou ao fim em 19 de fevereiro de 2020 com 15 temporadas. É transmitida pelo canal pago AXN.

FONTE: CBS/Reprodução: IMDb.
 
Mindhunter
 
É outra série que se concentra na Unidade Comportamental do FBI. Holden Ford (Jonathan Groff) Bill Tench (Holt McCallany) e a psicóloga Wendy Carr (Anna Torv) se reúnem para analisar os perfis de diversos criminosos como Charles Manson.
 
A produção é da Netflix e baseada no livro de mesmo nome que foi escrito pelos agentes John E. Douglas e Mark Olshaker que criaram o setor de análise de comportamento do FBI. Atualmente, tem duas temporadas disponíveis.
 
FONTE: Netflix/Reprodução: IMDb.
 
NCIS
 
É a sigla para Naval Crime Investigative Service (Serviço de Investigação Naval). A série acompanha crimes que podem se enquadrar no código militar. O chefe da equipe é Leroy Jethro Gibbs (Mark Harmon) que está presente desde a primeira temporada.
 
NCIS tem uma das maiores audiências da TV americana, a qual só aumentou com o passar dos anos. A série também deu origem a outros spin-offs com Los Angeles e Nova Orleans. Está em sua 11° temporada e é transmitida pelo canal AXN.
 

FONTE: CBS/Reprodução: IMDb.
 
Sherlock 
 
O famoso detetive  volta em uma versão moderna na série britânica da BBC. Benedict Cumberbatch é Holmes e seu braço direito, John Watson, é interpretado por Martin Freeman. A produção foi muito elogiada pela crítica e ficou no ar de 2010 a 2017. Está disponível na Netflix e tem quatro temporadas.
 
FONTE: BBC/Reprodução: IMDb
 
 
REFERÊNCIAS
 
As 7 Melhores Séries Policiais para Assistir em 2019.Disponível em: <https://www.zoom.com.br/tv/deumzoom/melhores-series-policiais>.Acesso em 26 de fevereiro de 2020.
 
As melhores séries de investigação criminal. Disponível em: <https://www.minhaserie.com.br/novidades/47382-as-melhores-series-de-investigacao-criminal>.Acesso em 26 de fevereiro de 2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »