Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/02/2020 às 18h04min - Atualizada em 27/02/2020 às 18h04min

Filmes baseados em HQs que ganharam Oscars

Os longas que conquistaram público rapidamente também ganhou estatuetas de um dos maiores festivais do cinema mundial

Ernandes Silva - Editado por Milena Iannantuoni
Foto: Getty Images
Atualmente, filmes que adaptam ou baseiam seu roteiro em HQs são muito populares entre o público, o que por sua vez os tornam verdadeiros blockbusterscomo são os filmes da Marvel e da DC. Esses fenômenos de bilheteria acabam ganhando indicações ao Oscar.

A seguir estão os filmes baseados em quadrinhos vencedores de uma das mais importantes e cobiçadas premiações da sétima arte, o Oscar.


Superman (1978) 

Foto: Warner Bros. Pictures/ Divulgação

Foto: Warner Bros. Pictures/ Divulgação



O primeiro filme do Superman em live-action conquistou espaço, encantou o grande público, e também a crítica quando foi lançado, além de trazer fama para o interprete do Homem de Aço, Christopher Reeves. O longa narra à história de origem de uns dos maiores super-heróis de todos os tempos abriu caminhos para outras adaptações. Ele também inovou com os seus efeitos visuais na época, o que chamou a atenção da Academia e no fim da noite venceu o Oscar Especial para Efeitos Visuais, como era chamada a categoria de Melhores Efeitos Visuais.

Batman (1989) 

 Foto: Warner Bros. Pictures/Divulgação

Foto: Warner Bros. Pictures/Divulgação



Dirigido por Tim Burton e estrelado por Michael Keaton e Jack Nicholson nos respectivos papéis de Batman e Coringa, o longa é um dos mais amados pelos fãs do personagem, o qual conseguiu levar todo o clima sombrio – que era utilizado nas histórias em quadrinhos –  para as telas de cinema, proporcionando um novo olhar para o Cruzado Encapuzado. Essa versão do diretor Burton teve sua passagem pela premiação e fez o seu nome na categoria de Melhor Direção de Arte, perdendo nas outras duas indicações para Melhor Efeito Especial e Melhor Maquiagem.

Dick Tracy (1990) 



Baseado nas tiras de jornal do detetive de mesmo nome, Dick Tracy. Este longa conseguiu realizar a façanha de ser até agora o filme baseado em quadrinhos com mais indicações e vitórias da história. Levou os prêmios de Melhor Música Original (Sooneror Later, cantada por Madonna que também atuou nele), Melhor Maquiagem e Direção de Arte. E também foi indicado para Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Design de Som e Melhor Ator Coadjuvante para Al Pacino.  

MIB - Homens de preto (1997) 

Foto: Columbia Pictures/ Reprodução

Foto: Columbia Pictures/ Reprodução



Os agentes responsáveis por monitorarem e lidarem com atividades alienígenas na Terra fazem parte dessa lista – já que como poucos sabem – o filme foi baseado na série em quadrinhos publicada originalmente pela editora AircelComics nos anos 90­, a qual posteriormente foi comprada pela MalibuComics, pertencente à Marvel Comics. Foi graças à grande galeria de alienígenas com diversos tamanhos e parcerias que foram apresentados, MIB acabou ganhando uma estatueta de Melhor Maquiagem.


Estrada da Perdição (2002)

Foto: 20thCentury Fox/ Divulgação

Foto: 20thCentury Fox/ Divulgação



Com a direção de Sam Mendes, a obra Estrada da Perdição chegou aos cinemas em 2002 com uma estilo gangster que é característico da crise da Grande Depressão nos Estados Unidos. Tornou-se um sucesso de critica e elogios para a fotografia, ambientação e as interpretações de Tom Hanks e Paul Newman, que acabou por lhe rendeu seis indicações ao Oscar sendo elas: Melhor Ator Coadjuvante para Paul Newman; Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Som, e Melhor Edição de Som. Apenas ganhando a categoria de Melhor Fotografia.

Homem-Aranha 2 (2004)

Foto: Sony Pictures Entertainment/ Divulgação

Foto: Sony Pictures Entertainment/ Divulgação



Sendo considerado um dos melhores filmes de heróis de todos os tempos e também do personagem, a trilogia do Homem-Aranha – do diretor Sam Raimi, marcou uma geração com as suas narrativas envolventes, atuações marcantes e ótimos efeitos visuais para aquela década. Já o segundo filme do Cabeça de Teia trouxe para casa a estatueta de Melhores Efeitos Visuais em 2005.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Foto: Warner Bros. Pictures/ Divulgaçãp

Foto: Warner Bros. Pictures/ Divulgaçãp



Batman: O Cavaleiro das Trevas é também considerado como um dos melhores do nicho de heróis pelos fãs e até pelos não-fãs do Batman, devido ao seu realismo sombrio. Com esse longa, o diretor Christopher Nolan conquistou uma das categorias principais do Oscar, a de Melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger (que faleceu um mês antes da cerimônia), recebendo assim um prêmio póstumo. Além de também ter recebido Melhor Edição de Som naquela noite. Sendo assim o primeiro do subgênero a vencer uma das categorias principais da Academia.

Operação Big Hero (2014)

Foto: Walt Disney Pictures /Reprodução

Foto: Walt Disney Pictures /Reprodução



Essa animação da Walter Disney Pictures teve como sua base os mangás homônimos publicados pela Marvel Comics. Operação Big Hero teve grande aclamação por parte da critica e do público, um verdadeiro sucesso do estúdio ao lado de Frozen e O rei Leão. E com isso, faturou o prêmio de Melhor Animação em 2015.

Esquadrão Suicida (2016)

Foto: Warner Bros. Pictures/ Divulgação

Foto: Warner Bros. Pictures/ Divulgação



Esquadrão Suicida tinha tudo para ser um filme diferente e inovador dos que estavam sendo produzidos das adaptações de HQs. Porém, ele se tornou uma das maiores decepções de 2016 para quem esperava mais do longa por conta dos seus trailers. Entretanto, o mesmo foi premiado pela Academia do Oscar por sua maquiagem e penteados, acumulando mais uma estatueta para a DC Comics.

Pantera Negra (2018)

Foto: Marvel Studios/ Divulgação

Foto: Marvel Studios/ Divulgação



Pantera Negra teve muita influência cultura e social em todo o mundo, já que foi o primeiro a trazer representatividade na história e na equipe de produção, composta principalmente por pessoas negras. Mas ele não para de quebrar barreiras, e foi o primeiro a concorrer na categoria principal de Melhor Filme, além de ser premiado nas categorias de Melhor Trilha Sonora, Melhor Design de Produção, e Melhor Figurino e assim fazendo a figurinista Ruth E. Carter ser a primeira mulher negra a ganha este prêmio.

Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

Foto: Sony Pictures Entertainment/ Divulgação

Foto: Sony Pictures Entertainment/ Divulgação



Depois de muitos anos, o Homem-Aranha voltaria a ganhar outro Oscar, só que dessa vez o de Melhor Animação com o surpreendente e ousado Homem-Aranha no Aranhaverso. O projeto inovou com a sua estética e narrativa que mescla vários elementos de animações, resultando numa estética próxima a dos quadrinhos. Ademais, ele trouxe representatividade com mais um herói negro sendo o foco da trama, e transmite muito bem todas as questões sociais em volta do Miles Morales.

Coringa (2019)

Foto: Warner Bros. Pictures/ Reprodução

Foto: Warner Bros. Pictures/ Reprodução



O Coringa é um dos vilões mais memoráveis das HQs, e o principal antagonista do Batman desde a sua criação. É também o malfeitor com mais versões em live-action da galeria de criminoso do Homem Morcego, e que mais causa discussões entre os fãs, para saber qual o melhor Coringa dos filmes. Coringa foi um projeto totalmente a parte do que a Warner e DC vinham fazendo com os outros personagens, algo que causou curiosidade assim que saiu o trailer e mais ainda quando chegou aos cinemas. Teve um total de 11 indicações ao Oscar de 2020, e ganhando as estatuetas de Melhor Ator para o Joaquin Phoenix e a de Melhor Trilha Sonora.
 
REFERÊNCIAS

CAMARA, WILLIAM. 9 vencedores do Oscar baseados em histórias em quadrinhos. Observatório do Cinema, 23 de fevereiro de 2019. Disponível em:
<https://observatoriodocinema.uol.com.br/listas/2019/02/9-vencedores-do-oscar-baseados-em-historias-em-quadrinhos> Acesso em: 12 de fevereiro de 2020.

HERÓIS NO OSCAR?! 10 Filmes que ARRASARAM NA PREMIAÇÃO!
Pipocando. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xc-FW-di66c> Acesso em: 12 de fevereiro de 2020.



 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »