Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/03/2020 às 19h08min - Atualizada em 01/03/2020 às 19h08min

Filmes baseados em HQ’s

Quadrinhos que não são de super-heróis e ganharam adaptações para o cinema

Jonathan Rosa - Editado por Milena Iannantuoni
Minulia e A Gazeta

Com a ascensão dos filmes de super-heróis na última década, ver as histórias em quadrinhos ganhando vida nas telonas se tornou algo comum para o grande público. Mas anos antes disso, já eram produzidas adaptações de HQs, e não só das de herói.

As adaptações dos quadrinhos para o cinema passaram por grandes transformações nos últimos anos. Antes considerados como segmentados a um grupo geek, o gênero se popularizou de forma exponencial e hoje já caiu na graça de boa parte dos amantes da sétima arte, e arrasta multidões as salas de cinema.

Muito disso, deve-se ao longa “Homem de Ferro”, que há 12 anos deu o pontapé inicial de um ambicioso projeto que daria início ao UCM (Universo Cinematográfico Marvel). Juntamente com o impacto que títulos como a trilogia de Batman de Christopher Nolan, e filmes mais recentes como Mulher-Maravilha, Aquaman e Coringa, por exemplo, ambos da DC, tiveram para popularizar ainda mais o gênero.

Mas o que muita gente não sabe é que apesar de ter passado muito tempo sem receber o devido reconhecimento, as adaptações das HQs já trouxeram inúmeras histórias para o cinema. Incluindo centenas de longas que até hoje estão nas lembranças dos fãs, o que inclui várias histórias criadas além das gigantes Marvel DC.

Por isso trarei uma lista com alguns dos inúmeros títulos baseados em quadrinhos produzidos por outros estúdios, para lembrar que esta fórmula de converter desenhos inanimados em adaptações reais, e incríveis, para o cinema vem de muito tempo e traz obras que se tornam consagrados, para telona.


SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO

Foto: Amazon; Universal/ Reprodução: Animo Apps; Adoro Cinema/ Montagem Jonathan Rosa

Foto: Amazon; Universal/ Reprodução: Animo Apps; Adoro Cinema/ Montagem Jonathan Rosa

Scott Pilgrim é uma HQ publicada de 2004 a 2010. É uma história de Ficção e romance escrita por Bryan Lee O’malley. No Brasil foi lançada pela Companhia das Letras

Já a versão cinematográfica veio em 2010 pela Universal Studios. Com a direção de Edgar Wright, trouxe no elenco nomes como: Michael Cera (Scott Pilgrim); Mary Elizabeth Winestead (Ramona V. Flowers); Kieran Culkin (Wallace Wells) Brie Larson e Chris Evans, também participam deste longa nos papéis de Lucas Lee e Envy adams, respectivamente. O filme tem uma pontuação de 82% da crítica especializada no Rotten Tomatoes, mas apesar de ser um sucesso de crítica e público, o longa foi um fracasso comercial, e perdeu cerca de 40 milhões de dólares. Atualmente está disponível tanto na Netflix quanto na Amazon Prime Vídeo.

Sinopse: Scott Pilgrim tem 23 anos, integra uma banda de colégio, vive trocando de emprego e tem um namoro firme. Sua vida está maravilhosa, até conhecer Ramona. Ele logo se apaixona perdidamente por ela, só que não será fácil conquistar seu amor. Para tanto ele precisa enfrentar os sete ex-namorados dela, que estão dispostos a tudo para impedir sua felicidade com outra pessoa.
 

MARCAS DA VIOLÊNCIA

Foto: New Line Cinema/ Reprodução: Plano Crítico

Foto: New Line Cinema/ Reprodução: Plano Crítico

A Hq que inspirou o longa foi escrita por John Wagner em 1997, com o nome original de “A history of Violence”. Foi publicado originalmente pela Paradox Press e mais tarde pela Vertigo Comics.
 
O filme foi lançado em 2005 pela New Line Cinema, com direção de David Cronenberg e fez 61,4 milhões em bilheteria. E no Rotten atingiu 87% da aprovação especializada.
 
No elenco os atores: Viggo Mortesen (Tom Stall); Maria Bello (Edie Stall); William Hurt (Richie Cusack) e Ed Harris, que ganhou o prêmio National Society of Film Critics Award de Melhor Ator Coadjuvante, pelo papel de Carl Fogarty. Atualmente o filme pode ser assistido tanto na Amazon Prime Vídeo e Apple TV.

Sinopse: Tom Stall leva uma vida tranquila e feliz na pequena cidade de Millbrook, no estado de Indiana, onde mora com sua esposa Edie e seus dois filhos. Um dia esta rotina de calmaria é interrompida quando Tom consegue impedir um assalto em seu restaurante. Percebendo o perigo, Tom se antecipa e consegue salvar seus clientes e amigos e, em legítima defesa, mata dois criminosos. Considerado um herói, Tom tem sua vida inteiramente transformada a partir de então. A mídia passa a seguí-lo, o que o obriga a falar com ela regularmente e faz com que ele deseje que sua vida seja como antes. Surge então em sua vida Carl Fogarty, um misterioso homem que acredita que Tom lhe fez mal no passado.
 
GHOST WORLD – APRENDENDO A VIVER

Foto: United Artists/ Reprodução: Mega curioso; Observatório do Cinema. Montagem: Jonathan Rosa

Foto: United Artists/ Reprodução: Mega curioso; Observatório do Cinema. Montagem: Jonathan Rosa

Essa um clássico do gênero independente, escrito e desenhado por Daniel Clowes. O quadrinho foi publicado em capítulos entre 1993 e 1997 e compilada posteriormente.

A adaptação para o cinema o cinema veio em 2001 pela United Artists. Com direção de Terry Zwigoff, o longa arrecadou US$ 8,8 milhões de dólares, mas investiu 7 milhões, o que não é um bom resultado. Embora não tenha se tornado grande sucesso de bilheteria, foi muito elogiado pela crítica, e se consolidou como um 
cult. No Rotten Tomatoes a aprovação do filme é de 92%.

No elenco trouxe duas então jovens atrizes, Thora Birch no papel de Enid e Scarlett Johansson como Rebecca. Além de Steve Buscemi (Seymour); Brad Renfro (Josh) e Illeana Douglas (Roberta). O longa está disponível no Amazon Prime Vídeo e Apple TV.

Sinopse: Enid e Rebecca são duas adolescentes recém-saídas do segundo grau que começam a enfrentar as incertezas da existência. Planejam um futuro, cheio de possibilidades, em que serão sempre amigas, mas logo percebem que a realidade da vida adulta é bem diferente do que imaginavam. Rebecca trabalha em um café, recebendo um salário baixo que ela espera que um dia vá ajudá-la a pagar o aluguel de um sonhado apartamento. Enid por sua vez frustra-se em seu curso de artes, no qual é esnobada por uma professora arrogante e por colegas pretensiosos. Mas é nesse ambiente que conhece Josh, um rapaz diferente que ela considera "a única pessoa decente no mundo".
 

ESTRADA PARA PERDIÇÃO

Foto: 20th Century Fox/ Reprodução: Ultimato do bacon

Foto: 20th Century Fox/ Reprodução: Ultimato do bacon

O quadrinho foi escrito por Max Allan Collins e desenhada por Richard Piers Rayner, e publicada em 1998 no antigo selo Paradax Press.

Já o filme é dirigido por Sam Mendes e conta com um elenco de alto nível com nomes como, Tom Hanks (Michael Sulliven), Daniel Craig (Connor Rooney), Tyler Hoechlin (Michael Sullivan Jr.), Paul Newman (John Rooney) entre outros. O longa foi lançado em 2002 pela 20th Century Fox. A pontuação da obra no Rotten é de 81%, e pode ser encontrado no Amazon Prime Vídeo e Apple TV.

Sinopse: A história acompanha a relação de Michael Jr. e seu pai Michael O'Sullivan, também conhecido como o Arcanjo da Morte. A HQ, assim como o filme, é todo narrada pela ótica de Michael Jr. que vai descobrindo um pouco mais sobre as atividades que seu pai, um veterano da Grande Guerra, exerce para a família de mafiosos Looney.
 
Toda a trama gira em torno do filho mais novo do patriarca da família Looney, chacinando a família O´Sullivan porque Michael Jr. presenciou um dos “trabalhos” do pai. Motivado pela curiosidade de saber mais sobre a atividade do pai, o garoto se esconde no carro para acompanhar uma das “missões” e é avistado posteriormente por Connor Looney que queria dar cabo do garoto.
 

300

Fonte: Warner Bros Pictures/ Reprodução: Mega Curioso

Fonte: Warner Bros Pictures/ Reprodução: Mega Curioso


Essa virou filme em 2006, e conta com roteiro e desenho de Frank Miller, e foi publicada originalmente em cinco edições no ano de 1998, pela editora Dark Horse Comics.

O longa foi produzido pela Warner bros pictures, com a direção de Zack Snyder e foi um cesso de bilheteria tendo alcançado 456,1 milhões de dólares sobre um orçamento de apenas 65.

O filme tem um avaliação de cerca de 60% no Rotten e está disponível na Apple Tv e Amazon Prime Vídeos. No elenco traz: Gerard Butler com rei Leônidas e Lena Headey como Rainha Gorgo, além de Rodrigo Santoro (Xerxes); David Wenham (Dilios) e outras grandes estrelas de hollywood.

Sinopse: A história se passa na Grécia, 480 a.C. Na Batalha de Termópilas, o rei Leônidas (Gerard Butler) e seus 300 guerreiros de Esparta lutam bravamente contra o numeroso exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro). Após três dias de muita luta, todos os espartanos são mortos. O sacrifício e a dedicação destes homens uniram a Grécia no combate contra o inimigo persa.
 

DOSE DUPLA 

Fonte: Universal studios/ Reprodução: Mega Curioso; Adoro Cinema. Montagem: Jonathan Rosa

Fonte: Universal studios/ Reprodução: Mega Curioso; Adoro Cinema. Montagem: Jonathan Rosa


A HQ escrita por Steven Grant e desenhada pelo brasileiro Mateus Santolouco, foi publicada em cinco edições pelo Boom! Studios em 2007.

Blake Masters adaptou o roteiro e Baltasar Kormakur, foi o diretor do filme, que saio pela Universal studios em 2013. O elenco conta com Bill Paxton (Earl); Edward James Olmos (Papi Greco); James Marsden (Quince); Mark Wahlberg (Stig) e Denzel Washington (Robert Trech) também estão no longa que tem 64% no Rotten. O filme também está disponível na Apple Tv e Amazon Prime Vídeos.
 
Sinopse: Robert "Bobby" Trench e Michael "Stig" Stigman trabalham juntos há dez meses e tentam fazer negócios com Papi Greco, um poderoso traficante mexicano que atua nos Estados Unidos. Como Papi está desconfiado da dupla, se recusa a negociar com eles. A saída então é roubar um banco que, supostamente, receberia o faturamento deixado toda semana por capangas do traficante. O que nenhum dos dois imaginava era que o parceiro fosse um agente infiltrado, com o objetivo de desbaratar Papi Greco, enquanto Bobby era da Narcóticos, Stig integrava o setor de inteligência da marinha.
 

RED: APOSENTADOS E PERIGOSOS

Foto: Paris Filmes/ Reprodução: Mega Curioso; Adoro Cinema. Montagem: Jonathan Rosa

Foto: Paris Filmes/ Reprodução: Mega Curioso; Adoro Cinema. Montagem: Jonathan Rosa

O filme se baseia na minissérie em 3 partes publicada em 2003 pela WildStorm. A HQ foi escrita por Warren Ellis e desenhada por Cully Hamner.

Já a adaptação para o cinema é de 2010, pela Paris Filmes, e trouxe um elenco de peso, com Bruce Willys (Frank Moses); Mary-Louise Parker (Sarah Ross); Morgan Freeman (Joe Matheson); John Malkovich (Marvin Boggs); Julian McMahon (Robert Stanton); entre outros.

O longa lucrou quase 150 milhões de dólares e agradou ao público e a crítica. No Rotten Tomatoes o filme aparece com 71% da aprovação especializada. E pode ser encontrado no Amazon Prime Vídeo e Apple TV.
 
Sinopse: No filme vemos o aposentado Frank Moses vivendo sua vida e mantendo contado com a bela e jovem atendente do Departamento de Aposentadoria, Sarah Ross, até que um dia ele é atacado em sua casa e então esse aposentado revela ser um assassino dos mais eficientes. Moses era um operativo da CIA que sempre era chamado para depor ditadores, matar espiões e desmontar organizações. Quando ele é atacado, decide correr atrás daqueles que querem eliminá-lo e se junta a outros colegas como Joe Matheson, Marvin Boggs e Victoria, para enfrentar o jovem agente William Cooper e toda uma rede que termina envolvendo até o vice-presidente do Estados Unidos, Robert Stanton.
 

ANTI-HERÓI AMERICANO

Fonte: HBO Filmes/ Reprodução: Gotas de chumbo num patíbulo

Fonte: HBO Filmes/ Reprodução: Gotas de chumbo num patíbulo


Essa é uma história autobiográfica publicada pela primeira vez em 1976, pelo visionário Harvey Pekar, com o auxílio de um amigo o Robert Crumb de forma independente.

A adaptação chegou aos cinemas em 2003,
pela HBO filmes dirigido por Shari Berman e Robert Pulcini. O longa venceu o Festival Sundance de Cinema naquele ano. No Rotten o longa aparece com surpreendestes 94% de aprovação, empatando com outra adaptação de HQ, o “Batman – Cavaleiro das trevas”, do Christopher Nolan.

No elenco principal participaram: Paul Giamatti (Harvey Pekar); Hope Davis (Joyce Brabner); Robert Pulcini (Bob) e James Urbaniak (Robert Crumb). Além disso o próprio Harvey apareceu no longa. O filme pode ser assistido na Apple TV e na Amazon Prime Vídeo.

Sinopse: O balconista de hospital Harvey Pekar deixa cair no chão alguns arquivos de óbito e encontra a ficha de um homem que trabalhou a vida inteira como balconista em Cleveland, em­ um emprego burocrático, exatamente como o dele. Esse episódio combinado com o fato de ter visto o seu amigo Robert Crumb se tornar uma pequena celebridade em São Francisco como cartunista, o inspiram a criar a sua própria revista em quadrinhos, chamada American Splendor. A revista, publicada em 1976 com grande sucesso, retratava com realismo o cotidiano do próprio Harvey, um amante compulsivo de jazz e livros.

Vale lembrar que esses são apenas alguns exemplos dentre centenas de filmes baseados em quadrinhos, o que demostra a riqueza das obras. E mesmo assistindo a todos os filmes, sempre vale a pena ler as obras originais se tivere oportunidade, pois nada substitui o folhear d páginas e a essência primaria do autor.



REFERÊNCIAS


 MEGA CURIOSO.  27 Filmes que são baseados em quadrinhos e você talvez não saiba. Disponível em <https://m.megacurioso.com.br/quadrinhos/71717-27-filmes-que-sao-baseados-em-quadrinhos-e-voce-tavez-nao-saiba.htm> Acesso em: 01 de março de 2020

BOULEVARD DO CREPÚSCULO. 100 Melhores filmes baseados em HQ.  Disponível em: <https://renatofelix.wordpress.com/100-melhores-filmes-baseados-em-hq/> Acesso em: 01 de março de 2020

CABANA DO LEITOR CABANA DO LEITOR.  Os 10 melhores filmes baseados em quadrinhos. Disponível em: <https://cabanadoleitor.com.br/os-10-melhores-filmes-baseados-em-quadrinhos/> Acesso em: 01 de março de 2020

GOROROBA NERD – YOU TUBE.  10 melhores filmes baseados que você não sabia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Lfnx0S6yhyw> Acesso em: 01 de março de 2020

MINILUA. 20 melhores filmes baseados em quadrinhos de todos os tempos. Disponível em: <https://minilua.com/20-melhores-filmes-baseados-em-quadrinhos-de-todos-os-tempos/> Acesso em: 01 de março de 2020
 

OBSERVATÓRIO DO CINEMA.  Os 20 melhores filmes baseados em quadrinhos que não são da Marvel ou DC. Disponível em: <https://observatoriodocinema.uol.com.br/listas/2018/09/os-20-melhores-filmes-baseados-em-quadrinhos-que-nao-sao-da-marvel-ou-dc> Acesso em: 01 de março de 2020

PLANO CRÍTICO. As melhores adaptações de HQ para o cinema.  Disponível em: <https://www.planocritico.com/lista-as-melhores-adaptacoes-de-quadrinhos-para-o-cinema/> Acesso em: 01 de março de 2020


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »