Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/03/2020 às 10h18min - Atualizada em 25/03/2020 às 10h18min

5 Filmes para aprender história

Beatriz Neves - Editado por Bárbara Miranda

Alguns filmes são tão bem feitos na sua reconstituição de eventos históricos que nós conseguimos guardar diversas informações com eles. E para que gosta de cinema, assistir a um filme legal e ainda aprender com ele é ótimo. Foi pensando nisso que elaboramos essa lista de filmes que falam sobre épocas importantes da história. Confira:

O Nome da Rosa

O filme se passa em um mosteiro no norte da Itália no período da Idade Média, em que alguns monges começam a morrer misteriosamente. Enquanto a maioria dos clérigos acreditam que as mortes são causadas por um castigo divino, o monge William de Baskerville e o seu ajudante noviço Adso de Melk, responsáveis pela investigação, se utilizam de conhecimentos e métodos científicos. O Nome da Rosa é uma adaptação do livro homônimo de Umberto Eco e retrata como era a dominação da Igreja Católica na Idade Média, além de relatar como eram os ideais do Renascimento, que exaltavam a razão, ciência e tecnologia.

12 Anos de Escravidão

Disney

Disney

Em 1941, Solomon Northup é um negro que vive livremente com a família nos Estados Unidos, até que um dia ele é sequestrado e vendido como escravo. O filme se passa antes da Guerra Civil Americana (1861-1865), portanto a abolição ainda não havia acontecido em todo o país. 12 Anos de Escravidão é baseado em relatos reais e retrata o sistema escravocrata do século XIX, principalmente as diferenças entre sul e norte nos Estados Unidos.

A Lista de Schindler

Universal Pictures

Universal Pictures

Oskar Schindler é um empresário alemão que vê a 2ª Guerra Mundial como uma oportunidade de enriquecer vendendo munições a baixo custo. Para isso, ele se utiliza de mão de obra judia, e aos poucos vai percebendo que esse trabalho é a última esperança dos judeus que estão lá. A Lista de Schindler é um filme ideal para quem quer conhecer mais sobre o período nazista e as mazelas que ocorriam na época.

Getúlio

Copacabana Filmes

Copacabana Filmes

Em 1954, o presidente Getúlio Vargas estava passando por inúmeras pressões para renunciar o cargo, após ser acusado de mandar matar seu principal inimigo político, Carlos Lacerda. Ao lado de apoiadores políticos, Getúlio tenta a todo custo provar sua inocência, mas as ameaças ao seu governo o levam a cometer suicídio. O filme retrata um dos momento mais importantes da história do Brasil e relata como foram os últimos dias de um dos presidentes que mais aparecem nos vestibulares e concursos. 

Histórias Cruzadas 

Disney

Disney



Nos anos 60, a aspirante a escritora Skeeter começa a entrevistar diversas mulheres negras que trabalham como domésticas para a elite branca da cidade de Jackson, Mississipi. As entrevistas não agradam a sociedade, justamente por denunciar o racismo, e péssimas condições de trabalho que os negros eram submetidos. 

REFERÊNCIAS

CATHO, 6 filmes para aprender História. Disponível em: 
https://www.catho.com.br/educacao/blog/6-filmes-para-aprender-historia/ Acesso em: 24 de Março de 2020.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »