Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/05/2020 às 17h06min - Atualizada em 02/05/2020 às 17h06min

LGBTFLIX exibe filmes brasileiros da comunidade LGBT+ totalmente de graça

A plataforma online em meio a quarentena busca acolher e confortar a população LGBT+ com curtas-metragens repleto de diversidade e representatividade

Jéssica Natacha - Revisado por Mário Cypriano
Gui Mohallem; Comunidade LGBT+
(Foto: Divulgação / VoteLGBT)

O LGBTFLIX é um projeto de arte criado pelo coletivo #VoteLGBT com o intuito de acolher e confortar a comunidade LGBT+ na época de quarentena. A plataforma online disponibiliza filmes de graça –especificamente curtas-metragens – de todos os gêneros, assim, cada indivíduo pode se identificar com o conteúdo e não se sentir sozinho; já que para muitos deles, sair de casa era o refúgio. 

No final de março os integrantes do VoteLGBT fizeram uma reunião sobre como as pessoas estavam vivendo naquele momento e buscaram soluções dentro do isolamento social. A partir daí, surgiu a ideia de organizar uma galeria de filmes brasileiros LGBT+ para aproximar a comunidade e transmitir mensagens de conforto e paz, já que os mais vulneráveis vivem em lares opressivos. 

Os integrantes receberam ajuda de outro coletivo de Belo Horizonte e juntos fizeram uma triagem na internet, buscaram banco de dados sobre filmes gratuitos da comunidade LGBT+ e, após levantamento optaram por curtas-metragens na plataforma – pela alternativa de exibição no próprio smartphone. Assim, aumenta a segurança e o alívio em assistir os curtas em qualquer lugar da casa. 

A diversidade e os métodos audiovisuais da plataforma chamaram a atenção do cineasta Diego Migliorini, 28, que assistiu mais de 20 curtas no website. “O fato de serem curtas que podem ser vistos pelo celular, na intimidade, sem exposição, conecta o usuário a comunidade e isso acalma e dá uma luzinha de esperança para quando isso acabar”. Os dois curtas que ganharam destaque para ele, foram “O Porteiro do Dia” e “Irene”. Também reforça sobre a plataforma transmitir conteúdos que fazem pensar nas questões LGBT+, seja pela existência ou militância. 

Alguns dos filmes já estavam disponíveis em plataformas como o Youtube e vimeo, outros foram enviados por cineastas LGBT+ e/ou tem a comunidade como inspiração. O coletivo incentiva os profissionais brasileiros a publicarem os curtas na plataforma online como forma de divulgação nacional, devido o material não ter muito espaço na mídia, protegidos pelos direitos autorais, fora de pirataria. O website já conta com mais de 180 filmes disponíveis para a exibição, e a cada dia aumenta mais. 

Logo no início o site apresenta um filtro composto por cada sigla da comunidade LGBT+ que auxilia no acesso fácil a cada categoria de curtas que seja do interesse do público. Dispõe também de hashtags filtradas pelos assuntos mais procurados na plataforma, sendo eles, família, gênero, raça, religião e sexo. 

Segundo Gui Mohallem, artista visual, integrante do coletivo VoteLGBT e responsável pelo LGBTFLIX, a recepção do público em relação ao website foi surpreendentemente positiva, eles receberam muitos agradecimentos pela atitude de representatividade, carinho e respeito junto à comunidade. E os curtas-metragens vieram exatamente para isso, unir as pessoas em meio ao caos que estão vivendo. 

A visibilidade do portal aumentou absurdamente, ele conta que antes da inclusão dos filmes, a plataforma tinha em média de 30 a 60 acessos por dia; com a estreia do LGBTFLIX os acessos ao portal subiram para 22 mil por dia, e um dia “ruim” para eles, tem dois mil acessos. 

A página do Instagram deles dobrou de seguidores e as menções nos stories agradecendo pela representatividade é uma satisfação enorme para o coletivo. Porém, a plataforma online não é a essência do VoteLGBT, e sim uma novidade que foi inserida exclusivamente para a comunidade e que vem dando certo, explica o Gui. 

Gabriel Henrique, 23, garoto trans e jornalista relata que é difícil encontrar filmes da comunidade LGBT+ e mesmo que não tenha visto nenhum filme no site, pretende assistir aos curtas na quarentena. Ele parabeniza o coletivo pela iniciativa da inclusão político-social informando que é algo atrativo para a comunidade e “precisamos que nos deem visibilidade e por mais que levantem as bandeiras, as políticas públicas não chegam até nós. Não sabemos até onde vai nossos direitos e nem temos força para reivindicá-los. Iniciativas assim, nos dão força.” 

O LGBTFLIX está disponível na plataforma online, é totalmente gratuito, sem fins lucrativos e não possui nenhum vínculo com plataforma de streamings. O espaço foi aberto para todos aproveitarem e se encontrarem, sem preconceitos e restrições. 

Infelizmente, as narrativas de gênero quando expostas na sociedade, são vistas de forma dramática e humorística, muitas vezes a comunidade acaba ridicularizada. Então quando o público LGBT+ são representados dignamente e com respeito, a esperança em fazer parte de algo é reconfortante e lhes dão forças para continuar na luta diária pelos direitos iguais. 

 
O COLETIVO #VOTELGBT 

O coletivo surgiu em 2014 em prol da representatividade da comunidade LGBT+ em todos os espaços, principalmente na política institucional. Eles fazem levantamento de dados sobre a população LGBT+ – através de pesquisas de perfil político em manifestações LGBT+ e campanhas junto à população – como uma geração cidadã de dados. 

Infelizmente, não existe outro órgão que os faça, e consequentemente eles usam os dados para fazer pressão política, isso gera diversidade e oportunidade para a comunidade, além da representatividade interseccional às pautas de gênero e racial. 

Para acompanhar os filmes disponíveis na plataforma online, acesse https://www.votelgbt.org/flix .


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »