Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/05/2020 às 21h53min - Atualizada em 07/05/2020 às 21h53min

Novos heróis da era coronavírus surgem em prol do bem comum

Os profissionais que lutam para combater o inimigo tem nome, rosto e família

Thaís Santos - Editado por Fernanda Simplicio
Divulgação/ O Imparcial
Eles não vestem capas,  mas usam máscaras de proteção, álcool gel, jalecos e luvas. Os nossos guerreiros estão acostumados a trabalharem silenciosamente com muita dedicação. Não tem fama e nem sucesso, porém se oferecem para servir a sua, a minha e a nossa família. Em tempos de pandemia, são milhares de profissionais da saúde que dobram plantões para salvar vidas das pessoas com Covid-19.  

Os heróis anônimos são aqueles profissionais que estão na zona de combate entre eles: médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, técnicos de laboratório, administradores hospitalares, faxineiros dos hospitais, recepcionistas, vigilantes, motoristas, coletores de lixo e muitos outros, não é mesmo?
Em todo o mundo, há muitos profissionais, de diversas áreas que trabalham em prol do bem da sociedade. Eles estão na linha de frente deixando seu convívio familiar para amparar aqueles que estão em estado mais crítico.

São esses os verdadeiros heróis e heroínas, que expõe as próprias vidas em nome da saúde alheia. Na batalha pela vida, lutam contra o inimigo a cegas, a olho nu. Passam o tempo inteiro de um lado para o outro, nos corredores superlotados, suas salas de atendimentos, que estão ficando cada vez mais caóticas.  E nem mesmo as repartições dos hospitais estão dando conta da aglomeração de pessoas, é o sistema de saúde em colapso gritando por visibilidade e novos recursos.   

Há quem diga que eles não têm poderes, com ou sem são pessoas guiadas por ideias nobres, que buscam superar os problemas causado pelo sistema, que lidam com a crise da humanidade. São Homem de Ferro, Homem-Aranha, Thor, Huck, Capitão América, Superman, Mulher-Maravilha, Capitã-Marvel, todos cooperando pela salvação do mundo juntos, lutando contra a ameaça do vírus.
 
Os profissionais não usam trajes personalizados, nem mesmo criam frases de efeito. A realidade para eles é vista por outros ângulos, por meio dos olhares de uma criança, no sorriso de uma mãe, no carinho de pai e filho, na cura do paciente, na alta de um idoso, no fim de um plantão bem sucedido até nos simples gestos de solidariedade com a equipe.

Papel dos heróis na sociedade  

A Marvel recentemente divulgou no perfil do Twitter uma arte homenageando os profissionais que estão na linha de frente contra a Covid-19. O desenho foi feito por Mike Hawthorne e colorido por Edgar Delgado. Veja a imagem: 

Arte feita pelos profissionais da Marvel homenageando os trabalhadores essenciais, que fazem a linha de frente.


O mesmo aconteceu em uma campanha feita pela agência de publicidade McCann, de Belgrado. No rosto da equipe de saúde é possível ver as marcas dos super-heróis sendo estampadas, como a do Batman, Homem de Ferro e Homem-Aranha. Confira a imagem: 

Divulgação/ QG Globo.com

Divulgação/ QG Globo.com

Divulgação/ QG da Globo.com, a campanha é para mostrar as marcas dos profissionais de saúde.


Já dizia o cavaleiro das trevas, Batman, “Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define”. Atitudes como essas nos dão esperança de um novo amanhã. Não basta apenas aplaudir, eles fazem muito por cada um de nós. Em épocas difíceis, é preciso ter fé, resistência  e acreditar que tudo isso vai passar. 
 
REFERÊNCIAS:

Campanha marca profissionais da saúde com máscaras de super-heróis. 
Globo QG, 30 de abr. 2020. Disponível em:<https://gq.globo.com/Noticias/noticia/2020/04/campanha-marca-profissionais-da-saude-com-mascaras-de-super-herois.html>.Acesso em: 1 de mai. de 2020.

Marvel transforma trabalhadores essenciais em super-heróis em desenho. 
Uol Geek, 28 de abr. 2020. Disponível em:<https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/04/28/marvel-transforma-trabalhadores-essenciais-em-super-herois-em-desenho.htm>. Acesso em: 1 de mai. de 2020.

MÜLLER, A. Os profissionais que recebem comparações com heróis na pandemia. CBN Vitória23 de abr. 2020. Disponível em: <https://www.cbnvitoria.com.br/cbn_vitoria/comentaristas/cbn_e_a_familia/2020/04/os-profissionais-que-recebem-comparacoes-com-herois-na-pandemia-1014204185.html>. Acesso em: 1 de mai. de 2020.

VALÉCIO, M.  Os novos heróis da tv no brasil e no mundo. ICTQ. Disponível em: <https://www.ictq.com.br/guia-de-carreiras/1377-os-novos-herois-da-tv-no-brasil-e-no-mundo>. Acesso em: 1 de mai. de 2020.


Verdadeiros heróis da pandemia do coronavírus. Conselho Regional de Administração de Alagoas07 de abr. 2020.  Disponível em:<http://craal.org.br/verdadeiros-herois-da-pandemia-do-coronavirus/>. Acesso em: 7 de mai. de 2020.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »