13/05/2020 às 02h16min - Atualizada em 13/05/2020 às 02h16min

Caxias e Juventude foram zebras no final do século 20

Time da Serra Gaúcha venceu a Copa do Brasil, e o Grená quebrou hegemonia da dupla grenal no gaúchão

Paulo Octávio
Tite celebra conquista do título gaúcho de 2000. Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Antes de Santo André e Paulista, os gaúchos Juventude e Caxias foram as zebras do futebol brasileiro no final do século 20. A Papada, turbinada com patrocínio milionário da Parmalat, conquistou a Copa do Brasil em um Maracanã lotado. E no ano seguinte, o Caxias quebrou a hegemonia da dupla grenal nos campeonatos gaúchos e revelou o técnico Tite. Posteriormente, os dois times caíram para a ultima divisão nacional. O Ju conseguiu voltar para série B; já o Grená não saiu do lugar.

A partir de 97 quando chegou a série A e tinha patrocínio da Parmalat, o Juventude começou a sonhar com voos mais altos. Tentou, mas não conseguiu ganhar o Gauchão. Porém foi bem sucedido na Copa do Brasil. Com a chegada do técnico Walmir Louruz e do goleiro Emerson, vindo do Bragantino, o clube bateu times tradicionais com goleadas.

Na estreia, bateu o Guará (DF) por 5 x 1 e eliminou jogo da volta. Na segunda fase encarou o Fluminense. Perdeu por 3 x 1 no Rio e na volta goleou o Tricolor por 6 x 0. Depois eliminou o Corinthians com duas vitórias: 2 x 0 e 1 x 0. Já nas quartas despachou o Bahia nos pênaltis. Depois encarou o rival local, Inter. Empatou em casa por 0 x 0 e goleou por 4 x 0 em pleno Beira Rio. O time poderia encarar seu "irmão de leite", o Palmeiras na final, mas o Verdão foi eliminado pelo Botafogo nas semis.

Na final, o Juventude ganhou por 2 x 1 em casa com dois gols e Bebeto descontou. O resultado não agradou o Fogão, que ficou na bronca com àrbitro Marcio Rezende de Freitas, que anulou dois gols do Glorioso. O jogo da decisão seria no Maracanã. 101 mil pessoas lotaram o estádio e empurraram o time carioca, mas o Ju segurou o 0 x 0 e ficou com o título.

No ano seguinte os gaúchos foram para à Libertadores e  chegaram a pegar o Palmeiras na primeira fase, mas foram eliminado na etapa de grupos. Posteriormente, sofreu com o fim com a parceria da Parmalat. Em 2007 caiu para série B, dois anos para  série C e no ano seguinte para D. Em 2013 regressou para terceira e em 2016 para segunda. Mas caiu para C em 2018 e conseguiu voltar no ano passado. Atualmente é o quarto colocado do grupo A da segunda fase do Gaúchão e está fora da zona de classificação.



 Matéria do Globo Esporte sobre título do Juventude. Canal: G14Play


Já o Caxias conseguiu ganhar o campeonato estadual em 2000. O regulamento daquele ano foi diferente, pois a primeira fase só tinha times interior. O clube ficou em segundo lugar atrás apenas do Esportivo. No octogonal, o Grená bateu Inter, Grêmio e Juventude e, com cinco vitorias, um empate e uma derrota foi campeão do primeiro turno e conseguiu vaga na final por antecipação. Na decisão bateu o Tricolor por 3 x 0 em casa com gols de Gil Baiano, Ivair e Márcio Hah. A decisão deveria ser no domingo seguinte, mas devido à chuva adiou a decisão e ficou para quarta. No Olímpico, o Caxias segurou o 0 a 0 – com direito a pênalti defendido por Gilmar em cobrança de Ronaldinho. Com triunfo, sua torcida fez uma enorme festa nas ruas de Porto Alegre e da Serra Gaúcha. O título consagrou Jairo Santos, Paulo Turra, Sandro Neves, Ivair, Titi, Gil Baiano, Márcio Hahn e Adão que foram transferidos. Além do técnico Tite, que no ano seguinte ganhou a Copa do Brasil com o Grêmio. O jovem técnico na decisão bateu o Corinthians de Wanderley Luxemburgo.

Em 2000 equipe estava na série B. Cinco anos depois caiu para serie C e em 2015 para série D. Não disputou a última divisão em 2017 e nas temporadas seguintes não conseguiu o acesso para terceira divisão. Se a pandemia não alterar o campeonato, Caxias Clube vai tentar de novo esse ano. Atualmente, o time ganhou o primeiro turno do Gaúchão em cima do Grêmio e fará final contra o vencedor do segundo turno.



 Os gols do jogo de ida da final do Gaúchão 2000. Canal: retoreto2. Imagens; RBS TV
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »