Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/04/2019 às 17h14min - Atualizada em 23/04/2019 às 17h14min

Os detalhes e rumores do Playstation 5

As especulações do novo console da Sony

Pedro Dias - Geek
Arte:Página/GameVício
Desde o ano passado, surgiram vários rumores sobre o novo console da Sony. E hoje, iremos abordar nesta matéria algumas delas. Como possível data de lançamento, retrocompatibilidade, jogos que podem rodar até 8k, entre outros.

Há quase um ano, estamos ouvindo falar sobre alguns boatos e rumores sobre o novo Playstation 5. Algumas especulações que não foram esclarecidas ou até mesmo faladas pela própria Sony, porém, isso pôde mudar com uma entrevista cedida à Revista Wired que conversou com o líder da arquitetura do novo console, Mark Cerny.
 

(Fonte:Site//:Sony Reconsidered)

Entre uma das possíveis informações não confirmadas é sobre a data de lançamento do “console da próxima geração”, afirma Mark Cerny repetidamente. Segundo ele, disse que não pretende chegar às lojas no ano de 2019, e que tudo indica que deve ser lançado e comercializado no ano seguinte.

De acordo com a entrevista à Revista Wired, Mark Cerny, responsável pela criação do Playstation 4, o novo console da Sony conta com um novo desempenho de sistema para rodar jogos com gráficos em até 8k. Os componentes internos do Ps5 serão baseados na terceira geração da Linha Ryzen da ADM. Tendo oito núcleos e a sua arquitetura Zen 2 de 7 nanômetros. A Sony pretende colocar áudios 3D, SSDs mais eficaz e compatibilidade com os jogos anteriores do Playstation 4. O GPU será personalizado baseado no hardware Radeon Navi da AMD.
 
A outra novidade da Sony é substituir o disco rígido pelos SSD, a empresa promete melhorar o tempo de carregamento e a jogabilidade dos jogos. Em uma demonstração descrita pela Wired, no jogo Spider-Man de Ps4, para viajar mais rápido o console levou apenas 0,8 segundos em uma demonstração inicial do Ps5, comparado aos 15 segundos do Ps4).
 
Outro fato importante sobre o Playstation 5 é referente aos jogos existentes do Playstation 4. De acordo com a Sony, a empresa revelou que o Ps5 inclui o fato de ser compatível com os jogos do console anterior.  O Playstation 4 e o Playstation 5 têm arquiteturas idênticas, o que torna o suporte entre às plataformas de mais facilidade. Com isso, pode ser a chance da Sony, já que os usuários dos consoles da Sony se queixam quando é lançado um novo videogame.
 
A Sony ainda não confirmou se os jogos serão em Blu-ray ou de uma outra forma. Até então, vão existir cópias físicas dos jogos e também pode ser realizado compras on-line, dessa forma, é possível baixar jogos diretamente da Playstation Store.
 
Outra questão levantada pela Sony é sobre os óculos de realidade virtual – VR. Embora a empresa da Sony não tenha discutido sobre os possíveis planos futuros para o VR, a Sony confirmou que o fone de ouvido do VR pode ser usado no Playstation 5.


(Fonte: IGN Brasil) 

Como dito nesta matéria e até a data de publicação, é provável que ela seja lançada no próximo ano, mas não temos uma confirmação exata da data de lançamento, exceto o que foi dito pelo Mark Cerny que não será lançado no ano de 2019. Com isso, também é pouco provável que seja anunciado ou comentado durante a feira da E3 que acontece entre os dias 11 e 13 de junho. E sem nenhum comunicativo da Sony sobre do que pode ser lançado de atração ou novidade na feira da E3.
 
Os desenvolvedores do Playstation 5 precisam estar atentos ao seu forte concorrente, o surgimento do novo e suposto “Xbox Anaconda”. De acordo com o site Voxel, o novo Xbox Anaconda da linha Scarlett pretende ser mais poderoso do que o Playstation 5.
 
Recentemente, os usuários do Xbox One que tiveram contato com os desenvolvedores, revelaram que a Microsoft pretende preparar “algo gigantesco” para a próxima geração de videogames. O novo Xbox Anaconda vem acompanhado de hardwares e especificações técnicas aprimoradas.
 
(FONTE : SITE OFICIAL DO XBOX ONE)

Às informações vieram do Jornalista americano, Ainsley Bowden, que alega por fontes próximas da Microsoft que o Xbox Anaconda acompanha com hardware superior ao do Playstation 5. Além disso, existem rumores de que a Microsoft pretende lançar dois consoles na próxima geração de videogames. Seguindo na mesma linha da Scarlett, sendo o mais poderoso dos dois, o Anaconda. O outro console seria o LockHart.
 
Lembrando que tudo isso são apenas especulações e rumores que estão surgindo nos últimos tempos. Não existe uma confirmação oficial da Microsoft. No entanto, devemos levar em consideração a estratégia da empresa Microsoft lançar na metade desta geração – tornado o Xbox One X mais poderoso do que o Playstation 4 Pro). Com isso, a empresa invista mais em um console potente contra o seu concorrente.
 
Além disso, outro rumor é sobre o possível lançamento do Xbox Scarlett na feira E3 deste ano. Vale ressaltar que são especulações e rumores. Até o momento, a Microsoft não confirmou se pretende anunciar na E3 de 2019.  

REFERENCIAS:

Rumor: Xbox Anaconda, da linha Scarlett, será muito mais poderoso que PS5  Voxel. 2019. Disponível em <https://www.voxel.com.br/noticias/rumor-xbox-anaconda-linha-scarlett-poderoso-ps5_843023.htm> Acessado em  23.abr.2019

Exclusive: What to Expect From Sony's Next-Gen Playstation  WIRED. 2019. Disponível em <https://www.wired.com/story/exclusive-sony-next-gen-console/> Acessado em 16.abr.2019

Mark Cerny gives a surprise peek at PS5 Medium. 2019. Disponível em <https://sonyreconsidered.com/mark-cerny-gives-a-surprise-peek-at-ps5-35c2eb2bdd7> Acessado em 23.abr.2019

PS5 - Data de Lançamento, Jogos, Specs, Retrocompatível  EuroGamer.2019. Disponível em <https://www.eurogamer.pt/articles/2019-04-29-ps5-data-de-lancamento-jogos-specs-retrocompativel> Acessado em 23.abr.2019

Sony Releva Detalhes do PS5; SDD, Jogos Até 8k, Ray Tracing e Mais Voxel. 2019. Disponível em <https://www.voxel.com.br/noticias/sony-revela-detalhes-ps5-ssd-jogos-8k-ray-tracing_842939.htm> Acessado em 23.abr.2019
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »