Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/08/2020 às 12h20min - Atualizada em 08/08/2020 às 12h20min

JORGE PORTUGAL, PRESENTE!

Educador baiano será sempre referência na classe estudantil

Yasmin Aguirre - Revisado por Mário Cypriano
Foto: GOV/BA

Aos 63 anos, no dia 03 de Agosto de 2020, às 20:15, chegou ao fim a jornada do intelectual Jorge Portugal. O baiano, que foi internado no mesmo dia, no Hospital Geral Roberto Santos, teve seu óbito confirmado por falência cardíaca aguda. Segundo o boletim médico, ele já havia dado entrada na unidade em estado crítico com quadro de choque cardiogênico, que é quando o coração não consegue bombear sangue com eficiência.

 

Uma equipe do Samu foi acionada para atender o educador que estava em estado grave com sinais de insuficiência respiratória. Ele recebeu atendimento inicial e foi levado para o Hospital Geral Roberto Santos. Durante o trajeto, Jorge Portugal chegou a ter uma parada cardiorrespiratória, mas foi estabilizado.  Na Terça-Feira (4), Jorge Portugal foi enterrado em Santo Amaro. 

"Muito rápido, foi uma morte súbita. Ele, por causa da insuficiência cardíaca, o sangue, os nutrientes não circularam pelo corpo. Isso acarretou uma falência do fígado, depois dos rins, ele ficou muito inchado, ele teve cinco paradas cardíacas no caminho de casa até o hospital, ainda chegou com vida, mas a fatalidade aconteceu", contou Caetano Portugal, filho de Jorge, ao Jornal Correio.


Em entrevista à TV Bahia, o filho de Jorge contou ainda que  o pai já tinha sofrido um AVC há dois anos e desde janeiro usava um marca-passo. "Desde então, vinha sofrendo insuficiência cardíaca. Esse é o motivo do falecimento dele", afirmou.


Educador, poeta e compositor, Jorge Portugal nasceu em Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, em 5 de agosto de 1956. Professor universitário, formado em Letras, foi bastante atuante no ensino de cursos pré-vestibulares e escolas, na qual teve um papel promissor na educação baiana.  

 

Professor de Língua Portuguesa e Redação, sempre teve suas ideologias voltadas para as pautas sociais. O mestre criou e apresentou programas bem conhecidos pela classe estudantil como “APROVADO”, vinculado a Rede Bahia, TVE e TV Salvador. O programa tinha como objetivo qualificar e informar estudantes da rede pública que iriam fazer a prova do ENEM ou prestar vestibular/concurso. 

 

Em rede nacional, o programa “TÔ SABENDO”, dirigido e apresentado por Jorge, foi estreado em 2010. A cada programa, alunos de escolas públicas da Bahia, Pará e São Paulo testavam seus conhecimentos e tiravam dúvidas a respeito dos conteúdos didáticos, envolvendo questões de língua portuguesa, matemática, ciências humanas e naturais. Em Maio deste ano, o professor foi contratado pela Secretaria de Educação para elaborar video aulas e conteúdos educativos e preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Em sua rede social, a jornalista e digital influencer Tia Má relata a importância do docente na  trajetória da sua formação. “Foi meu professor e sempre elogiava meu dom pela escrita. Quando ele soube que estava fazendo jornalismo, falou que escolhi a profissão correta. Quando comecei a 'ser' Tia Má , professor Jorge me lembrou do meu compromisso com a coletividade, coisa que ele nunca esqueceu!”

 

O poeta estudou Psicologia na Universidade Federal da Bahia, mas sua formação cultural e educacional começou bem antes. Suas primeiras salas de aula foram as plantações de cana-de-açúcar na fazenda onde viveu até os dez anos de idade. Local onde ouvia os trabalhadores cantando chula e samba de roda. A afinidade com a música se desenvolveu já aos dez anos, quando fez suas primeiras composições. 

 

No ano de 1980 conseguiu projeção nacional quando seu parceiro Raimundo Sodré participou do "Festival da Nova MPB 80", onde a música “A Massa” havia sido classificada, sendo então incluída no disco do festival. 

 

“Portugal era uma pessoa super legal, um camarada que demonstrava alegria. Era uma pessoa densa, muito ligada à música e à cultura, era um antenado”, lembrou Raimundo Sodré, ao G1.

 

Além de outras composições com Sodré – a exemplo de “Menino triste”, “Vá pra casa esse menino, viu?”, “Coió de Anália” e “Resistência”, Jorge Portugal compôs, com Roberto Mendes, músicas como “Vida vã”, “Vila do Adeus”, “A Beira e o mar”, “Amor de matar”, “Assim como ela é” e “Caribe, calibre: Amor (Amaralina)”. A última composição participou do Festival dos Festivais da Rede Globo, em 1985.

Executadas em várias partes do mundo, suas canções já foram interpretadas por artistas como Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Raimundo Sodré, Roberto Mendes, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Lazzo Matumbi, Tânia Alves, Elba Ramalho, Jorge Aragão, Maria Creuza e Ara Ketu. 

Músicas como “Filosofia Pura”, “A Beira e o Mar”, “Vida Vã”, “Iluminada”, “Memória das Águas” e “Fonte” já foram cantadas na voz de Bethânia e tiveram muito sucesso. 

“Uma mente e uma sensibilidade típica do Recôncavo. Tenho orgulho dele. Estamos todos com saudade do seu papo e das suas ideias", escreveu Caetano Veloso em seu Instagram.

O ex-secretário da cultura esteve à frente da pasta durante o período de janeiro de 2015 a outubro de 2017.  Na pasta da cultura, buscou pensar a área de forma integrada à educação, com ações voltadas para esta transversalidade, como as Escolas Culturais, e idealizou projetos como o Concha Negra e o Janela Baiana, uma celebração à música, cultura e ancestralidade afro baiana no âmbito da Nova Concha Acústica, que foi entregue durante a sua gestão.

Filho de Oxossi, Portugal, manteve uma valiosa contribuição para as políticas afirmativas na Bahia. Como entusiasta e colaborador da luta antirracista, foi responsável pela criação e implementação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância.

No Twitter, o atual governador do estado da Bahia, Rui Costa fez questão de lembrar o quanto Portugal foi importante para nós baianos. “Imensamente entristecidos, lamentamos a morte do ex-secretário de Cultura de Estado Jorge Portugal. Educador, poeta, compositor, Jorge era um homem de múltiplos talentos, todos exercidos com energia e a simpatia que inspirava todos à sua volta.”

O santoamarense é apaixonado por futebol, tendo como seu time do coração o Ypiranguense, fora da Bahia Jorge era flamenguista. 

 

"Não sou torcedor do Esporte Clube Bahia. Os que me conhecem – e muitos que não – sabem que meu time do coração é o Ypiranga, “meu amarelo e preto/ meu time do peito…”, relatou o  mestre, em 2012, durante uma entrevista concedida ao Esporte Clube Bahia.


Mestre das Letras, Jorge Portugal deixa literaturas como “Redação: é fácil assim”,  “Se escola fosse estádio e educação fosse copa.” “Gole d´àgua.”

 

Além da mulher, Jorge deixa três filhos: Caetano, a atriz Bárbara Bela e o jornalista Thiago Dantas.  

 

Jorge Portugal foi professor de muita gente, contribuindo diretamente e indiretamente, tanto em salas de aula, quanto nas aulas ministradas pelo docente na TV. O fato é que Portugal marcou a classe estudantil e educadora de milhares de baianos com seus ensinamentos fáceis e objetivos, que eram falados em formas de canções, poesias e principalmente, na transformação da educação. O mestre é sinônimo de esperança e será sempre referência para alunos e professores baianos.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »