Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/08/2020 às 04h41min - Atualizada em 14/08/2020 às 05h30min

Carenteners: série surge para mostrar como ocorrem os relacionamentos sociais na quarentena

O objetivo da narrativa dos dez episódios é retratar uma nova realidade em que as relações sociais passam a ser mediadas por aparelhos eletrônicos

Thaís Santos - Editado por Fernanda Simplicio
Reprodução/ Uol Entretenimento
Em decorrência da pandemia do novo coronavírus muitos relacionamentos amorosos tiveram que se adaptar as mudanças provocadas pelo distanciamento social. Casais que não vivem juntos recorreram aos recursos virtuais para manter contato e aqueles que estão próximos passaram a ter a companhia um do outro o tempo todo. O que podemos observar é que durante o isolamento, o vínculo que tínhamos fisicamente passa a ser feito remotamente, o virtual agora é o novo normal na vida das pessoas. 

Em  30 de junho, a Warner Channel estreou a série “Carenteners”, que conta a história da Cecília e do Marcos, respectivos papéis interpretado por Ana Tardivo e Mateus Sousa. O casal se apaixona uma noite antes da pandemia ser reconhecida oficialmente pela OMS (Organização Mundial da Saúde), e precisam se adaptar logo em seguida aos novos tempos do isolamento social.  

Para manter o relacionamento à distância, eles lidam também com problemas rotineiros da convivência familiar, amizades e o próprio trabalho. Assim, eles compartilham essas situações em tela de modo criativo.

Ao todo são dez episódios, com duração de aproximadamente cinco minutos cada. “Carenteners” trata de uma linguagem com uma pegada mais jovem, que veio com a ideia do estar conectados em redes sociais. O formato de filmagem é bem-humorístico. No decorrer dos programas é possível ver a interação dos personagens com a reprodução de stories, mensagens de áudios, vídeos de Whatsapp, uma narrativa mais ágil...o que retrata de uma forma leve a nossa nova realidade em que nossas relações sociais passam a ser feita mediante à aparelhos digitais.  

Por estarmos vivendo nesse contexto onde cada um passa a estar na sua própria casa por segurança, os autores tiveram que operar os equipamentos das câmeras, computadores, celulares enquanto interpretavam seus personagens. Além disso, outro desafio para os personagens que receberam orientações dos devidos profissionais da área remotamente foi pensar na montagem do cenário, de acordo com a estrutura de suas próprias casas, no figurino, na maquiagem e na iluminação...  

A ideia do “Carenteners” surgiu de um bate-papo entre Aline Diniz, apresentadora do canal TNT e Érico Borgo cofundador do Omelete, conhecido por ser um dos principais nomes da cultura pop, ambos são sócios da produtora Huuro Entretenimento que teve parceria com o projeto da série. Se você ainda não assistiu, o material está disponível no YouTube, no canal da Warner Channel.  
 
REFERÊNCIAS:

MEDEIROS, Daniel. Série gravada na pandemia, "Carenteners" estreia na Warner. Folha de Pernambuco. 27 de jun. 2020. Disponível em: <https://www.folhape.com.br/cultura/serie-gravada-na-pandemia-carenteners-estreia-na-warner/145255/>. Acesso em: 3 de agosto de 2020.

DRULLIS, Gustavo. Série brasileira da Warner, ‘Carenteners’ retrata romance na pandemia. Metro Jornal. 30 de jun. 2020. Disponível em:< https://www.metrojornal.com.br/entretenimento/2020/06/30/carenteners-serie-warner-romance-pandemia.html>. Acesso em: 3 de agosto de 2020.

NARCISO, Anderson. “CARENTENERS”: gravada durante isolamento, série estreia na Warner Channel. Mix de Séries. 30 de jun. 2020. Disponível em: <https://mixdeseries.com.br/carenteners-gravada-durante-isolamento-serie-estreia-na-warner-channel/>. Acesso em: 3 de ago. 2020.

PRATINI, Vitória. Carenteners: Série da Warner produzida por Érico Borgo e Aline Diniz retrata vida na quarentena (Entrevista). Adoro Cinema. 30 de jun. 2020. Disponível em: http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-154905/>. Acesso em: 3 de ago. 2020.

UOL São Paulo. 'Carenteners': Warner Channel terá série brasileira produzida na pandemia. Uol Entretenimento. 17 de jun. 2020. Disponível em: <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/06/17/carenteners-warner-channel-tera-serie-brasileira-produzida-na-pandemia.htm>. Acesso em: 3 de ago. 2020.

SOUSA, Camila. Como a quarentena está influenciando a criação de conteúdo na cultura pop. Omelete. 3 de ago. 2020. Disponível em:<https://www.omelete.com.br/series-tv/series-filmes-inspirados-na-quarentena>. Acesso em: 3 de ago. de 2020.

MONTEIRO, Thaís. Turner lança série com produtora de ex-membros do Omelete. Meio&Mensagem. 17 de jun. 2020. Disponível em:<https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2020/06/17/turner-lanca-serie-com-produtora-de-aline-diniz-e-erico-borgo.html>. Acesso em: 3 de ago. de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »