Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/08/2020 às 11h38min - Atualizada em 30/08/2020 às 11h54min

O que esperar do filme do Esquadrão Suicida de James Gunn

As referências e inspirações do diretor na adaptação

Jonathan Rosa - Editado por Fernanda Simplicio
Logo brasileiro do filme Esquadrão Suicida .Foto/ Divulgação: Warner

Durante o evento do DC FanDome foram reveladas inúmeras novidades sobre o novo filme do Esquadrão Suicida. Entre anúncios e novidades o diretor James Gunn falou um pouco de suas referências e inspirações o longa, além de mostrar um vídeo dos bastidores que já revela bastante sobre sua visão da adaptação das HQs.

Apesar de ter recebido inúmeras críticas negativas, o primeiro filme do Esquadrão Suicida, dirigido por David Ayer, em 2016, não apenas foi um sucesso comercial como marcou a primeira vitória da DC no Oscar, levando a estatueta por melhor maquiagem. Como resultado, a Warner Bros. não demorou para trazer o retorne da força tarefa x para uma sequência.
 
Para marcar uma nova fase, a DC agora escalou James Gunn, para dirigir e roteirizar a nova adaptação, com o intuito de levar a franquia para um rumo completamente diverso, com o elenco praticamente todo novo e diferentes personagens. E tudo isso ficou ainda mais claro durante o megaevento DC FanDome, onde o diretor apareceu com o elenco para anunciar diversas novidades da sequência. 

E com o que foi revelado, em verdades vos digo, esqueça tudo o que você conheceu sobre o antigo conceito do filme do esquadrão suicida de David Ayer. Daquela versão do longa só restaram a Arlequina feita pela Margot Robbie, o Capitão bumerangue do Jai Courtney, o Rick Falg vivido pelo Joel Kinnaman e Viola Davis como Amanda Waller.

Tirando esses personagens, o filme, agora comandado por Jamens Gunn, promete trazer uma abordagem incrivelmente diferente do que já foi visto sobre o grupo de "supervisões" no cinema. Inclusive sem nada do Coringa do Jared Leto, para o ódio eterno dos que gostaram, e a comemoração de quem preferiria ter ido ver o filme do Pelé.


 

Além dos atores quem voltam para o longa, completam o elenco principal: Idris Elba como Sanguinário (Bloodsport)John Cena como Pacificador (Peacemaker), Peter Capaldi como Pensador (Thinker), Nathan Fillion como TDK, Alice Braga como Solsoria, Michael Rooker como Sábio (Savant), Sean Gunn como Doninha (Weasel), Daniela Melchior como Caça-Ratos 2 (Ratcatcher 2), David Dastmalchian como Bolinha (Polka-Dot Man), Steve Agee como Tubarão-Rei (King Shark) e Taika Waititi em um papel ainda não revelado.


Para saber tudo sobre cada um destes personagens veja: O Esquadrão Suicídio: Conheça os novos membros da equipe


Mas isso não é bem uma novidade, já que o diretor afirmou algumas vezes, de que o filme não é uma sequência direta do Filme "Esquadrão Suicida" do David Ayer, e sim e sim a versão Jamens Gunn do que é o esquadrão. Tanto que até mesmo o título da sequência de Gunn não remeterá ao primeiro longa dos antagonistas.

Já que mesmo sem ter sido revelado como se chamara exatamente, o diretor avisou que o filme não terá o nem e de "Esquadrão Suicida 2". O título de produção do filme (nome provisório utilizado nos bastidores), que geralmente indica algo da trama, é "El Dorado", uma referência à lendária cidade perdida, o que apontaria para a busca da equipe por algo ou alguém durante a trama. 


REFERÊNCIAS NO FILME

O diretor Jamens Gunn já revolucionou os Guardiões da Gálaxia da Marvel, (os dois filmes dos heróis galácticos juntos somam a bilheteria de mais de 1,6 bilhões de dólares) que também era um outro grupo muito pouco conhecido pelo grande público, e razoavelmente escanteado pelos leitores de quadrinhos, e que hoje é mais famoso que muitos grandes heróis, graças a visão de Gunn para o grupo nos cinemas.

E agora o diretor vai poder usar todo essa habilidade com equipes pouco famosas, também na DC. Além disso Gunn declarou, durante o DC FanDome, que Esquadrão Suicida é o maior e mais divertido filme que ele já vez. Imaginem o que vem por aí se isso se confirmar nas telonas. Vai ser de explodir cabeças!  

 

Após uma série de rumores sobre qual será a trama do longa, o diretor afirmou que seu filme será fortemente baseado nos quadrinhos de John Ostrander, autor da fase clássica, que não só cocriou a Força Tarefa X, como também colocou o título no mapa dos quadrinhos mais lidos da DC Comics no final dos anos 80.



Além disso, Gunn terá como norte o filme "Os doze condenados" (1967), de Robert Aldrich. No longa um major do exército americano é ordenado para treinar e liderar uma equipe de 12 assassinos para uma missão onde eles precisam matar vários oficiais do exército nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

A temática é por si só, bastante parecida com o padrão do Esquadrão Suicida, e principalmente na fase do John Ostrander. Principalmente pelo detalhe de um oficial ter que liderar um grupo de condenados para uma missão extremamente perigosa, onde muitos podem acabar morrendo. Isso já nos dá uma visão do que vem por aí.

A fase de Ostrander nos gibis foi responsável por carimbar o personagem Rick Falg (que é um militar treinado) como o grande líder da equipe de foras da lei, e é por esse motivo que na maioria das vezes ele não morre nas incursões, ao contraio dos outros membros da força tarefa, já que serve de ponte de ligação entre o Esquadrão e Amanda Waller.

Todos esperavam que o filme fosse algo entre um reboot e uma sequência, mas Gunn fez questão de não deixar exatamente claro qual dos dois será. Na DC FanDome, o diretor explicou que o filme é como uma sequência dos quadrinhos da fase clássica da HQ:
 

"Não vejo esse filme como uma adaptação de Jon Ostrander, mas uma sequência de seus quadrinhos. O que ele estaria fazendo com estes personagens, 30 anos depois?", disse o diretor em resposta a um fã.


Mas nem só de guerra vive a cachola do diretor Jamens Gunn, já que os visuais dos personagens, apesar de terem detalhes caracteristicamente militarizados, estão extremamente quadrinescos. Os trajes de cada um deles parece ter soltado direto das páginas dos gibis para a tela, dando um tom incrível. – Isso, por eu as imagens mostradas no vídeo de bastidores que Gunn divulgou durante o DC FanDome, ainda nem estão 100% prontas.



Já é de se esperar que assim como fez com os guardiões no UCM, o diretor deve rechear o filme de piadas e brincadeiras, dando um tom hilário em meio a “bagunça”, sem contar os ester eggs. Portanto além das incontáveis explosões que Gunn prometeu no evento do DC FanDome. podemos garantir as risadas.


Baseado nestes detalhes e no tamanho do elenco, é fácil começar a fazer as apostas de quem e quantos personagens serão entregues ao ceifeiro até o final do filme, bem ao estilo "X force" em "DeadPool 2". O diretor de efeitos especial da DC, declarou que esse é o filme com mais efeitos especiais que todos os outros de sua carreira, e somados. Pensa na loucura em tela.

Ainda durante o evento, Jamens Gunn disse que está muito feliz com a oportunidade e a liberdade criativa que a Warner o deu para poder dar vida a sua versão do filme. A produção do novo Esquadrão Suicida teve início em 23 de setembro de 2019, em Atlanta, e a estreia está marcada para 6 de agosto de 2021 nos cinemas. 

 
REFERÊNCIAS:  
SABBAGA, J. Esquadrão Suicida | Tudo que sabemos sobre a sequência de James Gunn. 22 de ago. de 2020. OMELETE. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/ccxp/esquadrao-suicida-2-tudo-que-sabemos> Acesso em: 26 de ago. de 2020.

ALIAGA, V. O Esquadrão Suicida: 'É o maior filme que já fiz', diz James Gunn. 22 de ago. de 2020. IGN. Disponível em: <https://br.ign.com/esquadrao-suicida/83827/news/o-esquadrao-suicida-e-o-maior-filme-que-ja-fiz-diz-james-gunn?amp=1#aoh=15983183840226&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&_tf=Fonte%3A%20%251%24s> Acesso em: 26 de ago. de 2020.

SABBAGA, J. Esquadrão Suicida 2 | James Gunn diz que filme será sequência das HQs. 22 de ago. de 2020.
OMELETE. Disponível em: <
https://www.omelete.com.br/filmes/esquadrao-suicida-2-sequencia-das-hqs-james-gunn> Acesso em: 26 de ago. de 2020.

ADOLFO, K. O Esquadrão Suicida: Tudo o que sabemos sobre a nova versão de James Gunn. 25 de ago. 2020. ADORO CINEMA. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-155776/> Acesso em: 26 de ago. de 2020

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »