Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/08/2020 às 13h27min - Atualizada em 29/08/2020 às 13h12min

Nerd ou Geek? Conheça as principais diferenças entre os dois termos

Thaís Santos - labdicasjornalismo.com
Reprodução/ Renato Alves
Como identificar um nerd? Se você parar para analisar ser “nerd” é um estereótipo que restringe a personalidade da pessoa atribuindo características visuais, que define e limita pessoas quanto à aparência assim dá margem ao preconceito. Nosso cérebro associa a uma pessoa que tira boas notas que não tem muito amigos, dedica seu tempo aos estudos em excesso.
 
Ao pesquisar a palavra “nerd”, no dicionário on-line de português, o Dicio, traz o conceito de que a pessoa muito inteligente prefere estar estudando na maioria do seu tempo ou se dedicando alguma atividade de interesse pessoal, ou seja, designa que essa pessoa é antissociável.
 
Quando assistimos a filmes, seriados de TVs, que tem personagem “nerd” é possível observar que a pessoa na fase do colegial não é dotada de muita beleza, por usar aparelho nos dentes, óculos fundo de garrafa, o rosto cheio de espinhas, cabelo despenteado e a roupa não sociável para os colegas de sala, contribuindo assim, para o afastamento de amizades sendo motivo para tirar o sarro. 
 
Agora se você dá um Google na palavra “geek” verá que a definição é de uma pessoa que se interessa por videogames, filmes, cinema, séries, colecionáveis, tecnologia, música eletrônica, histórias em quadrinhos, mangás. Os geeks tornam-se até especialista em um assunto em particular. São muitas vezes até experts em assuntos do universo compartilhado.
 
O curioso é observar que apesar de serem usados como sinônimos, os dois termos trazem origens distintas, contudo é possível carregar os dois títulos simultaneamente sem que haja problema.
 
Havia um tempo que ser rotulado como “nerd” ou “geek”, era motivo de vergonha. Os tempos mudaram e as pessoas deixaram de ter pretexto para tirar o sarro de outra pessoa, para se tornarem os queridinhos da sociedade.
 
Por isso, a reportagem do Lab Dicas fez uma listagem para celebrar o conhecimento de todo nerd/ geek, com as maiores . Confira abaixo: 
 
Dia da Toalha e Orgulho Nerd:
Comemorado em 25 de maio, a data está ligado ao ícone da literatura nerd, o escritor Douglas Adams, autor de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. O autor faleceu em 11 de maio de 2001, sendo assim, os fãs encontraram uma forma de homenageá-lo após sua morte. Segundo o Guia do Mochileiro das Galáxias, a toalha é um dos objetos mais úteis para o mochileiro dando até apoio psicológico. Uma tradição que pegou.
 
Já a comemoração ao Orgulho Nerd, por coincidência é a data em que celebra a primeira vez de Star Wars nos cinemas em 1997, ou seja, a comunidade geek observou que a data podia ser comemorada para ambos os fãs (do Guia e de Star Wars).
 
Comic Con Experience (CCXP):
A famosa CCXP que atrae uma legião de participantes de todos os mundos, faz a cabeça não só de crianças, mas também de jovens e adultos. Sediada na cidade de São Paulo, o evento reúne fãs para os quatro dias. A primeira edição aconteceu em 2014, cobrindo as principais áreas da indústria da cultura pop. A CCXP foi inspirada na edição americana que acontece na cidade de San Diego, na Califórnia (nos moldes da San Diego Comic Con).
 
Game XP:
Um dos eventos mais direcionados ao público de games. Um lugar onde a magia dos parques e as aventuras dos jogos são épicos. São quatro dias de atrações e campeonatos de games. O evento é uma oportunidade para os fãs conhecerem os principais lançamentos das empresas, que são destaque no universo dos jogos.
 
Bienal do livro:
O evento é um imenso palco que celebra a transformação que os livros fazem na vida das pessoas. Além de proporcionar conhecer autores, fazer novos amigos expande nossa forma de pensar.  O encontro apresenta as principais obras das editoras, livrarias e lançamentos. A programação mescla entre literatura, gastronomia, cultura e negócios. Muita diversão!
 
 
REFERÊNCIAS:
NEGRA, GUILHERME. 15 coisas que um verdadeiro nerd deve saber. EOnline. 25 de mai. 2015. Disponível em:<https://www.eonline.com/br/news/659795/15-coisas-que-um-verdadeiro-nerd-deve-saber>. Acesso em: 25 de agosto de 2020.

Redação. Dia do Orgulho Nerd: 10 coisas que todo nerd que se preze faz. Canal Tech. 25 de mai. 2017. Disponível em:<https://canaltech.com.br/comportamento/10-coisas-que-todo-nerd-faz-94308/>. Acesso em: 29 de agosto de 2020.

CARVALHO, Caio. Você é um geek ou nerd? Quais são as diferenças entre os 2 termos?. Olhar Digital. 13 de jan.2012. Disponível em:<https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/geeks-vs-nerds-voce-sabe-o-significado-de-cada-um/23578>. Acesso em: 29 de agosto de 2020.

UOL. Nerd. Mundo Educação. Disponível  em<https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/nerd.htm>. Acesso em: 29 de agosto de 2020.
AMENDOLA, Beatriz. Dia da Toalha e dos nerds: por que se comemora o 25 de maio. Uol Geek. 25 de mai.2020. Disponível em:<https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/05/25/dia-do-orgulho-nerd-dia-da-toalha.htm>. Acesso em: 29 de agosto de 2020.

RODRIGUES, Jonatan. 7 eventos geek que você precisa conhecer agora!. Moblee. Disponível em:<https://www.moblee.com.br/blog/eventos-geek/>. Acesso em: 29 de agosto de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »