Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/09/2020 às 10h43min - Atualizada em 06/09/2020 às 10h49min

Reboot de "O Professor Aloprado" à caminho, mas é necessário?

Ricardo Accioly Filho - Editado por Fernanda Simplicio
Créditos: Columbia Pictures / Reprodução: Observatório da TV

Apesar de distante dos holofotes, e colecionador de alguns fracassos de crítica e público na última década, Eddie Murphy segue sendo uma referência em termos de boa comédia em Hollywood. Embora protagonista de grandes clássicos como Um Tira da Pesada, O Rapto do Menino Dourado, Um Príncipe em Nova York, Dr. Dolittle e a voz do Burro em Shrek, o ator é muito lembrado também por estrelar dois filmes da franquia O Professor Aloprado, no qual contracena com ele mesmo em vários personagens.

No filme de 1996, Eddie Murphy faz Sherman Klump, um professor universitário com grandes conhecimentos de genética, mas que é ridicularizado por ser gordo. Após conhecer uma bela professora de matemática, decide fazer uma experiência para ficar magro e se torna Buddy Love. Desde então, ganha uma vida dupla para sustentar o efeito do experimento.

Tamanho sucesso do primeiro longa, até como vencedor do Oscar de Maquiagem, fez com que a franquia ganhasse um segundo filme em 2000: O Professor Aloprado 2 – A Família Klump. No entanto, a obra não conseguiu repetir o mesmo desempenho ao dar mais foco aos familiares do Sherman do que a ele mesmo, perdendo aquilo que tem de melhor: o carisma do personagem.



Mas, apesar de ficar famosa e premiada com o protagonismo de Eddie Murphy, alguns poucos se lembram de que a franquia O Professor Aloprado teve início pouco mais de 30 anos antes, em 1963, com o filme estrelado por um mestre da comédia chamado Jerry Lewis. No filme, realmente, original, o icônico comediante deu vida ao professor Julius Kelp, que igualmente cria um soro para ficar mais bonito e atraente, algo que faz criar uma segunda personalidade também chamada Buddy Love.

E é com base nesse longa de Jerry Lewis que, segundo fontes do Deadline, um reboot para a franquia O Professor Aloprado está à caminho. 20 anos depois do último filme, o estúdio Project X Entertainment, dos cineastas James Vanderbilt, William Sherak e Paul Neinstein, adquiriu os direitos da película para levá-la de volta aos cinemas. Naturalmente, o projeto ainda está em suas fases iniciais e busca um grande estúdio em Hollywood que financie o filme. Além disso, Vanderblit será o produtor. Diante disso, ainda não há informações sobre montagem de elenco e direção, nem tampouco uma data de estreia.

Perguntas começam a ser feitas: será que Eddie Murphy retornaria ao personagem ou ao menos uma participação dele seria esperada? Mas, talvez, o mais importante, um reboot é necessário após duas versões da mesma história? Este perfil de comédia ainda faria sucesso no mundo atual? Primeiramente, a resposta mais simples para a primeira pergunta. Dificilmente, Eddie Murphy voltaria a reprisar o personagem, ao menos de acordo com os indícios que o ator vem deixando em entrevistas.

Apesar dos aguardados Um Tira da Pesada 4 e Um Príncipe em Nova York 2, o astro norte-americano já reafirmou que encaminha sua aposentadoria das telas e que planeja uma vida fora das câmeras realizando um ou outro trabalho apenas para quebrar o tédio. Além disso, chegou a dizer ao The Washington Post que “os filmes (blockbusters) acabaram para mim”.

Mas, ainda, desde o desastroso Pluto Nash, passando por fracassos recentes como Norbit – Uma Comédia de Peso, O Grande Dave, Imagine Só! e As Mil Palavras demonstram que o estilo de comédia juvenil com o uso de ofensas, consagradas por Eddie Murphy e tão bem evidenciadas em O Professor Aloprado já não combina bem com os tempos atuais.



Em um mundo, onde cada vez mais, se pede respeito às diferenças e busca-se o combate ao bullying e a gordofobia, comédias juvenis como a franquia do Sherman Klump de tanto sucesso nos anos 90, em um outro contexto de sociedade, teria que passar por uma atualização e repaginação que talvez retire muito de seu potencial. Uma obra que fez rir pela atuação de Murphy, e seus vários “eus”, mas do que pelo constrangimento empregado. Por fim, as duas versões de O Professor Aloprado guardam semelhanças em sua essência, tendo como grande diferencial a motivação, enquanto o personagem de Jerry Lewis era tido como feio e desajeitado, o de Eddie Murphy é gordo.

A insatisfação existencial gerada pelo conceito de terceiros sobre si é o mote para que eles criem soros para se tornarem mais atraentes. Mas é algo visto não somente nas duas recriações, mas também em filmes como O Amor é Cego e O Diário de uma Princesa que mostra uma fórmula desgastada e pouco condizente com o contexto atual. Como toda obra que passa pelo crivo do tempo, O Professor Aloprado é um clássico da sua época, com bons insights de humor, com uma grande atuação de Eddie Murphy, mas que deve ser refletida no contexto de sua produção.

REFERÊNCIAS:
O PROFESSOR ALOPRADO. ADORO CINEMA. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-15292/>. Acesso em 04 de set. 2020.
GÓIS, P. Reboot de "O Professor Aloprado" está em desenvolvimento. NERDSITE. 25 de ago. de 2020. Disponível em: <https://www.nerdsite.com.br/2020/08/reboot-de-o-professor-aloprado-esta-em-desenvolvimento/>. Acesso em 04 de set. 2020.
Hollywood trabalha no remake de Professor Aloprado. O FUXICO. 31 de ago. de 2020. Disponível em: <https://www.ofuxico.com.br/noticias-sobre-famosos/hollywood-trabalha-no-remake-de-professor-aloprado/2020/08/31-384761.html>. Acesso em 04 de set. 2020.
"O Professor Aloprado" ganhará um novo remake. ENGENHARIA DO CINEMA. 24 de ago. de 2020. Disponível em: <http://engenhariadocinema.com.br/2020/08/24/o-professor-aloprado-ganhara-um-novo-remake/>. Acesso em 04 de set. 2020.
REDAÇÃO. O que diabos aconteceu com Eddie Murphy?. Ei NERD. 19 de abr. de 2020. Disponível em: <https://www.einerd.com.br/dragon-ball-site-lista-15-personagens-mais-poderosos-que-goku/>. Acesso em 04 de set. 2020.
EzequielSalviano. Bud Love CENA COMPLETA O Professor Aloprado !!!avi. YOUTUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Dx0jx-8sYZA>. Acesso em 04 de set. 2020.
Movieclips Classic Trailers. The Nutty Professor Official Trailer #1 - Eddie Murphy Movie (1996) HD. YOUTUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=o3wJ-jzZqBw>. Acesso em 04 de set. 2020.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »