Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/09/2020 às 12h48min - Atualizada em 18/09/2020 às 12h48min

Influência geek no mundo da maquiagem

Nathalin Gorska - Editado por Fernanda Simplicio
FONTE: glowupbbc / Reprodução: Instagram

Maquiagem, efeitos especiais, histórias épicas e legiões de fãs sempre estiveram conectados. O cinema, presente desde 1895 a cada ano vem inovando e trazendo novas técnicas para atrair o público. Entre todas a formas criadas, a maquiagem possuí um grande destaque e um papel importantíssimo.

Desde Harry Potter até Senhor dos anéis, a maquiagem possuí uma função relevante e inesquecível, visando trazer o real e o desconhecido em um mesmo projeto. O uso de diversas técnicas e materiais é o que torna a maquiagem de efeitos especiais tão amada pelos fãs do universo Geek.

Trabalhar com um projeto que marca e chama a atenção das pessoas exige muita técnica, personalidade, noção do que está de acordo com a história do personagem e o que não está.

Em entrevista à nossa reportagem, a maquiadora Duda Feris afirma que a maquiagem “geek” não difere tanto da maquiagem tradicional

“pois ela entra no ramo das maquiagens artísticas.”


Para Duda, as maquiagens artísticas podem ser expressadas de diversas maneiras e com diversos temas diferentes.
 

“Acredito que desenvolvi (o gosto por maquiagem geek) com o tempo, cada dia aprendo mais um pouco sobre esse mundo da cultura geek e coloco em prática na maquiagem, gosto de coisas fantasiosas”, acrescentou ela.


O sucesso das maquiagens de efeitos especiais é tão grande que foram expandidas para plataformas de streaming e reality shows, como o Glow Up: Britain’s Next Make-Up Star (2019), uma competição que incialmente conta com 10 maquiadores e a cada episódio um é eliminado. O programa conta com diversas provas, entre elas na primeira temporada, os competidores são levados até um estúdio de filmagem e efeitos especiais, os estúdios Leavesden, para provar seus conhecimentos técnicos, criando Professores pássaros escondidos em um pântano, Porcos guerreiros e uma família real felina. E tudo isso monitorado por David Malinowski, vencedor do Oscar, BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) de maquiagem e efeitos especiais e criador das máscaras utilizadas em Harry Potter e Animais Fantásticos e onde Habitam.



Outro reality show que explora os efeitos especiais é o Face off (2011) que conta com 13 temporadas. O programa de TV desafia os participantes a criar maquiagens completas de acordo com o tema escolhido e três dias para estar tudo pronto para ser avaliado pelos jurados. Em sua primeira temporada, o programa contou com 1,4 milhões de espectadores por episódio. O prémio para o artista que mais se destacar nas provas é de US$ 100.000 e um ano de fornecimento de maquiagem.

Confira mais sobre o trabalho da Duda Feris:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

FELIZ HALLOWEEN!!! E pra comemorar essa data que é a minha preferida do ano, eu resolvi trazer aqui essa maquiagem inspirada na série "Stranger Things", mais especificamente o DEMOGORGON!! Eu gostaria de agradecer a todos vocês que me apoiaram nesse especial de halloween, tanto nas pubs quanto no concurso, vocês são demais, e cada dia que passa eu tenho mais vontade de continuar nesse caminho!! Ainda terão muitas makes artísticas aqui! ♥️ Comentem aí o que vocês acharam!! ♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️ #halloween #halloweenmakeup #halloweencostume #strangerthings #st #demogorgon #strangerthingsmakeup #demogorgonmakeup #artística #maquiagem #makeup #artisticmakeup #brazil #eua #happyhalloween

Uma publicação compartilhada por Duda Feris Makeup (@dudaferismakeup) em


 
 
REFERÊNCIAS:
THEBAS, Isabella. A ORIGEM do cinema. Instituto de cinema, 2020. Disponível em: <https://institutodecinema.com.br/mais/conteudo/a-origem-do-cinema>. Acesso em: 17 de set. 2020
 

COMPETIÇÃO Competição Face off reúne maquiadores em busca da melhor caracterização. Divirta-se mais, 2015. Disponível em: http://df.divirtasemais.com.br/app/noticia/tv/2015/05/31/noticia_tv,154346/competicao-face-off-reune-maquiadores-em-busca-da-melhor-caracterizaca.shtml. Acesso em: 17 de set. 2020


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »