Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/09/2020 às 15h20min - Atualizada em 17/09/2020 às 15h14min

40 anos de Pac-man

João Martinez - Editado por Bárbara Miranda

Em 2020, Pac-man, um dos mais famosos e importantes games completou 40 anos. Lançado em 1980 pela empresa japonesa Namco, o game foi criado por Tōru Iwatani. Na época, os fliperamas dominavam as cidades e as crianças passavam horas jogando mas o público era predominantemente masculino. Os jogos de maior sucesso eram aqueles com muita violência. Iwatani queria atrair o público feminino para os fliperamas e para isso o visual foi pensado para ser mais alegre e com cores vibrantes, além disso, queria um tema que qualquer pessoa poderia se identificar. Comer. De acordo com o próprio Iwatani na série documentária GDLK, a inspiração para o “come come” foi uma pizza. Algumas versões dizem que na realidade é uma simplificação do kanji usado para escrever boca em japonês. Independente de qual seja o real motivo, o personagem foi um sucesso. Junto com seus inimigos fantasmas, o Pac-man caiu no gosto popular, principalmente nos Estados Unidos, e o jogo se tornou uma febre entre os jovens arrecadando 2 bilhões e meio de dólares, sendo considerado o jogo de arcade mais famoso da história. 
 

O sucesso foi tanto que é considerado o primeiro jogo de videogame a ganhar um investimento massivo em merchandising, programas de tv, camisetas, pelúcias e todos os tipos de produtos lotavam os estoques das lojas.

 

O jogo foi revolucionário. Os fantasmas possuíam uma complexa inteligência artificial para perseguir o jogador. Foi o criador da mecânica de “Power-Up” nos videogames, quando o personagem “come” um objeto que aumenta drasticamente suas habilidades durante um período de tempo, era dessa maneira que os fantasmas poderiam ser derrotados. O “Power-up” se tornou comum em jogos como Super Mario Bros. Também foi em Pac-man que o estilo de jogo Stealth surgiu, com um personagem frágil que é derrotado ao encostar em qualquer um dos inimigos. Outra inovação trazida pelo game foram as cutscenes. Apesar de simples, foram as primeiras animações em games e deram o pontapé para que hoje games como The Last of Us, Detroit: Become a human e God of War tenham cenas tão impressionantes e memoráveis.

Na época, os jogos de fliperama tinham um problema, eram muito repetitivos. Qualquer jogador que gastasse algumas horas e muitas moedas poderia facilmente aprender os padrões de inimigos e o jogo perderia a graça. Isso atingiu diversos títulos e o Pac-man foi um deles. Foi então que um grupo de estudantes do MIT entraram na história, Doug Macrae, John Tylko e Kevin Curran compravam máquinas de fliperamas e colocavam em seus dormitórios na faculdade, como os fliperamas eram um sucesso mundial no MIT não seria diferente. Eles arrecadaram dinheiro suficiente para comprar mais máquinas e ampliar os negócios. Um dia perceberam que a procura pelos jogos estava diminuindo e, por consequência, o lucro também. O motivo, os jogadores já tinham dominado os padrões e não encontravam mais desafios.
 

Foi então que os três colegas passaram suas férias de verão modificando o jogo mais popular entre os estudantes Missile Command, da Atari. Eles fizeram diversas melhorias no game, como a velocidade, novos inimigos e etc. O novo jogo vendeu diversas cópias até chegar nas mãos da própria Atari, que processou os garotos. A empresa não levou o processo adiante e fez um acordo com os três para que eles trabalhassem para eles.
 

Enquanto o processo ainda estava acontecendo, os três amigos já estavam trabalhando em sua próxima modificação, o Pac-man. Ao saber do acordo e o pedido da Atari, para que eles pedissem permissão para modificar os próximos jogos, Macrae, Tylko e Curran entraram em contato com a Midway, distribuidora do Pac-man nos Estados Unidos e venderam sua nova criação, que seria lançado em 1982 como Ms. Pac-man.

Ms. Pac-man trouxe pela primeira vez na história dos videogames uma protagonista feminina. Além disso, teve modificações em relação ao jogo original. No lugar de apenas um labirinto, o game vinha com três novos mapas e os fantasmas se movendo aleatoriamente, não mais com movimentos pré-programados. Esses fatores lançaram a franquia ao sucesso novamente e reservou lugar especial para ela no hall da fama dos videogames. 
 

Desde 1980 diversos jogos foram lançados, para as mais diversas plataformas e nos mais variados estilos. Agora, em 2020, um novo jogo foi anunciado, que promete usar a tecnologia de Geolocalização do Google Maps com a já conhecida estética do “come come”. Nele o jogador poderá selecionar sua cidade e o game irá transformá-la em fase do Pac-man, com as bolinhas para serem pegas e os fantasmas para serem desviados. A data de lançamento ainda não foi revelada, mas está marcado para ser ainda em 2020.


REFERÊNCIAS

 
DEOLINDO, Breno. “Inspiração para outros gêneros e sucesso multimídia: As inovações de Pac-Man"; The Enemy, 2020. Disponível em: <https://www.theenemy.com.br/retro/inspiracao-para-outros-generos-e-sucesso-multimidia-as-inovacoes-de-pac-man>. Acesso em 14 de setembro de 2020.
 

GARCIA, Tayná. “Jogo em realidade aumentada transforma Google Maps em fases de Pac-Man”; Jovem Nerd, 2020. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/jogo-em-realidade-aumentada-transforma-google-maps-em-fases-de-pac-man/>.   Acesso em 14 de setembro de 2020.

 

IGN BRASIL, A história de Pac-man. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bGc1BEdn9WU>. Acesso em 17 de setembro de 2020.

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »