Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/09/2020 às 22h11min - Atualizada em 20/09/2020 às 22h23min

Com As Crônicas dos Kane, Rick Riordan tem nova chance nos cinemas

Após fracasso com Percy Jackson, autor vive momento de evidências e apostas altas em streamings

Ricardo Accioly Filho - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: ISOPIX / Reprodução: Newsmonkey

O mundo do cinema sempre foi marcado por ciclos de gêneros de filmes. Foi assim na Era de Ouro onde as obras clássicas de drama e os épicos bíblicos consagraram grandes cineastas e atores. Foi assim com as películas de ação levando ao estrelato grandes brutamontes. O inicio do século XXI trouxe ao mercado as adaptações de livros infanto-juvenis com os sucessos pioneiros de Harry Potter e O Senhor dos Anéis.

Na esteira desses filmes, outros surgiram como o sucesso teen Crepúsculo, a série Divergente, e o mais bem sucedido Jogos Vorazes. Entre eles, uma tentativa de se criar um novo Harry Potter, inclusive perfazendo um caminho comum de construção narrativa, Percy Jackson e os Olimpianos. No entanto, a obra de Rick Riordan fracassou desde o primeiro longa: O Ladrão de Raios.

Apesar de contar com a direção de Chris Columbus, mente por trás dos dois primeiros filmes do bruxo mais famoso do cinema, o roteiro pobre, com soluções fáceis e a intenção desnecessária de antecipar fatos de outros livros, deixando de fora aspectos relevantes do primeiro capítulo, condenaram-no ao ostracismo. Além disso, o trio de protagonistas, liderados por Logan Lerman, não convenceu, faltando química entre eles. Sem contar a ausência de hipótese crível para a contextualização da mitologia grega inserida na realidade norte-americana. Um estonteante fracasso, até hoje condenado pelo próprio autor dos livros.



Mas nada que impediu uma continuação de ser feita. Três anos depois, chegaria O Mar de Monstros, tentando corrigir erros do primeiro e bagunçando ainda mais a já desorganizada história. As falhas se repetiram, com a adição de Douglas Smith, e a franquia foi encerrada sem um fim, em 2013. Mesmo assim, os fãs de Percy Jackson e os Olimpianos seguiam acreditando na boa história que os livros nos apresentam em seus cinco volumes. E ficaram aguçados, felizes e curiosos após o próprio Rick Riordan confirmar que a Disney comprou os direitos de adaptação para fazer uma série focada nos livros, inclusive com o controle criativo e o roteiro do autor.

Ainda mais, mesmo em andamento com o projeto no Disney+, nos últimos dias, por meio de um vídeo nol Twitter, Rick Riordan anunciou que outra série de livros será adaptada e ganhará as telas da Netflix: As Crônicas dos Kane. Mergulhando na mitologia egípcia, a saga segue os irmãos Carter e Sadie, que foram criados em separado desde a morte da mãe. Em um natal, os dois se reencontram e vivenciam um evento que leva ao desaparecimento de seu pai. A partir de então, os dois partem em uma aventura para salvá-lo. Nessa jornada, depararão com deuses do Egito Antigo e uma ordem secreta existente desde os tempos dos faraós.

A nova história é uma trilogia formada pelos livros “Pirâmide Vermelha”, “O Trono de Fogo” e “A Sombra da Serpente”. Além disse, a narrativa se passa no mesmo universo de Percy Jackson e os Olimpianos, que explora os deuses gregos. No vídeo, Rick Riordan revelou que começou a trabalhar no novo projeto desde outubro do ano passado, época próxima ao começo do desenvolvimento da série dos Olimpianos.



Além disso, a melhor informação de todas fica por conta de não ser necessário esperar a primeira temporada sair e fazer sucesso para ter continuidade, pois todas as temporadas serão filmadas ao mesmo tempo garantindo o continuísmo, fidelidade e controle criativo por trás do projeto. No entanto, estas não são as únicas obras de Rick Riordan. Após o grande sucesso literário de Percy Jackson, seguiu-se Os Heróis do Olimpo e As Provações de Apolo. Mas não se limitou e explorou a mitologia nórdica com Magnus Chase e os Deuses de Asgard. Agora, é a mitologia egípcia que ganha os holofotes.

Como o anúncio ainda é recente, não se sabe muito mais do que os livros contam sobre a história e o que esperar da série. A bem da verdade, apesar do fracasso cinematográfico do filho de Poseidon, as séries literárias do autor seguiam bem avaliadas e reunindo uma legião de fás que já se interessavam ou passaram a se interessar por história e as mitologias.

Agora, Riordan ganha nova chance de sucesso no audiovisual e a considerar que somente nestas oportunidades terá o condão de guiar a narrativa, o projeto está em boas mãos e os riscos diminuem em relação as duas obras anteriores. Até mesmo porque há casos recentes em que o autor dos livros se aventurou no roteiro para o cinema e foi bem sucedido, como em As Vantagens de Ser Invisível, em que Stephen Chbosky além de assinar o texto, dirigiu o filme.

REFERÊNCIAS:
CANHISARES, M. As Crônicas dos Kane | Trilogia de Rick Riordan vai ganhar filmes na Netflix. OMELETE. 12 de set. 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/netflix/as-cronicas-dos-kane-rick-riordan-netflix-filmes> Acesso em: 18 de set. de 2020.
OLIVEIRA, L. As Crônicas dos Kane | Trilogia de Rick Riordan vai ganhar filmes na Netflix. PORTAL T5. 14 de set. 2020. Disponível em: <https://www.portalt5.com.br/noticias/diversao/2020/9/370329-as-cronicas-dos-kane-trilogia-de-rick-riordan-vai-ganhar-filmes-na-netflix> Acesso em: 18 de set. de 2020.
SPLASH. 'As Crônicas dos Kane', saga derivada de 'Percy Jackson', vai virar filme. UOL. 14 de set. 2020. Disponível em: <https://www.uol.com.br/splash/noticias/2020/09/14/as-cronicas-dos-kane-saga-derivada-de-percy-jackson-vai-virar-filme.htm> Acesso em: 18 de set. de 2020.
DIAS, L. Conheça As Crônicas dos Kane, série de livros que será adapada pela Netflix. FATOS DESCONHECIDOS. 17 de set. 2020. Disponível em: <https://fatosdesconhecidos.ig.com.br/conheca-as-cronicas-dos-kane-serie-de-livros-que-sera-adaptada-pela-netflix/> Acesso em: 18 de set. de 2020.
REDAÇÃO. As Crônicas dos Kane | Netflix adaptando trilogia de Rick RIordan em filmes. LOUCOS POR FILMES. 15 de set. 2020. Disponível em: <https://www.loucosporfilmes.net/2020/09/as-cronicas-de-kane-netflix-adaptacao.html> Acesso em: 18 de set. de 2020.
SIMONSEN, Á. 'As Crônicas dos Kane' será adaptada pela Netflix. PORTAL DO HOLANDA. 12/ de set. 2020. Disponível em: <https://www.portaldoholanda.com.br/1-minuto-nerd-por-atila-simonsen/cronicas-dos-kane-sera-adaptada-pela-netflix> Acesso em: 18 de set. de 2020.
Site Olimpianos. Percy Jackson e o Ladrão de Raios - Trailer legendado. YOUTUBE. 4 de ago. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KKmBd3PJ8CE> Acesso em: 19 de set. de 2020.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »